2 - Procure autores novos com temas atuais
Para estimular esse hábito mental, os professores devem fazer um trabalho investigativo nas livrarias e buscar autores com temas sobre o cotidiano dos alunos. Hoje em dia, já é possível adquirir livros sobre a influência da tecnologia no aprendizado, práticas ofensivas em sala de aula e outros temas relevantes.
Os alunos precisam se identificar com os personagens do livro, criar expectativas durante a leitura e saber tirar proveito da lição aprendida. Além disso, os professores podem aproveitar esses interesses e fomentar discussões nas aulas.
3 - Estimule atividades lúdicas a partir da leitura
Uma das ferramentas utilizadas pelos professores atualmente é a diversificação das atividades avaliativas. A partir da leitura de um texto, é possível elaborar desde atividades teatrais até a contação da história a partir de outro panorama ou inventando um novo final para a história.
No primeiro caso, os alunos desenvolverão habilidades de interpretação, desempenho teatral e pensamento crítico frente a leitura dos clássicos. Para a segunda atividade, é interessante observar as diversas perspectivas dos personagens e estimular a criatividade.
Ao colocar em prática estas ideias, podem ser criadas novas formas de avaliação e conciliá-las com a metodologia já existente. É importante discutir com os alunos os comportamentos vividos pelos personagens, as atitudes consideradas corretas e aquelas que precisam ser trabalhadas para mudanças de conceitos arraigados.
4 - Ouça os interesses dos seus alunos
A melhor forma de incentivar a leitura entre seus alunos é dialogar com os temas de interesse dos mesmos. Para isso, você pode abrir o diálogo com a turma de diferentes formas e receber deles indicações e pedidos de livros e autores que eles querem conferir.
Além disso, é importante estar atento aos interesses que estão na moda entre determinada faixa etária. Qual a música do momento? Qual o jogo preferido da criançada? Será que dá para unir esses interesses com a leitura?
5 - Estimule o diálogo a partir dos livros
Mais interessante do que aplicar um teste sobre a leitura realizada é abrir um espaço para debate. Após as leituras, que tal propor rodas de conversa entre os alunos? A partir desses momentos, podem surgir muitos insights sobre que livros despertariam neles o interesse em ler.
Outra forma eficaz de abrir esse diálogo é abrir um clube de leitura entre os alunos. Assim, eles podem sugerir novas obras e vocês escolherem juntos qual a próxima leitura.
Escolher livros para alunos exige conhecimento da faixa etária a ser atingida e mudança de alguns dogmas na educação. Os professores devem olhar os livros contemporâneos que relacionam-se aos novos comportamentos sem deixar de lado os contos clássicos e renomados da literatura. O equilíbrio entre essas duas vertentes precisa ser trabalhado com disciplina e encantamento para envolver os alunos no hábito da leitura.
E você, já sabe como escolher livros para seus alunos? Os critérios que adota tem surtido efeito? Confira também nosso e-book sobre Literatura Infantil!