LeituraLivros na porta de casa

26 de outubro de 2016

Uma vez por mês, o pequeno Bernardo Santos, de 8 anos, fica ansioso aguardando uma entrega na porta de casa. Trata-se de uma encomenda muito especial: um livro misterioso enviado especialmente para ele. Bernardo faz parte de um clube do livro, um esquema de assinatura, no qual os participantes recebem livros selecionados especialmente para eles,...

Uma vez por mês, o pequeno Bernardo Santos, de 8 anos, fica ansioso aguardando uma entrega na porta de casa. Trata-se de uma encomenda muito especial: um livro misterioso enviado especialmente para ele. Bernardo faz parte de um clube do livro, um esquema de assinatura, no qual os participantes recebem livros selecionados especialmente para eles, com base em sua idade. Entre as surpresas que o garoto já recebeu, a preferida é a história de Aldo, o garoto que falava sem parar, que faz parte da obra “Menino das Palavras”. O remetente é o clube booxs, um clube do livro especializado no público infantil, uma proposta que tem cativado cada vez mais famílias.

“Eu tinha dificuldade de saber o que escolher para eles lerem, o clube foi um norteador, uma opção segura de que meus filhos iam estar lendo coisas bacanas.”

Em cada edição, uma nova história é descoberta. A mãe de Bernardo, a gerente financeira Juliana Santos, foi quem assinou o serviço. “Lá tem especialistas que todo mês escolhem o livro de acordo com a idade da criança, eu achei interessante isso”, explica a mãe sobre a curadoria dos textos no clube booxs. Já os filhos da advogada Fernanda Vivolo, Eric Vivolo, de 7 anos, e Luna Vivolo, de 6 anos, são assinantes do clube Astronautas de Histórias. “Eu tinha dificuldade de saber o que escolher para eles lerem, o clube foi um norteador, uma opção segura de que meus filhos iam estar lendo coisas bacanas, com um grau de dificuldade adequado”, explica a advogada.

shutterstock_210169249

Explorar o universo da literatura infantil também é o objetivo do clube Astronauta das Histórias. O pacote vem acompanhado até de uma mensagem da curadora do clube, que escreve sobre o autor e a importância da obra e os pequenos são convidados para um encontro mensal. “Todos os astronautas se reúnem e discutem sobre o livro, falam sobre o que aconteceu, suas impressões e depois fazem uma atividade relacionada a esse livro”, explica a advogada.

Os clubes de assinaturas são ótimos para fomentar o hábito da leitura nas crianças e é interessante também que os pais participem desse momento. “Se você quer estimular seu filho a ler, leia também”, comenta Fernanda. Apesar da correria, Juliana também separa um tempinho para a leitura com Bernardo, faz isso ao menos três vezes por semana, ao final do dia. “A gente vai lendo, vai comentando e vendo se é bacana, se ele gostou ou não”. Enquanto isso, na casa da família Vivolo, todo mundo tem a sua vez de contar as histórias. “Se é um livro mais fácil, ainda com letra bastão com menos texto, com mais figuras para interpretar, quem fica no comando é a pequena”. Agora se é uma obra mais difícil a advogada acaba realizando a leitura. “Eu acabo lendo para eles não perderem o ritmo”.

A participação do clube foi muito importante para o aprendizado dos pequenos. No caso de Bernardo, ele melhorou suas habilidades de escrita e comunicação. “Acho que desenvolve outros lados da criança, eu achava ele um pouco mais tímido”, diz a gerente financeira. Para Eric e Luna, o clube despertou o prazer pela leitura. “Para eles, ir à biblioteca da escola e pegar um livro não é um sacrífico”, acentua Fernanda. Ela também percebeu um aumento do vocabulário dos filhos. Muitas vezes eles usavam as palavras que tinham visto nas histórias. “Eles tentam aplicar aquilo no dia a dia e é muito bacana”.

shutterstock_77025334

E você aí de casa, ficou inspirado? O que acha dessa dica para estimular a leitura de seus filhos?

Veja algumas opções de clubes de livros voltados para criança:

booxs: http://www.booxs.com.br/

Astronautas de Histórias: http://www.astronautasdehistorias.com.br/

Leiturinhahttp://leiturinha.com.br/

 

 

 

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: