Leitura5 motivos para presentear crianças com livros!

30 de novembro de 2017

É muito importante que, desde a infância, a criança tenha contatos com o universo do livro, uma vez que isso estimula o hábito da leitura. Dessa forma, ler passa a fazer parte da rotina de forma prazerosa. Com a leitura, a criança adquire mais conhecimento sobre o mundo e desenvolve a capacidade para interpretar textos, o que...

É muito importante que, desde a infância, a criança tenha contatos com o universo do livro, uma vez que isso estimula o hábito da leitura. Dessa forma, ler passa a fazer parte da rotina de forma prazerosa.

Com a leitura, a criança adquire mais conhecimento sobre o mundo e desenvolve a capacidade para interpretar textos, o que é uma competência fundamental para a obtenção de sucesso durante o cotidiano acadêmico.

Neste contexto, fica evidente que a leitura deve ser estimulada devido à sua suma importância para o desenvolvimento intelectual de uma criança, sendo, inclusive, um dos maiores presentes que ela pode ganhar.

Pensando nisso, decidimos apresentar as principais razões para presentear crianças com livros. Ficou interessado no assunto? Então, confira, os 5 motivos que nós elencamos!

1. Amplia o conhecimento sobre a sociedade

A leitura amplia a nossa visão de mundo e expande a compreensão do pequeno leitor sobre a sociedade. Assim, transforma a mente da criança em formação ao ampliar os seus horizontes. Isso ocorre, pois o livro possui a capacidade de levar os pequenos leitores a conhecer diferentes formas de cultura e civilizações, diminuindo a distância física entre os povos.

2. Estimula a criatividade e a memória

A leitura é uma atividade fundamental para o bom funcionamento do cérebro, visto que exige um trabalho com diversas habilidades, tais como o armazenamento de informações, a criatividade, a compreensão e o resgate de memórias passadas.

Dessa forma, a leitura na infância estimula não só o aspecto cultural de uma criança, mas, também, o seu desenvolvimento pleno, em uma perspectiva emocional e neurológica.

3. Auxilia na construção da linguagem

Não é novidade que quanto mais cedo a criança entra em contato com as palavras e os sons, mais repertório ela possui para se expressar oralmente.

No entanto, o que não é do conhecimento de todos é que ao ler a criança desenvolve sua escrita de forma mais estruturada e conquista mais habilidades ortográficas, possibilitando formações textuais mais adequadas ao padrão da norma culta da língua.

Assim, presentear as crianças com livros se tornou a melhor maneira de incentivar o hábito da leitura, de melhorar a gramática e auxiliar na construção de uma linha lógica de pensamento.

4. Auxilia o desenvolvimento pleno

Um estudo publicado em setembro de 2015 pela AAP — Academia Americana de Pediatria — comprovou que a leitura possui estreita relação com o desenvolvimento pleno das capacidades como pensar, falar e aprender na infância.

A pesquisa avaliou a atividade do cérebro de crianças com idades entre 3 e 5 anos ao serem expostas a uma história contada por um adulto. Foi constatado que as crianças que já tinham o hábito da leitura em casa tiveram maior ativação de áreas do cérebro relacionadas à criação de imagens mentais e à compreensão da narrativa quando comparadas com as outras crianças.

O estudo ainda concluiu que as crianças que possuem ambientes de leitura familiar mais estimulantes (acesso a livros, variedade de títulos lidos e frequência de leitura) desenvolvem mais fortemente os circuitos neurais que suportam a compreensão narrativa, um componente fundamental na alfabetização.

Assim, os livros digitais se tornaram um aliado dos pais que querem despertar nos pequenos o interesse pela leitura e tornar o ambiente familiar mais propício à ela. Isso porque, a utilização de um aparelho eletrônico para acessar um título promove interatividade, autonomia, e mais opções na hora de escolher um livro que agrade. Além disso, esse é um recurso que pode ser utilizado a qualquer momento.

5. Ajuda no entendimento das relações sociais

A fantasia e a sutileza dos contos de fadas auxiliam na assimilação dos problemas delicados durante a infância, entre eles: a morte; o divórcio de seus pais; e, as brigas com os seus irmãos.

Isso acontece, pois as crianças se identificam com os heróis e experimentam diversas sensações e emoções durante a leitura. Esses sentimentos são fundamentais para ajudá-los a reconhecer e superar os seus medos.

Nosso post te ajudou a compreender a importância de presentear crianças com livros? Nós não temos dúvidas que estimulá-las a ler por diversão só enriquecerá ainda mais as suas trajetórias.

Gostou do post? Então, curta a nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos como este!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: