Obs...

Scrollbar Customizer

Scrollbar Customizer

gestao-escolar

Uso de tecnologia na gestão escolar: confira relato

Uso de tecnologia na gestão escolar: confira relato

2 min

Uma mulher usando da tecnologia na gestão escolar

Os avanços tecnológicos atualmente vêm sendo incorporados à nossa rotina de forma tão natural, que muitas vezes nem percebemos. Dentre essas constantes transformações, o uso de tecnologia na gestão da escola se torna cada vez mais comum.

Além de ser uma demanda da nova geração de pais e familiares para facilitar a comunicação e reduzir burocracias, para o trabalho do gestor é sinônimo de agilidade e eficiência nos fluxos de organização e planejamento.

No texto de hoje, trouxemos um convidado com ampla experiência no assunto para compartilhar suas visões sobre o uso de tecnologia na gestão da escola. Gestor, esperamos que essa troca seja esclarecedora e proveitosa para você.

Confira entrevista com gestor escolar

Alexandre Gutierrez é gestor escolar e trabalha no Colégio Magno/Mágico de Oz há 27 anos. Na escola, pode presenciar de perto o uso da tecnologia na escola, visionária no uso de aparatos tecnológicos na educação.

Confira o nosso bate-papo com o gestor escolar sobre o uso de tecnologia na gestão escolar.

Para além da sala de aula, em quais áreas da escola vocês adotaram a tecnologia? E quais foram as ferramentas escolhidas?

Aqui não existe uma área que não utilize tecnologia. Todos estão envolvidos no processo de transformação digital. Seja por meio dos cursos oferecidos pelo projeto “Escola que aprende”, por sermos uma Escola Referência Google ou por meio de outras diversas ferramentas. A tecnologia nos auxilia em rotinas pedagógicas e administrativas, garantindo ainda mais agilidade aos processos.

Por exemplo, hoje é possível abrir portas por meio de app no celular, bater o ponto de onde estiver, enviar comunicados para toda a escola também por meio de um aplicativo, gerir virtualmente visitas às nossas unidades, a escolha de assentos em determinado evento, por exemplo.

Quais questões nortearam a decisão de adotar tecnologia na gestão da escola?

A decisão foi e sempre será o equilíbrio entre a excelência do serviço que prestamos, já respaldado pelas famílias, e a satisfação dos nossos colaboradores. Muitos integrando nossos quadros há mais de 40 anos.

Então, nesse sentido, a tecnologia na gestão da escola permitiu que nossos processos fossem centralizados de forma fácil, rápida e colaborativa por meio de recursos como a nuvem. Ou seja, os setores administrativos e a área pedagógica passaram a caminhar cada vez mais juntos, com times engajados, colaborando mutuamente.

E para além do espaço físico da escola, muitos descobriram capacidades pessoais e aperfeiçoaram atividades técnicas. É isso que está em nosso DNA: uma escola tecnológica, mas - acima de tudo - humana.

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

A escola apresentou alguma mudança significativa depois da inclusão dessas tecnologias?

Por estar em constante movimento, a escola acumula mudanças diárias. Com o uso de recursos tecnológicos, diria que essas transformações acontecem a cada minuto. Isso passa, por exemplo, por uma mudança no mindset de um colaborador que está conosco há 45 anos e me avisa: “Alê, compartilhei um ‘doc’ com você”.

Esses profissionais acompanham a escola a vida toda, merecem nossa admiração, e quando integrados a um universo novo e ainda desconhecido para muitos deles, eles renovam a disposição para o trabalho, descobrem outras competências. O que acaba estimulando os demais funcionários e coloca em xeque aquela história que a tecnologia desumaniza as relações.

Eu insisto: é essa transformação que apostamos e percebemos como mudança significativa. Mas claro que administrativamente ainda podemos apontar a redução de custos, uma maior agilidade nas rotinas, mudanças na qualidade dos processos e, pedagogicamente, temos um universo inteiro de possibilidades customizadas para atender a cada um dos nossos alunos.

Como as famílias têm acompanhado o uso de tecnologia na gestão da escola?

Um exemplo que pode responder a esta pergunta é, na verdade, o resultado de uma pesquisa de satisfação que fizemos sobre o ensino remoto, durante as restrições sociais impostas pela pandemia. Mais de 85% dos nossos pais aprovaram o trabalho desempenhado pela escola, tanto pedagógico, quanto na manutenção dos processos administrativos.

E isso só foi possível por já termos os recursos tecnológicos amplamente difundidos entre nossa comunidade escolar. Sem falar que não perdemos de vista os pais ou até mesmo colaboradores que ainda não tinham familiaridade com as ferramentas: não medimos os esforços para que todos se sentissem confiantes e estivessem na mesma página, durante um tempo tão desafiador para todos.

Saber ouvir, com ouvidos de escuta, e entender as demandas trazidas pelas famílias, pelos alunos, pelos nossos colaboradores e pela educação do século XXI, nos permite oferecer soluções e entregar resultados com excelência.

Como você enxerga o avanço da tecnologia na sua escola?

Investir em tecnologia sempre esteve no DNA do Magno. E olhe que estou falando de uma escola que completou 52 anos e que mesmo depois de cinco décadas, segue disposta a inovar, atenta às muitas transformações em que a sociedade está inserida.

Claro que todo excesso implica em desvantagens, e não falo aqui exclusivamente sobre o uso da tecnologia na gestão da escola, mas na medida certa, com clareza, buscando conhecimento, as parcerias necessárias e pensando sempre em facilitar a vida de quem nos espera na linha de chegada dessa jornada, há muito a conquistar e colher. Afinal, é o que sempre digo: sem pessoas não se faz tecnologia!



Gestor, hoje o nosso convidado Alexandre, do Colégio Magno, compartilhou sua experiência com o uso de tecnologia na gestão da escola, mostrando que esses recursos são capazes de vencer as barreiras das resistências e proporcionar um trabalho mais ágil e eficiente para todos os envolvidos na instituição.

Se você quiser saber mais sobre esse tema, pode acessar o nosso texto sobre a tecnologia educacional como aliada em sala de aula. Até a próxima!

A escola apresentou alguma mudança significativa depois da inclusão dessas tecnologias?

Por estar em constante movimento, a escola acumula mudanças diárias. Com o uso de recursos tecnológicos, diria que essas transformações acontecem a cada minuto. Isso passa, por exemplo, por uma mudança no mindset de um colaborador que está conosco há 45 anos e me avisa: “Alê, compartilhei um ‘doc’ com você”.

Esses profissionais acompanham a escola a vida toda, merecem nossa admiração, e quando integrados a um universo novo e ainda desconhecido para muitos deles, eles renovam a disposição para o trabalho, descobrem outras competências. O que acaba estimulando os demais funcionários e coloca em xeque aquela história que a tecnologia desumaniza as relações.

Eu insisto: é essa transformação que apostamos e percebemos como mudança significativa. Mas claro que administrativamente ainda podemos apontar a redução de custos, uma maior agilidade nas rotinas, mudanças na qualidade dos processos e, pedagogicamente, temos um universo inteiro de possibilidades customizadas para atender a cada um dos nossos alunos.

Como as famílias têm acompanhado o uso de tecnologia na gestão da escola?

Um exemplo que pode responder a esta pergunta é, na verdade, o resultado de uma pesquisa de satisfação que fizemos sobre o ensino remoto, durante as restrições sociais impostas pela pandemia. Mais de 85% dos nossos pais aprovaram o trabalho desempenhado pela escola, tanto pedagógico, quanto na manutenção dos processos administrativos.

E isso só foi possível por já termos os recursos tecnológicos amplamente difundidos entre nossa comunidade escolar. Sem falar que não perdemos de vista os pais ou até mesmo colaboradores que ainda não tinham familiaridade com as ferramentas: não medimos os esforços para que todos se sentissem confiantes e estivessem na mesma página, durante um tempo tão desafiador para todos.

Saber ouvir, com ouvidos de escuta, e entender as demandas trazidas pelas famílias, pelos alunos, pelos nossos colaboradores e pela educação do século XXI, nos permite oferecer soluções e entregar resultados com excelência.

Como você enxerga o avanço da tecnologia na sua escola?

Investir em tecnologia sempre esteve no DNA do Magno. E olhe que estou falando de uma escola que completou 52 anos e que mesmo depois de cinco décadas, segue disposta a inovar, atenta às muitas transformações em que a sociedade está inserida.

Claro que todo excesso implica em desvantagens, e não falo aqui exclusivamente sobre o uso da tecnologia na gestão da escola, mas na medida certa, com clareza, buscando conhecimento, as parcerias necessárias e pensando sempre em facilitar a vida de quem nos espera na linha de chegada dessa jornada, há muito a conquistar e colher. Afinal, é o que sempre digo: sem pessoas não se faz tecnologia!



Gestor, hoje o nosso convidado Alexandre, do Colégio Magno, compartilhou sua experiência com o uso de tecnologia na gestão da escola, mostrando que esses recursos são capazes de vencer as barreiras das resistências e proporcionar um trabalho mais ágil e eficiente para todos os envolvidos na instituição.

Se você quiser saber mais sobre esse tema, pode acessar o nosso texto sobre a tecnologia educacional como aliada em sala de aula. Até a próxima!

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.