Obs...
gestao-escolar
2 min

form-QME-blogposts
Para gestores de instituições de ensino, o período de férias escolares tende a ser de muito trabalho. E a quantidade de demandas e as expectativas para o próximo ano podem fazer com que algumas necessidades sejam esquecidas ou deixadas para depois, sobrecarregando o início do período letivo.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas muito úteis sobre o que pode ser adiantado e o que não deve deixar de ser feito no período que antecede o retorno das aulas. Confira.
Faça uma autoavaliação
Fazer uma reflexão crítica sobre nossas ações e reações é imprescindível para uma prática consciente e afetiva, principalmente no universo da educação. Afinal, mesmo não atuando em sala de aula, o gestor escolar exerce um impacto direto sobre os alunos e, por isso, é preciso se autoavaliar constantemente.
Aproveite o período antes da volta às aulas para repensar ações e relações com demais profissionais, pais e alunos no ano letivo anterior. A comunicação interna, como a solicitação de feedbacks dos professores e demais atores da escola, pode ajudar muito!

Invista em formação continuada
Faz parte do universo da educação estar em constante movimento para expandir perspectivas e aprimorar habilidades e práticas.
É interessante separar um tempo durante o recesso escolar para se dedicar à formação continuada: palestras, seminários e cursos ajudam a aprimorar suas habilidades e melhorar sua performance no cotidiano da instituição de ensino.
Pense no espaço físico da escola
O período de férias pode ser utilizado para a realização de reformas necessárias à estética da escola, mas também é possível repensar a estrutura do ambiente, a fim de que ela se torne mais inclusiva.
E se a sua dúvida é “como organizar a escola?”, considere que as instituições de ensino devem ser ambientes acessíveis e acolhedores, estando de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146/2015. Por isso, utilize o período antes da volta às aulas para construir ou reformar rampas, estruturar o banheiro, melhorar a mobilidade nas salas e demais espaços de lazer.
Além disso, é preciso priorizar a segurança, revisando instalações, extintores e a qualidade de grades e outros materiais de ferro e vidro.
Planeje a divulgação da escola
O período de férias escolares é um ótimo momento para focar na campanha de matrículas e rematrículas. Para isso, vale a pena promover uma força-tarefa de divulgação, incluindo ações de marketing escolar, como a atualização das redes sociais.
Compartilhe depoimentos de alunos aprovados em grandes vestibulares, de ex e atuais alunos satisfeitos, e também de pais e professores, a fim de alavancar a visibilidade e a confiança da sua escola. Como resultado, poderá haver aumento do número de renovações de matrículas e de novos estudantes.
Dica extra:
Você pode contratar um profissional de mídia para cuidar das redes da escola. Assim, com apoio especializado, sua escola terá maior visibilidade, bem como seus eventos e suas atividades. Esse pode ser um ótimo investimento!