LeituraMelhores livros para ler: confira o que dizem Conceição Evaristo e Daniel Munduruku

22 de julho de 2021

Quais os melhores livros para ler? Eles podem ser muitos e estar em diversas formas. No congresso Conversas que Transformam, os autores Conceição Evaristo e Daniel Munduruku falaram um pouco sobre as escolhas literárias. Além disso, trouxeram o quanto estas escolhas afetam a formação de leitores. Quer conferir o que dizem os autores? Então segue...

Quais os melhores livros para ler? Eles podem ser muitos e estar em diversas formas. No congresso Conversas que Transformam, os autores Conceição Evaristo e Daniel Munduruku falaram um pouco sobre as escolhas literárias. Além disso, trouxeram o quanto estas escolhas afetam a formação de leitores.

Quer conferir o que dizem os autores? Então segue a leitura e vem conferir!

Os melhores livros para ler satisfazem a curiosidade!

Para Conceição Evaristo, os melhores livros para ler sempre foram os que satisfazem a sua curiosidade. Desde criança, a autora acreditava que os livros poderiam trazer muitas respostas.

“A leitura era o lugar onde eu encontraria a explicação para o mundo”, comenta Conceição Evaristo. Assim, aproveite a fase da curiosidade de crianças e adolescentes para despertar a leitura entre os mesmos.

Portanto, incentive sempre a si mesmo, seus alunos ou filhos a encontrar as respostas nos livros. As obras podem trazer muito acolhimento para nossas angústias e perguntas. Além disso, lembre-se: mais do que respostas, a leitura abre ainda mais perguntas e possibilidades!

Na natureza ou em qualquer lugar: os melhores livros para ler podem estar em diferentes formas

Daniel Munduruku, pertencente à etnia indígena Munduruku, ressalta que a leitura pode estar em diferentes formas. Assim, para o autor, as primeiras leituras eram do mundo ao redor e da natureza. “A natureza não dá saltos. Ela segue seu fluxo e seu caminho. Portanto, com a leitura da natureza, eu aprendi a não ter pressa. A aceitar o fluxo das coisas e viver o agora.”, explica Munduruku.

Dessa maneira, a leitura do mundo é importante para incentivarmos a leitura de forma geral. Assim, ler a natureza, ler a sociedade, ler a cultura e toda a realidade ao redor pode ser muito enriquecedor. E, para ler o mundo, é preciso estar presente no agora.

Leia também: Compreensão leitora: técnicas para melhorar as habilidades de leitura dos alunos

Diversidade e cultura para o incentivo à leitura

Os melhores livros para ler também precisam fazer sentido em cada cultura. Conceição Evaristo ressalta o quanto a formação de leitores pode estar em diferentes experiências de leitura. Assim, pode ser a leitura de um gibi, um jornal ou mesmo revista. Qualquer uma delas pode despertar o gosto pela leitura em alguém.

Afinal, essas leituras iniciais podem trazer o gosto por novos e diferentes formatos. As escolhas terão como base a experiência de cada um como leitor ou leitora. Portanto, Conceição Evaristo ressalta o quanto a diversidade e possibilidade de escolha ajuda na formação de leitores.

Os melhores livros para ler possibilitam o reencontro

Reencontrar a si mesmo e o nosso passado histórico. Para Daniel Munduruku, a leitura possibilita cada um de nós a nos reencontrar e encarar nosso passado histórico. Afinal, como parte de um povo originário do Brasil, Munduruku ressalta o quanto ainda não encontramos esse passado. A leitura pode ser o caminho necessário para esse reencontro.

“Como um estilingue, que precisa ser puxado para impulsionar para frente, a memória funciona do mesmo jeito”, ressalta o autor. Assim, para ele, é através da memória e da leitura do mundo e dos livros que somos impulsionados para frente.

Além disso, Conceição Evaristo também ressalta esse ponto. “A literatura é um caminho que possibilita, a partir da multiplicidade de autorias, esse reconhecimento e preenchimento de um vazio histórico. Um vazio que existe pela negação de nossas existências.”, conclui a autora.

 

Quer conferir toda a conversa? Assista à mesa no vídeo abaixo:

 

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: