Leitura5 vídeos de ‘booktubers’ brasileiros para pensar sobre literatura e cinema

9 de maio de 2017

Aqui na Árvore estamos no ritmo do 1° Festival de Curtas da Árvore. Que nós somos apaixonados por leitura, vocês já sabem, que sempre estivemos de olho na sétima arte, vocês sabem também. E, finalmente, conseguimos unir estas duas paixões em um festival dedicado a alunos de Fundamental 2 de escolas do Brasil inteiro. Ao...

Aqui na Árvore estamos no ritmo do 1° Festival de Curtas da Árvore. Que nós somos apaixonados por leitura, vocês já sabem, que sempre estivemos de olho na sétima arte, vocês sabem também. E, finalmente, conseguimos unir estas duas paixões em um festival dedicado a alunos de Fundamental 2 de escolas do Brasil inteiro.

Ao longo dos meses de maio e junho, centenas de alunos estarão unidos para ler na plataforma da Árvore, escolher um livro e adaptar o mesmo para a linguagem audiovisual. E, para ajudar esse time incrível de alunos cineastas, decidimos dar algumas dicas de canais literários do Youtube. Confira:

1. Nuvem Literária
Neste vídeo, a Ju Siqueira fala sobre a distopia clássica Admirável Mundo Novo, um dos livros que estarão disponíveis no acervo do Festival para ser adaptado. 

2. Bigode Literário 
Rafael Ribeiro fala sobre a trilogia Anômalos, da escritora Bárbara Morais. A trilogia também estará disponível no nosso acervo e temos o maior prazer em contar que a autora é também uma das juradas do projeto.

3. Cabine Literária 
O pessoal da Cabine Literária aborda vários temas ligados à literatura, além das típicas resenhas. Uma dica interessante, que podemos pegar deles, é que uma adaptação nem sempre precisa ser fiel ao livro, ela pode, até mesmo, ter foco em um tema ou em um evento específico da trama e, a partir disso, construir algo muito diferente e criativo. Neste vídeo, eles falam sobre o amor na literatura.

4. Livros & Bolinhos
Como exemplo de filme que foi adaptado para o cinema há pouco tempo,  a Juliana Oliveto, do canal Livros & Bolinhos, fez uma resenha super completa sobre o livro A Garota no Trem.

5. Perdido nos Livros
Neste vídeo, o Eduardo Cilto, do Perdido nos Livros, fala sobre 5 obras que já foram adaptadas para séries de TV. Ele cita, inclusive, a série Sherlock, inspirada nas obras de Sir Arthur Conan Doyle. No acervo do Festival, os alunos terão acesso ao livro “O Cão dos Baskerville”

Estamos super ansiosos para começar a ver os filmes que os alunos vão produzir! Temos certeza que vamos sair desta experiência ainda mais apaixonados por esta dupla incrível: Literatura e Cinema.

 

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: