Obs...
leitura
3 min
Em nosso último post, falamos sobre estratégias que podem ajudar o leitor a melhorar seus resultados e satisfação com a leitura. Sim, a utilização de estratégias na leitura é de extrema importância e tem sido o foco de muitos educadores ao redor do mundo.
Entretanto, há um ingrediente fundamental a ser adicionado e que resolvemos tratar em separado neste post.
Além das estratégias de leitura, o sucesso no ato de ler depende da base prévia de conhecimentos que o leitor possui. Desta forma, o desenvolvimento de uma ampla base de conhecimentos é fundamental na formação de leitores de sucesso, ao lado do aprendizado de estratégias de leitura.
Bagagem cultural: ensino da leitura é cumulativo
Praticamente tudo que uma criança vê e escuta, dentro ou fora da escola, contribui para o desenvolvimento do seu vocabulário e proficiência na língua.
O ensino da matemática, como sabemos, é hierárquico: para aprendermos sobre um novo tema (a operação de multiplicação, por exemplo) precisamos necessariamente ter aprendido uma série de outros tópicos (a operação de adição, neste caso). O ensino da leitura, por outro lado, é cumulativo.
Praticamente tudo que uma criança vê e escuta, dentro ou fora da escola, contribui para o desenvolvimento do seu vocabulário e proficiência na língua: casas recheadas de livros, pais e mães que são leitores assíduos e uma ampla gama de atividades culturais fazem com que a criança exposta a este ambiente chegue à escola com uma vantagem muito grande quando comparada a outras crianças que não passaram pela mesma exposição.
Nesta linha, vários autores argumentam que a compreensão leitora depende em grande parte da bagagem prévia da criança, visto que são estes conhecimentos que permitirão que o leitor compreenda melhor os textos que lê. Não basta focarmos nossos esforços apenas no ensino de estratégias de leitura, argumentam. Temos que direcionar esforços para a criação de conhecimentos específicos. Além de conhecer as técnicas de leitura, é essencial ter domínio sobre os conteúdos da leitura.