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Formar leitores exige expertise e trabalho duro. Muitas vezes, os alunos têm pouquíssimo contato com literatura — ou mesmo livros em geral — dentro de casa e precisam aprender tudo naquelas poucas aulas durante a semana
.Além disso, ainda que seja possível ler coletivamente, há outras modalidades de leitura que se configuram como processos lentos e íntimos e que só podem ser executados no próprio espaço e tempo do leitor.
Quando falamos em formação de leitores na escola, você bem sabe que existem aí mais uma série de desafios. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre como o relatório de leitura pode facilitar o seu trabalho. Confira!
O que é o relatório de leitura?
Um relatório individual de aluno consiste na análise de um conjunto de dados colhidos da performance dos alunos. Tal avaliação é organizada de forma a ressaltar os pontos fortes e as habilidades que precisam ser mais exercitadas em cada estudante.
O relatório de leitura, em específico, servirá para que o educador avalie o estado e o desenvolvimento das capacidades de leitura dos seus alunos. Suas principais utilidades são:
apontar as dificuldades mais comuns da turma;
orientar os planejamentos das aulas seguintes;
registrar o progresso de cada aluno;
facilitar a atribuição das notas;
auxiliar o professor nas reuniões com pais e conselhos de classe.
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Como implementar um relatório de leitura?
O primeiro passo para a avaliação de um relatório de leitura é a definição dos critérios a serem analisados, que devem estar alinhados aos seus objetivos de ensino para o ano letivo. No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:
fluência de leitura em voz alta;
quantidade de páginas lidas por semana;
variedade das leituras escolhidas;
compreensão de texto.
O acompanhamento e a análise de cada um desses dados podem auxiliar o professor na busca por diversos objetivos na formação de leitores, como aumentar a frequência da leitura e melhorar as habilidades de interpretação de texto dos alunos. O educador deve procurar os critérios que mais se comuniquem com seus objetivos.
Leia agora: Conheça o relatório escolar de leitura da Árvore
Atividades para o relatório de leitura
Para cada um deles, você deve propor atividades nas quais seja possível observar o desempenho do aluno, como leitura de textos em sala e posterior discussão para avaliar o primeiro e o quarto critérios supracitados. Feitas as atividades, devem ser anotadas no relatório de leitura as análises, tais como:
o aluno compreendeu o objetivo do texto e foi capaz de conectá-lo com experiências suas;
o aluno compreendeu o objetivo do texto, mas não foi capaz de extrapolar suas conclusões para o mundo real;
o aluno não compreendeu o objetivo do texto apenas parcialmente;
o aluno não compreendeu o objetivo do texto.
Essas análises vão permitir entender se o aluno possui uma boa interpretação de texto e quais as melhores práticas de leitura para desenvolver ainda mais a leitura entre a turma.
Cabe ressaltar que as atividades propostas em sala de aula podem trabalhar a interpretação textual a partir do conhecimento prévio do aluno, o que pode ser feito durante as aulas com o auxílio de atividades lúdicas e que engajam os estudantes.
Leia também: 10 ideias para desenvolver divertidas atividades de leitura
Quais as vantagens do relatório de leitura?
Com o auxílio de um relatório de leitura, você terá todas as informações ao fim de cada período letivo para compor as notas dos alunos de uma forma completa como prova nenhuma faria.
Além disso, você terá boas indicações de quais habilidades precisam ser mais exercitadas por cada aluno e pela turma como um todo.
O relatório de leitura também é essencial para identificar os gostos dos alunos e fazer interferências em sala de aula que dialoguem com o repertório dos estudantes. A ideia principal é despertar o gosto pela leitura a partir do universo que o aluno faz parte.
Por fim, de maneira gelra, o relatório de leitura é mais uma ferramenta para a avaliação da aprendizagem de cada aluno, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Com ele, é possível avaliar o aluno como um todo, incluindo sua habilidade leitora.
Como gerar relatórios de leitura de forma eficiente?
Não há dúvidas de que o relatório de leitura é uma ferramenta muito útil, principalmente se você estiver empenhado em melhorar as habilidades de leitura dos seus alunos e em enriquecer seus repertórios.
Por outro lado, um acompanhado individual tão detalhado não é fácil de encaixar na rotina já apertada da maioria dos professores. Interrogações frequentes sobre o andamento das leituras de cada aluno tomariam muito tempo da aula, assim como a organização dessas informações seria mais uma tarefa entre as muitas que você já leva para casa.
Tecnologia para apoiar os relatórios de leitura
Uma forma de agilizar e otimizar o processo é contar com o suporte da tecnologia para a construção de relatórios de leitura eficientes e seguros.
