2. Faça a avaliação no tempo correto
Outro detalhe importante sobre como dar feedback aos alunos, é que o professor precisa escolher o melhor momento para dar o feedback. Quanto mais cedo for, mais chances o estudante tem de se desenvolver da maneira adequada para corresponder às expectativas. Ao observar que o jovem está tendo dificuldades com um assunto específico, o professor precisa dar um retorno o mais rápido possível. Assim, o aluno poderá se empenhar para melhorar. Além disso, existe a necessidade de o professor intervir para viabilizar o bom desenvolvimento.
Leia mais: Dicas de como dar feedback para os pais de alunos.
3. Reserve momentos específicos para feedback
O feedback é um momento muito particular que trata do desenvolvimento em relação ao aprendizado dos alunos. Essa resposta do professor sobre o desempenho deve ser feita da maneira adequada, no lugar certo e, especialmente, em particular. Esses cuidados evitam dois problemas principais:
Em caso de um feedback ruim, o aluno não pode ser exposto diante da turma, pois isso pode causar algum tipo de bullying dentro da sala de aula.
O feedback positivo também só diz respeito ao professor e ao aluno, tendo em vista que, se feito na frente de todos, pode haver comparações impróprias ou desmotivação por parte de quem ainda não está indo bem.
4. Exerça a empatia pelos alunos
Outro ponto importante sobre como dar feedback aos alunos: cada aluno tem suas limitações e qualidades no que diz respeito às disciplinas escolares. Cabe ao professor se colocar no lugar dos alunos para entender o motivo pelo qual eles estão deixando de ter um desempenho aceitável, por exemplo. A empatia ajuda muito nesse processo, transmitindo confiança aos estudantes por meio de muita paciência e compreensão. Por vezes, o problema vai muito além da sala de aula e diagnosticar uma situação dessa natureza só será possível com muita disponibilidade por parte do educador.
5. Mantenha o acompanhamento
Nossa última dica de como dar feedback aos alunos é: o feedback não pode ser o final! Após identificar como o aluno está e em que ele pode melhorar ou até mesmo quando está tudo bem, o professor deve seguir com as orientações. O acompanhamento é fundamental para que a próxima avaliação seja melhor. É papel do professor se aproximar do aluno sempre que identificar que ele pode se desenvolver mais ou melhorar em alguns aspectos.
Assim, pode cobrar essa subida na produção e no aprendizado, mas sempre oferecendo ajuda para que um melhor desempenho seja possível. Seguindo essas dicas, você saberá como dar feedback aos alunos de maneira amigável, empática e também muito eficiente, podendo sempre esperar dedicação e aperfeiçoamento no aprendizado.
Gostou das nossas dicas? Baixe também nosso material gratuito Guia do Engajamento Escolar!