Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Aulas de Fenômenos: o que é e como aplicar

Aulas de Fenômenos: o que é e como aplicar

20 set 2016
3 min
Post modificado em:
27/6/2022

Um dos grandes desafios para o mundo da educação, ao refletir sobre as práticas de ensino e aprendizagem, está no que se refere à renovação das abordagens empregadas.

Recentemente, notícias sobre “Aulas de Fenômenos”, tidas como nova prática de ensino, fomentaram interessantes reflexões sobre sua utilização. Será que esse é um novo caminho a ser seguido? E como adotar este caminho? Como dar os primeiros passos em sala de aula?

A abordagem tem seu berço na Finlândia, país que valoriza a educação e que ocupa posição privilegiada em rankings como o PISA (“Programme for International Student Assessment”). A implementação desse método tem obtido respostas positivas e verdadeiramente satisfatórias entre pais e professores, que encontram os alunos motivados para aprender.

Mas quais as principais características das aulas de fenômenos?

  • Interdisciplinar: as “Aulas de Fenômenos” são consideradas a mais nova forma de se abordar o ensino de questões interdisciplinares. Os alunos entram em contato com os conceitos de forma transversal, fazendo com que o conhecimento sobre determinado fato não fique restrito à uma única disciplina. O plano é mudar o foco. Mais do que formar indivíduos que sejam capazes de passar em concursos e entrar em boas faculdades, essa nova forma de ensino pretende formar pessoas que ajudem de forma ativa no progresso social, fazendo com que o conhecimento não fique restrito à sala de aula.
  • Avaliação em mão dupla: Os alunos ganham papel ativo na avaliação. O professor passa a ser avaliado através do feedback dos alunos. A avaliação passa a ser uma via de mão dupla, pois tanto alunos quanto docentes são avaliados de forma horizontal, assim como acontece em sociedade. Para isso, deve-se dar aos alunos meios de auto avaliação, que ultrapassam a escolha dos conteúdos, para que além de se avaliarem e ponderarem sua posição perante a matéria, possam avaliar os professores e a forma como eles transmitem o conteúdo. Além disso, a avaliação do professor passa a não ser a palavra final no resultado do aluno. O que, obviamente, altera o seu posto de poder. O poder de avaliar é horizontal e inclusive entre pares.
  • Aprender para a vida: A escolha dos temas de forma ativa também chama bastante atenção, pois a pessoa passa a aprender sobre determinado tema para a sua vida, e não somente para a escola. Isso faz com que quando uma situação-problema for lançada, possa-se encontrar um novo meio de solucioná-la, e não somente repetir uma velha forma, ou um discurso lido em apostila. O resultado do processo é a criação do que alguns estudiosos chamam de “Escola global”, onde os conhecimentos não ficam limitados à uma área exclusiva e a avaliação e sugestão de conteúdos não ocorre em uma única direção. Quando dizem que a Escola é uma versão da sociedade em pequena escala, esse é um bom modelo disso.
Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

Quais os impactos no ambiente escolar?

O professor se coloca a serviço de uma equipe, de um plano em conjunto.

As “Aulas de Fenômenos” constituem uma abordagem de ensino muito promissora, é verdade, mas que ainda está em caráter experimental. As mudanças acarretadas são de certa forma profundas, pois interferem na forma de pensar do professor, do aluno, e da sociedade de maneira geral.

Para a adoção dessa nova prática de ensino, é necessária uma mudança no modo de trabalho do professor. Além do planejamento de sua disciplina, ele terá que pensar colaborativamente, em grupo, como os conceitos de sua matéria contribuem para o desenvolvimento dessa ou daquela competência. Assim, o professor se coloca a serviço de uma equipe, de um plano em conjunto (o que, claro, é mais desafiador).

Consequentemente, é necessário que sejam feitos investimentos na formação dos professores, com uma equipe de liderança segura e experiente que possa mostrar dificuldades e facilidades dessa nova prática.

Como fazer aulas de fenômenos?

Toda inovação traz consigo momentos de transição nos quais questionamentos, inseguranças e erros podem acontecer. Qualquer nova abordagem gera angústia. Porém, essa é parte necessária do processo evolutivo, do aprendizado.

O sistema educacional em si é também uma entidade em constante formação, viva, que deve aprender com o mundo ao seu redor e se reinventar para melhor servir a sociedade. Acreditamos que este seja um momento importante para que novas visões e abordagens sejam testadas e implementadas no ambiente escolar, e para que o ciclo de aprendizado continue.

Como dar os primeiros passos para inovar?

As aulas baseadas em “Fenômenos” tratam temas da vida real de forma interdisciplinar, e com ampla participação e autonomia dos alunos.

Para começar, é importante dar pequenos e constantes passos em direção ao novo. Nesse sentido, a Árvore é uma ótima alternativa aos professores que tenham interesse em testar aulas baseadas em “Fenômenos”, ou seja, que tratem temas da vida real de forma interdisciplinar, e com ampla participação e autonomia dos alunos.

Quer conhecer mais sobre como a Árvore pode ajudar? Acesse o site, preencha o formulário e marque uma demonstração gratuita!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Educação

Exemplos de práticas pedagógicas com jogos digitais

Confira neste post exemplos práticos de como utilizar jogos digitais em sala de aula!

Continuar
Educação

ENEM e Educação Midiática: entenda desafios

Neste post, a especialista em Educação Midiática Januária Cristina Alves fala sobre a relação deste tema com o Enem.

Continuar