LeituraDesafios para 2017: como incentivar a leitura infantil?

7 de março de 2017

Ler é uma importante ferramenta de aprendizado. Como professor, com certeza você possui ciência disso. Porém, parece que, nos últimos anos, as crianças vêm deixando o hábito da leitura de livros de lado. Seja por jogos, pelo celular ou outros meios, eles vêm buscado mais informações nas redes. Nesses momentos, muitos se perguntam: como incentivar a...

Ler é uma importante ferramenta de aprendizado. Como professor, com certeza você possui ciência disso. Porém, parece que, nos últimos anos, as crianças vêm deixando o hábito da leitura de livros de lado. Seja por jogos, pelo celular ou outros meios, eles vêm buscado mais informações nas redes. Nesses momentos, muitos se perguntam: como incentivar a leitura infantil?

Por isso, aqui vão algumas dicas para você, professor ou professora, que quer entusiasmar seus alunos à prática de ler. Continue conosco e saiba mais!

Mostre a leitura como diversão

Se até os adultos fogem de coisas chatas, imagine as crianças! Principalmente para os pequenos, devemos mostrar os lados divertidos das tarefas e rotinas, para que eles se interessem. Com a leitura não é diferente.

Vale apostar em livros ilustrados, que venham com personagens destacados, brincadeiras pós-leitura inspiradas na história e muito mais. Ações como essas despertarão a curiosidade deles, que podem passar a procurar histórias sozinhos, caminhando para tornarem-se leitores independentes.

Busque variedade para o acervo da escola

Para criar um interesse na leitura ainda maior, é necessário que você se empenhe em mostrar como o mundo literário é vasto: HQ’s, romances, dramas, sci-fi, entre outros. Existem livros de todos os tipos, para todas as idades. Traga leituras novas para os seus alunos, tentando seguir um pouco o gosto deles — mas também buscando fazê-los se interessar por coisas novas.

Visite bibliotecas com os alunos

Para que eles possam descobrir livros novos por si mesmos, é interessante levá-los a passeios por diferentes bibliotecas, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Atue como um guia e mostre opções de livros para que elas possam ler. Ver as principais escolhas dos pequenos pode te ajudar a ter uma noção do que gostam e fazer uma análise qualitativa desse interesse.

Respeite a faixa etária das crianças

Claro que não se pode dar um livro do Machado de Assis para uma criança de 5 anos ler — com exceções. Por isso, respeite a idade dos seus alunos e pense bem em quais livros usar em sala e quais indicar.

Respeite o tempo e estilo de cada aluno, mas também tente, aos poucos, tirá-los da zona de conforto, para que eles possam se interessar por novas leituras e expandir seus horizontes e opções. É importante ensinar coisas como a concentração na leitura, além de instigar o pensamento crítico: em qualquer idade é possível fazer isso.

Use a tecnologia ao seu favor

Contrário ao que muitos pensam, a tecnologia pode contribuir — e muito — para o hábito de leitura. Ao se saber melhor como utilizar a tecnologia em sala de aula, o maior medo que os professores sentem ao usar eletrônicos, some.

E que medo é esse? Distração. Saiba que, ao serem utilizadas da maneira correta, as tecnologias podem tornar a leitura até mais eficiente! Seja para se encontrar novos livros, para encontrar os que não se acham facilmente no formato impresso, ou para pesquisas e leitura de e-books. Não tenha medo de usá-la ao seu favor!

Gostou do nosso conteúdo sobre como incentivar a leitura infantil? Então compartilhe nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam ajudar a criar novos leitores!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: