Qual é a importância da liderança educativa?
Segundo Gonzalo Muñoz, em artigo para o Nexo Jornal, uma boa gestão impacta diretamente na aprendizagem dos estudantes. A literatura sobre o tema aponta que a liderança escolar é o segundo fator que mais influencia na aprendizagem. Ela vem logo depois da qualidade do ensino em sala de aula.
O Ministério da Educação argumenta, a partir de pesquisas deste campo, que gestores possuem um papel vital para o sucesso da escola.
A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), no ano de 2016, apresentou um sobre a relação entre os resultados dos estudantes e as características da liderança escolar.
O documento destaca a importância de aperfeiçoar os processos de formação, preparação, avaliação e seleção dos diretores escolares. Além disso, o relatório mostra a necessidade de lideranças e ambientes colaborativos para que a aprendizagem seja favorecida.
Gestor, a seguir apresentamos um levantamento sobre diferentes tipos de liderança escolar, a partir do estudo de Heloísa Lück, autora da série “Cadernos de Gestão”. Desse modo, você poderá seguir pensando e avaliando o modelo de liderança que melhor funciona para você, sua equipe e sua escola.
Quais tipos de liderança escolar existem?
Em seu livro "Liderança em gestão escolar", Heloísa Lück diz que todos os membros da equipe de gestão desempenham um papel de liderança e coliderança. Independente do tipo de liderança escolar, o trabalho com educação é de natureza formadora e, portanto,
"implica ação de liderança, que se constitui na capacidade de influenciar positivamente pessoas, para que, em conjunto, aprendam, construam conhecimento, desenvolvam competências, realizem projetos, promovam melhoria em alguma condição, e até mesmo divirtam-se juntas de modo construtivo, desenvolvendo as inteligências social e emocional.” (pg. 17)
No livro, Lück descreve diferentes tipos de liderança. De acordo com a autora, o significado de liderança evolui continuamente, e seus adjetivos aparecem em resposta à necessidade de atualização das instituições. Os tipos de liderança escolar levantados por Heloísa Lück se manifestam a partir das seguintes características:
1 - Liderança transformacional:
Orientada por valores, integridade, confiança;
Oferece uma visão transformadora dos processos sociais e da organização como um todo;
Propõe a mudança do modo de ser e de fazer das organizações, ou seja, as práticas, processos, organização do trabalho, interação interpessoal, etc.
2 - Liderança transacional:
Percebe a educação como um processo de relações interpessoais, portanto foca na interação das pessoas;
Qualidade das relações interpessoais promove a unidade da organização e melhores condições de realização dos objetivos comuns;
Mobilização para trocar experiências e ideias e aprender em conjunto; existe a articulação de linhas comuns de ação, os resultados são consequências.
3 - Liderança compartilhada:
Situa-se no contexto das organizações de gestão democrática. Nela, as tomadas de decisão são compartilhadas pelos participantes da comunidade escolar;
Em consonância com o processo educativo, todos são convidados a assumir a liderança diante das problemáticas sociais;
Nesse tipo de liderança escolar, é importante que professores estejam plenamente envolvidos no compartilhamento de liderança em todos os espaços e momentos educacionais.
4 - Coliderança:
A coliderança é exercida entre profissionais da equipe gestora. São eles que são formalmente responsáveis pela liderança geral da escola;
Assim como a liderança compartilhada, necessita ser exercida a partir da visão, valores e missão da escola, assim como seus objetivos formadores. Aqui, a liderança é vista como um processo e não como uma posição ou cargo;
Articula-se a partir de uma liderança central, num contínuo processo de diálogo e mediação. Não há expectativa de que uma mesma pessoa exerça a liderança em todos os momentos e espaços. Ou seja, de acordo com o contexto, outras pessoas podem exercer a liderança.
5 - Liderança educativa:
Na escola, essa liderança focaliza o que acontece em sala de aula;
Demanda a presença, observação, acompanhamento e feedback aos processos pedagógicos que ocorrem;
A liderança educativa é centrada na formação de organizações de aprendizagem;
Orientar a aprendizagem no trabalho (capacitação em serviço) é uma expressão desse tipo de liderança;
Acompanha de perto o processo de aprendizagem dos alunos, que se constitui no objetivo de todas as ações da escola.
6 - Liderança integradora:
A liderança integradora entende que o trabalho educacional se realiza meio a uma dinâmica de eventos relacionados;
Aqui, não são as pessoas ou ações que fazem a diferença, mas o conjunto em processos interatuantes;
Os gestores que agem de forma integradora são capazes de situar os detalhes em um conjunto mais abrangente.
Confira também nosso post sobre livros para a gestão escolar!
Ainda que alguns tipos de liderança escolar estejam aqui delimitados, as instituições apresentam características de diferentes tipos, mesmo que um deles seja predominante ou almejado.
Como diagnóstico, é importante mapear os resultados pretendidos na cultura organizacional. Desse modo, ficará mais fácil identificar quais tipos de liderança escolar são mais adequadas para cada instituição.
Gestor, esperamos que esse artigo tenha contribuído para as suas reflexões sobre os tipos de liderança escolar.
Para seguir pensando em melhorias para o cotidiano da sua escola, não deixe de conferir também o nosso vídeo “Como gestores escolares podem preparar suas equipes: o uso estratégico das plataformas digitais”. Até a próxima!