1. Incentivo ao estudo em casa
Alguns aplicativos permitem que o professor envie materiais extras como vídeos e textos para leitura, para que o aluno reforce o estudo mesmo fora do ambiente escolar. Isso interfere de forma benéfica no desempenho dos estudantes.
2. Comunicação mais eficaz
A comunicação entre pais e alunos se torna muito mais fácil e eficaz. Pelo aplicativo, a escola tem a certeza de que as mensagens foram recebidas. Evita-se também o tradicional problema de perda da agenda com todas as informações e datas importantes para a vida escolar do aluno. Os pais podem ter acesso à frequência e às notas e, em caso de faltas, o aluno tem acesso ao conteúdo que foi dado nas aulas nos dias em que não pôde ir.
Leia também: Com recursos digitais, jovens aprendem a gostar de ler
3. Rapidez em casos de emergência
As informações podem ser enviadas e recebidas por ambas as partes — escola e pais — em tempo real. Isso permite, por exemplo, que em um caso de emergência, pais, mães e responsáveis recebam notícias e até fotos do ambiente escolar de forma rápida.
4. Otimização de tempo e gastos
Você já parou para pensar no tempo que se gasta para mandar um bilhete? É necessário digitar, imprimir, recortar, distribuir e colar o recado nas agendas. O uso do aplicativo otimiza o tempo gasto e ainda diminui as despesas com papel e uso de impressoras, revelando também uma preocupação com a questão ambiental.
5. Solicitação e envio de documentos
Pelo aplicativo, os pais podem requerer documentos e acompanhar o andamento de suas solicitações.
6. Cobrança das mensalidades
A geração de boletos e seu envio virtual aos pais é outra vantagem do uso de aplicativos. Eles ainda permitem que sejam enviados avisos de vencimento ou lembretes de que o boleto ainda não foi pago.
Como fazer a transição para o aplicativo?
Se a sua escola ainda não utiliza aplicativos de comunicação, você pode passar por uma transição utilizando as tradicionais agendas e o aplicativo, permitindo um período de adaptação. A instituição deve ainda oferecer treinamento para seus funcionários, a fim de que todos aprendam a usar o aplicativo da melhor forma possível. Para os pais e os alunos, deve-se marcar uma reunião para mostrar os benefícios da ferramenta e como usá-la.
Como exemplos dessa tecnologia podemos citar o App ClipEscola, o ClassApp e a agenda digital do WPensar. O importante é ter em mente que o uso de um aplicativo escolar só traz benefícios para a comunicação entre escola, pais e alunos, por isso, procure investir nele.
Agora que você já conhece as vantagens dos aplicativos, aproveite para ler outro artigo e descobrir como usar a tecnologia na preparação de suas aulas!