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O que é marketing educacional? Será que ele é a mesma coisa que propaganda? Como pode favorecer a entrada de mais alunos?
Para conhecer a resposta dessas e de outras perguntas, continue a leitura deste artigo! Ele vai te ajudar a:
entender o que é e para que serve o marketing educacional;
saber porque fazê-lo;
conhecer estratégias para colocá-lo em prática.
O que é e para que serve o marketing educacional?
Ao contrário da concepção popular, o marketing educacional vai muito além da simples propaganda, e esses termos não podem ser considerados sinônimos.
Como o nome indica, o marketing educacional consiste na aplicação de estratégias de marketing em instituições de ensino (IE). Elas devem ter como objetivo destacar a instituição em um mercado cada vez mais competitivo.
Sendo assim, as ações de marketing escolar utilizam diversos recursos como pesquisas, planejamento e monitoramento para impulsionar a captação, a retenção e a fidelização de alunos.
As pesquisas podem auxiliar na definição do público alvo de seus gostos. Já o planejamento é essencial para definir as estratégias de curto, médio e longo prazo. Por outro lado, o monitoramento permite mensurar a efetividade de todas essas ações.
Por que fazer marketing educacional?
Assim como os diferenciais, as metodologias, os valores e a infraestrutura da escola, o marketing educacional promove aspectos da instituição de ensino capazes de causar percepções positivas nos alunos, seus pais e responsáveis, além de afetar positivamente o público potencial.
Isso, então, gera uma boa visão da instituição de ensino, favorecendo a chegada de novos estudantes e a manutenção dos atuais. Outro ponto positivo é a possibilidade da construção de bons relacionamentos com alunos, pais e colaboradores.
Pesquisas recentes da EduTrends mostram que a maior parte das instituições de ensino investem em algum tipo de marketing educacional. Além disso, das instituições que realizam o marketing educacional digital, 81,3% consideram que há um retorno de investimento (ROI) muito positivo.
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Quais os benefícios do marketing educacional?
São inúmeros benefícios do marketing educacional que podem levar sua instituição de ensino a um novo patamar de sucesso. O marketing educacional oferece uma estratégia poderosa para atrair e engajar alunos em potencial, aumentando a visibilidade da sua instituição e fortalecendo sua reputação.
Com uma abordagem personalizada, é possível direcionar suas campanhas para o público-alvo certo, construindo uma conexão emocional e transmitindo os valores únicos da sua escola ou universidade.
Além disso, o marketing educacional possibilita a criação de conteúdos relevantes e informativos, fornecendo recursos valiosos aos estudantes e pais interessados. Ao utilizar as técnicas adequadas de SEO, como palavras-chave estrategicamente selecionadas, otimização de conteúdo e presença online consistente, você aumentará sua presença nos mecanismos de busca, conquistando um maior tráfego qualificado e atraindo potenciais alunos para seu site.
O marketing educacional ajuda também a fortalecer a reputação da sua instituição. Ao destacar os diferenciais e os pontos fortes da sua escola ou universidade, você cria uma imagem positiva e atrativa para o público. Isso não apenas atrai novos alunos, mas também reforça a confiança dos pais e responsáveis, que desejam proporcionar a seus filhos uma educação de qualidade.
O marketing educacional também oferece a oportunidade de criar e compartilhar conteúdos relevantes e informativos. Por meio de blogs, artigos, vídeos e redes sociais, você pode fornecer informações valiosas sobre educação, orientações para escolha de carreira, dicas de estudo e muito mais. Essa abordagem educativa estabelece sua instituição como uma autoridade no setor, construindo relacionamentos duradouros com seu público e aumentando a fidelização dos alunos.
5 estratégias para o marketing da sua escola
Como visto anteriormente, no cenário atual, não aderir a essa estratégia significa ficar para trás e perder alunos. Por isso, elaboramos 5 estratégias de marketing educacional: entenda como manter e conquistar mais alunos.
1. Segmentação do público
O primeiro passo para utilizar o marketing digital na sua escola é definir seu público alvo. Para isso, deve-se considerar não apenas quem estuda, mas principalmente quem tem o poder de decisão, ou seja, os pais ou responsáveis.
Em seguida, é preciso criar a sua persona: um personagem semifictício que representa o cliente ideal. Ela traz consigo informações a respeito de idade, classe social, localização geográfica, hábitos de consumo, fase de ensino, interesses, objetivos pessoais e problemas. Isso norteará o planejamento das demais ações.