Obs...
gestao-escolar
3 min
Gestor, o segundo semestre chegou trazendo o desafio de manter a escola acolhedora e suas finanças sustentáveis.
Pensando nisso, iremos apresentar algumas dicas para que nenhuma ação importante se perca de vista. Detalhamos aqui oito pontos que vão te orientar a fechar o ano letivo da melhor forma possível e, claro, te apoiar na organização e planejamento para o próximo ano.
1 - Avalie o desempenho dos alunos e educadores
Para basear as tomadas de decisão nesse segundo semestre escolar, analise as dificuldades enfrentadas e os avanços das turmas no primeiro semestre.
Uma análise minuciosa do rendimento dos estudantes, logo nesse começo de ciclo, vai nortear suas estratégias e poderá mudar consideravelmente o desempenho das turmas até o final do ano letivo.
Por isso, organize um relatório de desempenho das turmas de sua escola, definindo critérios, formatos de avaliações e processos de documentação dos dados.
2 - Diálogo com professores
Uma ação que não pode faltar no segundo semestre escolar é o cultivo do diálogo e uma constante interação da gestão com os professores.
Essa prática exige uma escuta ativa e o fomento de um espaço seguro para os educadores compartilharem inseguranças e contribuírem com sua visão da sala de aula.
O funcionamento harmonioso e eficiente da sua instituição pode ser garantido a partir da criação de uma cultura de feedbacks.
A ideia é criar um ambiente em que as ações positivas promovidas pelo educador sejam celebradas, e os pontos de atenção em seu desempenho sejam comunicados e trabalhados de forma respeitosa. Combinado?
3 - Alimente as redes sociais da escola
Compartilhe nas redes sociais os valores, diferenciais e possibilidades que a escola oferece para os estudantes. E também as atividades e eventos desenvolvidos durante o primeiro semestre.
Mantenha as redes ativas, o atendimento atencioso e contínuo para responder às dúvidas e questões de seu público.
Programe uma rotina de comunicação para todas as ações e eventos a serem realizadas para alunos, pais e responsáveis.
A ideia é que as famílias possam se organizar para participar, então compartilhe o calendário o quanto antes!
4 - Viabilize um canal de comunicação direto
Invista em um canal para as famílias acompanharem o dia a dia dos estudantes, de modo que sejam informados sobre todo o funcionamento da escola.
Incentivar a participação dos familiares é importantíssimo para que se sintam parte da comunidade escolar e à vontade para apontar críticas e sugestões.
5 - Calendário para o segundo semestre escolar
O processo de reavaliação do segundo semestre escolar exige que novas atividades sejam incluídas ou até mesmo excluídas do calendário de eventos.
Não deixe de anunciar às famílias as novidades da escola, reforçando que novas atividades podem ser incorporadas ao cronograma.
Uma ação fundamental para gerar insights, engajar os responsáveis e mapear pontos de atenção, são as pesquisas de satisfação. O ideal é que a escola conduza uma pesquisa pelo menos uma vez ao ano.
Uma dica é possibilitar que sejam respondidas de forma anônima, o que tende a encorajá-los a tocar em pontos mais sensíveis.