Obs...
educacao
2 min
No dia 15 de novembro celebramos a Proclamação da República no Brasil, quando - no final do século XIX - um movimento político-militar destituiu o imperador D. Pedro II e deu início a novos capítulos da nossa história. Discutir essas e outras passagens da nossa história é papel fundamental da escola e de qualquer pessoa que queira construir um mínimo de senso crítico. E para te ajudar nessa jornada, listamos os 5 melhores livros de História do Brasil na nossa opinião.
Melhores livros para entender a história do Brasil
O Sítio no Descobrimento, de Luciana Sandroni
Em “O Sítio no Descobrimento”, Luciana Sandroni - admiradora e estudiosa da obra de Monteiro Lobato - leva a turma do Sítio do Picapau Amarelo para explorar a verdadeira história do “descobrimento” do Brasil. No período de férias escolares, Pedrinho chega ao Sítio bem esquisito. Troca as aventuras pela mata por dias inteiros na biblioteca da avó.
O que ele aprendeu na escola também o deixou cheio de dúvidas! Será que Pedro Alvares Cabral chegou por nossas terras de propósito? Para ajudá-lo, Emília consegue levá-lo ao passado, até as caravelas portuguesas. Ideal para leitores iniciantes, o livro empolga tanto pela qualidade literária quanto pelo potencial educativo.
Hans Staden: viagens e a aventuras no Brasil, de Luiz Antonio Aguiar
Narrado num estilo jovem e acessível, Luiz Antonio Aguiar realiza em “Hans Staden: viagens e aventuras no Brasil” uma adaptação dos diários de viagem do explorador Hans Staden sobre os primeiros anos da exploração portuguesa nas terras que hoje pertencem ao Brasil.
Pelo ponto de vista do explorador alemão, descrevendo seu cativeiro em 1552 entre os tupinambás no litoral de São Paulo, vemos um pouco da cultura dos indígenas brasileiros, o canibalismo, os rituais de guerra e de fé. E justamente por ser um livro sob a ótica de um estrangeiro que se torna tão interessante de se ler e sem dúvida é um dos melhores livros de história do Brasil.