Obs...
leitura
3 minutos
A leitura não precisa parar durante as férias escolares! O tempo livre pode e deve ser aproveitado para brincadeiras e descanso. Assim, os livros também podem fazer parte desses momentos.
Confira abaixo sugestões de leituras e atividades para as férias! Dividimos as dicas por idades. Dessa forma, fica mais fácil encontrar a mais adequada para sua turma.
Leia também: Como estimular a leitura dos alunos nas férias?
Educação Infantil (2 a 6 anos)
Esta é uma fase onde a imaginação é a protagonista! Dessa forma, escolha livros que estimulem a criatividade das crianças. Incentive-as nas criações de suas próprias versões e continuações para as obras escolhidas.
Nuvem no céu, nuvem de papel
Autor: Fabiola Braga
Editora: Editora DSOP
Sinopse: Neste livro, vamos conhecer Kira, uma menina que adora observar as nuvens e inventar histórias sobre os personagens que nelas vivem. Assim, a obra conta com belíssimas e coloridas ilustrações, que também enriquecem a experiência.
Dica: Após a leitura, acompanhe o pequeno até uma janela e imaginem juntos quem são os personagens e histórias escondidos atrás das nuvens. Enquanto isso, faça perguntas pontuais. Assim, você estimula a criatividade, imaginação e autonomia da criança.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (6 a 11 anos)
Para que a criança desenvolva seu próprio repertório, é importante que ela tenha contato com práticas expressivas. Nesse sentido, sugerimos que os livros escolhidos também contenham figuras e textos que despertem o interesse dos pequenos leitores.
Quando tudo começou: mitos da criação universal
Autor: César Obeid
Editora: Panda Books
Sinopse: Em "Quando tudo começou" você encontrará pequenos contos que narram a história dos mitos da criação do universo a partir do olhar de diferentes culturas. Além disso, todos os contos receberam uma ilustração única, que busca retratar um pouco do estilo artístico daquele país ou região.
Dica: A princípio, que tal uma sessão de desenho após a leitura? Com papel e lápis em mãos, cada pessoa da família pode escolher um conto para representar. Outra opção é fazer uma releitura das ilustrações do livro.
Anos Finais do Ensino Fundamental (11 a 14 anos)
Para que empatia e senso crítico sejam desenvolvidos, é fundamental que crianças e jovens entrem contato com outras realidades. Dessa forma, nossa sugestão é de que os livros escolhidos possuam diversidade e riqueza de temas e cenários. Temos certeza que boas conversas sairão dessas leituras.
O Pescador de Histórias
Autor: Heloísa Pires Lima
Editora: Melhoramentos
Sinopse: Em "O Pescador de Histórias", você irá conhecer um pescador que navega pelas águas doces da África, recolhendo contos mitológicos sobre o continente. A obra aborda um importante aspecto da cultura africana que é a oralidade, bem como a importância de se pensar em ancestralidade.
Dica: Proponha uma conversa sobre as diferentes percepções de África que cada um possui. Quais são as manifestações culturais que Brasil e África compartilham? Além disso, encontramos alguma delas na obra?
Ensino Médio (15 a 17 anos)
Primeiramente, a juventude não é um período simples. Afinal, é uma fase repleta de dúvidas e anseios. É importante que o adolescente se sinta confortável e acolhido para ser e sentir da maneira que desejar.
Dessa maneira, para essa turma, nossa dica é que a escolha de livros considere a experiência contemporânea de ser jovem. Levando-os assim, à reflexão sobre suas vivências e experiências.
Jamais peço desculpas por me derramar: poemas de temporal e mansidão
Autor: Ryane Leitão
Editora: Planeta
Sinopse: Através da poesia, a autora retrata a diversidade de sentimentos e emoções que habitam em nós. Além disso, o poema é um gênero textual que se aproxima muito bem desse público.
Dica: Após o retorno das férias das escolares, faça uma roda de conversa sobre a obra. O bacana é que todos se sintam se confortáveis para compartilhar suas opiniões e impressões. Desse modo, busque criar um ambiente confortável e acolhedor.
Curtiu nossas dicas? Temos certeza que farão muito sucesso nas férias escolares! Afinal, a leitura deve ser prazerosa.
Leia também: Conheça 9 livros que todo jovem deveria ler