Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Desbravando o futuro da educação: reflexões e inovações na Bett Londres 2024

Desbravando o futuro da educação: reflexões e inovações na Bett Londres 2024

5 fev 2024
3 min
Post modificado em:
5/2/2024

Você conhece a Bett- o maior evento de educação e tecnologia do mundo? Em 2024, a Árvore marcou presença na edição de Londres, no Reino Unido! 

Continue lendo o post de hoje para saber tudo sobre:

  • o que foi a Bett Londres 2024 e como os insights do evento podem inspirar gestores e educadores de diversos contextos educacionais;
  • a premiação da Árvore;
  • e os principais temas discutidos por educadores do mundo inteiro na edição de 2024.

Bett Londres 2024: um epicentro de inovação educacional

O objetivo do evento foi reunir a comunidade educacional global para debater o papel da tecnologia na construção de uma educação inovadora e de excelência. Em 2024, mais de 30 mil visitantes de 130 países diferentes se uniram nessa missão de transformar a educação.

Todos esses gestores, especialistas, professores, estudantes e representantes das mais diversas soluções educacionais dialogaram sobre questões como liderança, inovação, diversidade e inclusão, sustentabilidade e bem-estar. 

É do Brasil: Árvore é uma das grandes premiadas do GESAwards

A Árvore foi uma grande vencedora do Global EdTech Startups Awards (GESAwards)! Trata-se de uma competição mundial que reconhece as mais promissoras startups de EdTech. 

Para chegar ao troféu, foi preciso passar por meses de seletivas até a disputa final, entre as 24 startups de educação selecionadas, de todos os continentes.

E nossa missão brasileira de cultivar o superpoder de leitura deu bons frutos. No dia 25 de janeiro, a Árvore venceu na categoria Escolha do Público, definida pelos presentes no evento.

Carolina Pavanelli, nossa Head da área pedagógica, segurando orgulhosa o troféu na Bett Londres 2024.

O futuro da Educação é agora: temas de destaque na Bett Londres 2024

A seguir você pode se inteirar, em primeira mão, das grandes tendências educacionais de destaque na Bett Londres 2024.

Leitura por prazer

Em uma das palestras, Chip Colquhoun, educador e contador de histórias, abordou a importância do incentivo à leitura nas escolas. Ele se baseou em pesquisas que demonstram que a “leitura por prazer” ajuda as crianças a irem bem em todas as disciplinas, incluindo ciências e matemática. 

Por isso, desde 2016 a leitura por prazer se tornou um objetivo curricular no Reino Unido. 

Diversas escolas em todo o Reino Unido têm encorajado crianças e adolescentes a criarem uma rotina de leitura interpretando os livros de modo imaginativo, como contadores de histórias.

Leia mais: Qual é a importância da leitura?

Personalização das avaliações

Para acompanhar o processo de renovação das aulas também é preciso repensar as formas de avaliação. 

Em um painel mediado por Amy Hollier, Diretora de Produção da King's College London, especialistas em aprendizagem digital apontaram a importância de adaptar os métodos de avaliação para atender às necessidades individuais dos alunos.

Durante a discussão, os educadores concluíram que a personalização das aulas deve vir acompanhada da personalização das avaliações. 

Nesse processo de redesenho das tradicionais provas e questionários, os especialistas apontaram a integração da tecnologia e da inteligência artificial como um caminho para aprimorar as avaliações formativas e somativas. 

Redesenho curricular

Em outra palestra, o premiado comunicador e escritor Jeffrey Boakye destacou a pedagogia baseada em projetos interdisciplinares como catalisadora de uma aprendizagem significativa.

O autor afirma que a concepção das propostas pedagógicas das escolas deve incorporar, ao mesmo tempo, abordagens amplas de uso das tecnologias e princípios de uma educação cidadã.

Para Boakye, o papel dos educadores não é o de meramente transmitir conhecimento. Ao contrário: a equipe pedagógica deve ter autonomia e formação adequada para integrar valores como o antirracismo em seus planos de aula. 

Inteligência Artificial 

Há poucos meses da popularização de aplicativos como o ChatGPT, havia grande expectativa em relação a discussões sobre o uso da inteligência artificial para fins educacionais. 

Um pavilhão dedicado a tecnologias de ensino-aprendizagem mostrou que, na prática, a IA pode ser uma aliada da comunidade escolar. 

Empresas como a Google For Education e a Meta For Education mostraram como esse recurso pode ser útil para a criação de experiências virtuais imersivas e interativas para alunos de várias faixas etárias.

Já pensou em visitar, por exemplo, um laboratório virtual interagindo em 360º com os elementos da tabela periódica e frascos virtuais, sem sair da sala de aula? Com óculos de realidade virtual e bons aplicativos isso já é possível! É a tecnologia a favor da segurança, praticidade e interatividade.

Para saber mais, ouça: ChatGPT nos estudos? A nova era educacional pós-inteligência artificial e muito mais

Letramento digital 

Outro conceito bastante abordado foi o de letramento digital, fundamental para a cidadania no século XXI. Isso porque estamos imersos em um mundo globalizado, ultra-conectado e com uma disseminação de informações sem precedentes.

Por essa razão, várias empresas têm desenvolvido gadgets e plataformas que encorajam os estudantes a utilizar ferramentas digitais de modo crítico. 

Muitos especialistas presentes na Bett Londres 2024 destacaram o papel dos professores na mediação das atividades. Salas de aula inovadoras são, afinal, espaços de troca e diálogo. 

É fundamental incentivar o compartilhamento responsável de discursos que circulam na rede.

Cultura maker 

A Cultura Maker também foi um tema recorrente na Bett Londres 2024, especialmente em estandes voltados a equipamentos e hardware. No âmbito educacional, ela aparece em abordagens “hands-on" (mão na massa). 

A ideia desse tipo de atividade é aguçar a criatividade em tarefas e desafios nos quais os estudantes aprendem algo colocando-o em prática. A cooperação e o trabalho em equipe são excelentes para atividades didáticas com esse fim.

Muitos dispositivos de robótica, computadores e Chromebooks apresentados no evento podem facilitar esse processo.

Gestão eficiente

O evento também contou com um pavilhão inteiro dedicado à gestão escolar inovadora e eficiente.

Destacaram-se ferramentas para o controle eficiente de frequência dos alunos, controle financeiro, comunicação com as famílias e registro de informações importantes da rotina escolar. 

Dentre essas soluções apresentadas na Bett Londres 2024, várias contam com a inteligência artificial para otimizar processos.

Curtiu essa cobertura da Bett Londres 2024? Então confira, também, o nosso episódio especial Radar Árvore: Especial Bett UK.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Neste post, trazemos quatro exemplos de práticas pedagógicas consideradas as melhores para sala de aula. Confira!

Continuar
Educação

Fique por dentro de 7 benefícios do mobile learning

Descubra o que é mobile learning e quais os benefícios para sua escola. Acesse agora o post!

Continuar