Você já imaginou o que o seu aluno ou o seu filho vai ser quando crescer? Um médico, um fotógrafo, um historiador, um engenheiro, um cientista… Existem várias possibilidades, mas sem dúvida o sonho de todo pai, mãe e educador é ver as novas gerações trabalhando em projetos inspiradores e realizados com a carreira, independente da profissão.
Mas como fazer com que os jovens enxerguem isso também? Como fazer com que o estudante esteja preparado para o futuro? E mais, como fazer com que ele fique inspirado desde já? Descubra no post!
O que é o método Aprendizado Baseado em Projetos?
Um método educacional chamado Aprendizado Baseado em Projetos, também conhecido como PBL (sigla que vem do inglês “Project-Based Learning”), mostra como colocar um aluno frente a um problema real e pensar em formas de resolvê-lo.
Ele propõe que a sala de aula abra espaço para tarefas complexas em grupo, com a intenção de fazer o estudante aprender a enfrentar problemas reais. Assim, em vez de ver que a poluição está aumentando e as suas causas, o aluno é colocado frente a um problema real e tem que pensar em formas de resolvê-lo. É uma forma do aluno enxergar como o conteúdo que ele aprende na escola é usado no mundo real.
Como aplicar o método PBL?
Existem vários projetos possíveis, como um projeto de filme, ou um projeto voltado para engenharia, no qual os alunos ajudam a recuperar um parque. É uma forma de motivar os alunos e de criar oportunidades para que eles se sintam realizados com projetos deles.
Nesse modelo, os educadores cedem um tempo das aulas para desenvolver os projetos, e ao longo desse desenvolvimento, além de proporem os projetos, atuam como treinadores e facilitam a investigação e reflexão. Este método também é facilmente aplicável em situações em casa: definindo missões e projetos, os pais podem fomentar competências como curiosidade, pró-atividade e capacidade de fazer conexões entre diferentes conhecimentos.
E os resultados do método são animadores, pois o PBL torna os estudantes mais engajados, faz com que o aprendizado seja mais profundo, melhora a capacidade do jovem na resolução de problemas e desenvolve habilidades de colaboração.
Veja algumas dicas para fazer com que o PBL dê certo:
– Conecte com o mundo real: alinhe a atividade proposta a temas reais, que são do interesse do estudante;
– Proponha o trabalho em um grupo estruturado: é interessante organizar grupos de três ou quatro alunos com habilidades diferentes, assim, os integrantes desenvolvem a responsabilidade individual e coletiva. Outro ponto importante é saber recompensar a equipe;
– Faça uma avaliação multifacetada: dê várias oportunidades para o estudante receber o feedback pelo seu trabalho e apresentar os resultados da aprendizagem levando em conta critérios diversos, e não apenas um;
– Deixe os estudantes no comando: para que o comprometimento com a tarefa seja alto, os estudantes devem ter responsabilidades e autonomia para propor e buscar as mais diferentes soluções. O adulto deve atuar guiando-os no seu processo de aprendizado, sem dar respostas, incentivando-os a buscá-las;
– Incentive a participação da rede de aprendizado: proponha a reflexão do aluno acerca do método e formas de melhorá-lo em projetos futuros.
Gostou deste método? Aproveite e conheça também a metodologia Steam no nosso post!
Veja algumas dicas para fazer com que o PBL dê certo:
– Conecte com o mundo real: alinhe a atividade proposta a temas reais, que são do interesse do estudante;
– Proponha o trabalho em um grupo estruturado: é interessante organizar grupos de três ou quatro alunos com habilidades diferentes, assim, os integrantes desenvolvem a responsabilidade individual e coletiva. Outro ponto importante é saber recompensar a equipe;
– Faça uma avaliação multifacetada: dê várias oportunidades para o estudante receber o feedback pelo seu trabalho e apresentar os resultados da aprendizagem levando em conta critérios diversos, e não apenas um;
– Deixe os estudantes no comando: para que o comprometimento com a tarefa seja alto, os estudantes devem ter responsabilidades e autonomia para propor e buscar as mais diferentes soluções. O adulto deve atuar guiando-os no seu processo de aprendizado, sem dar respostas, incentivando-os a buscá-las;
– Incentive a participação da rede de aprendizado: proponha a reflexão do aluno acerca do método e formas de melhorá-lo em projetos futuros.
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