Obs...
leitura
2 min
Você já entrou numa livraria e a capa de um livro te chamou tanta atenção, que o fez comprá-lo? Ou então decidiu ler um livro digital, por exemplo, por conta da capa? Isso é algo muito comum e acontece porque somos atraídos pela imagem. Se ela nos toca de alguma forma, seja causando uma curiosidade, um sentimento positivo ou um apelo emocional qualquer, sentimos a necessidade de ter contato com tal material.
Qual a função da capa?
A primeira função designada às capas era a de proteger seu valioso conteúdo. As capas dos primeiros livros tinham essa única função, por isso eram duras e resistentes e não tinham nenhum apelo estético. Com o tempo, as formas de impressão foram evoluindo e as capas acabaram adquirindo uma outra função: a de identificar o livro. A preocupação em criar uma identidade para a obra foi crescendo e essa preocupação tinha como objetivo fazer com que a capa se tornasse única.
O livro, sobretudo no mundo contemporâneo, é tratado também como um produto. Ao longo do tempo, a tecnologia foi aumentando, as formas de se imprimir tornaram-se mais baratas e, consequentemente, o livro deixou de ser um produto de luxo e passou a ser um produto de varejo, algo a ser comercializado e, por isso, rentável.