Com plataformas digitais de leitura, é possível receber de forma automatizada os relatórios de leitura de cada estudante e turma. A partir dos dados, os professores podem interpretar o desenvolvimento de cada aluno e propor atividades em sala de aula sobre interpretação textual que ajudem de forma efetiva na aprendizagem do aluno.
Outra vantagem da utilização de tecnologias educacionais que entregam relatórios de leitura para os educadores é na formação de um histórico. Com os dados ano a ano, é possível acompanhar progresso e desenvolvimento dos estudantes, sem perder nenhuma informação importante no caminho.
Agora que você já sabe a importância do relatório de leitura, que tal saber como a Árvore potencializa a formação de leitores na escola oferecendo relatórios prontos e completos sobre cada aluno? Confira neste post!
Como implementar um relatório de leitura?
O primeiro passo para a avaliação de um relatório de leitura é a definição dos critérios a serem analisados, que devem estar alinhados aos seus objetivos de ensino para o ano letivo. No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:
fluência de leitura em voz alta;
quantidade de páginas lidas por semana;
variedade das leituras escolhidas;
compreensão de texto.
O acompanhamento e a análise de cada um desses dados podem auxiliar o professor na busca por diversos objetivos na formação de leitores, como aumentar a frequência da leitura e melhorar as habilidades de interpretação de texto dos alunos. O educador deve procurar os critérios que mais se comuniquem com seus objetivos.
Leia agora: Conheça o relatório escolar de leitura da Árvore
Atividades para o relatório de leitura
Para cada um deles, você deve propor atividades nas quais seja possível observar o desempenho do aluno, como leitura de textos em sala e posterior discussão para avaliar o primeiro e o quarto critérios supracitados. Feitas as atividades, devem ser anotadas no relatório de leitura as análises, tais como:
o aluno compreendeu o objetivo do texto e foi capaz de conectá-lo com experiências suas;
o aluno compreendeu o objetivo do texto, mas não foi capaz de extrapolar suas conclusões para o mundo real;
o aluno não compreendeu o objetivo do texto apenas parcialmente;
o aluno não compreendeu o objetivo do texto.
Essas análises vão permitir entender se o aluno possui uma boa interpretação de texto e quais as melhores práticas de leitura para desenvolver ainda mais a leitura entre a turma.
Cabe ressaltar que as atividades propostas em sala de aula podem trabalhar a interpretação textual a partir do conhecimento prévio do aluno, o que pode ser feito durante as aulas com o auxílio de atividades lúdicas e que engajam os estudantes.
Leia também: 10 ideias para desenvolver divertidas atividades de leitura
Quais as vantagens do relatório de leitura?
Com o auxílio de um relatório de leitura, você terá todas as informações ao fim de cada período letivo para compor as notas dos alunos de uma forma completa como prova nenhuma faria.
Além disso, você terá boas indicações de quais habilidades precisam ser mais exercitadas por cada aluno e pela turma como um todo.
O relatório de leitura também é essencial para identificar os gostos dos alunos e fazer interferências em sala de aula que dialoguem com o repertório dos estudantes. A ideia principal é despertar o gosto pela leitura a partir do universo que o aluno faz parte.
Por fim, de maneira gelra, o relatório de leitura é mais uma ferramenta para a avaliação da aprendizagem de cada aluno, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Com ele, é possível avaliar o aluno como um todo, incluindo sua habilidade leitora.
Como gerar relatórios de leitura de forma eficiente?
Não há dúvidas de que o relatório de leitura é uma ferramenta muito útil, principalmente se você estiver empenhado em melhorar as habilidades de leitura dos seus alunos e em enriquecer seus repertórios.
Por outro lado, um acompanhado individual tão detalhado não é fácil de encaixar na rotina já apertada da maioria dos professores. Interrogações frequentes sobre o andamento das leituras de cada aluno tomariam muito tempo da aula, assim como a organização dessas informações seria mais uma tarefa entre as muitas que você já leva para casa.
Tecnologia para apoiar os relatórios de leitura
Uma forma de agilizar e otimizar o processo é contar com o suporte da tecnologia para a construção de relatórios de leitura eficientes e seguros.
Com plataformas digitais de leitura, é possível receber de forma automatizada os relatórios de leitura de cada estudante e turma. A partir dos dados, os professores podem interpretar o desenvolvimento de cada aluno e propor atividades em sala de aula sobre interpretação textual que ajudem de forma efetiva na aprendizagem do aluno.
Outra vantagem da utilização de tecnologias educacionais que entregam relatórios de leitura para os educadores é na formação de um histórico. Com os dados ano a ano, é possível acompanhar progresso e desenvolvimento dos estudantes, sem perder nenhuma informação importante no caminho.
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