Obs...
gestao-escolar
2 min
Os avanços tecnológicos atualmente vêm sendo incorporados à nossa rotina de forma tão natural, que muitas vezes nem percebemos. Dentre essas constantes transformações, o uso de tecnologia na gestão da escola se torna cada vez mais comum.
Além de ser uma demanda da nova geração de pais e familiares para facilitar a comunicação e reduzir burocracias, para o trabalho do gestor é sinônimo de agilidade e eficiência nos fluxos de organização e planejamento.
No texto de hoje, trouxemos um convidado com ampla experiência no assunto para compartilhar suas visões sobre o uso de tecnologia na gestão da escola. Gestor, esperamos que essa troca seja esclarecedora e proveitosa para você.
Confira entrevista com gestor escolar
Alexandre Gutierrez é gestor escolar e trabalha no Colégio Magno/Mágico de Oz há 27 anos. Na escola, pode presenciar de perto o uso da tecnologia na escola, visionária no uso de aparatos tecnológicos na educação.
Confira o nosso bate-papo com o gestor escolar sobre o uso de tecnologia na gestão escolar.
Para além da sala de aula, em quais áreas da escola vocês adotaram a tecnologia? E quais foram as ferramentas escolhidas?
Aqui não existe uma área que não utilize tecnologia. Todos estão envolvidos no processo de transformação digital. Seja por meio dos cursos oferecidos pelo projeto “Escola que aprende”, por sermos uma Escola Referência Google ou por meio de outras diversas ferramentas. A tecnologia nos auxilia em rotinas pedagógicas e administrativas, garantindo ainda mais agilidade aos processos.
Por exemplo, hoje é possível abrir portas por meio de app no celular, bater o ponto de onde estiver, enviar comunicados para toda a escola também por meio de um aplicativo, gerir virtualmente visitas às nossas unidades, a escolha de assentos em determinado evento, por exemplo.
Quais questões nortearam a decisão de adotar tecnologia na gestão da escola?
A decisão foi e sempre será o equilíbrio entre a excelência do serviço que prestamos, já respaldado pelas famílias, e a satisfação dos nossos colaboradores. Muitos integrando nossos quadros há mais de 40 anos.
Então, nesse sentido, a tecnologia na gestão da escola permitiu que nossos processos fossem centralizados de forma fácil, rápida e colaborativa por meio de recursos como a nuvem. Ou seja, os setores administrativos e a área pedagógica passaram a caminhar cada vez mais juntos, com times engajados, colaborando mutuamente.
E para além do espaço físico da escola, muitos descobriram capacidades pessoais e aperfeiçoaram atividades técnicas. É isso que está em nosso DNA: uma escola tecnológica, mas - acima de tudo - humana.