Leitura5 autores brasileiros que podem encantar as crianças

8 de abril de 2016

A leitura é um hábito que pode ser ensinado desde a mais tenra infância e o Brasil é rico em obras fascinantes para os pequenos. Temos uma grande variedade de gêneros e escritores, o que torna a tarefa dos pais mais simples — e pode facilitar a criação de uma nova geração de leitores vorazes....

A leitura é um hábito que pode ser ensinado desde a mais tenra infância e o Brasil é rico em obras fascinantes para os pequenos. Temos uma grande variedade de gêneros e escritores, o que torna a tarefa dos pais mais simples — e pode facilitar a criação de uma nova geração de leitores vorazes.

Dentro desse grande universo de magia, cultura e diversão, algumas mentes criativas conseguiram ganhar um grande destaque. Quer descobrir quem são? Então, confira o post de hoje e conheça os autores brasileiros que vão encantar as crianças. Continue a leitura!

Monteiro Lobato

Considerado por muitos o maior dos autores infantis do nosso país, esse escritor nascido em Taubaté criou alguns dos personagens mais queridos e populares pelas crianças. Sua obra mais famosa, o Sítio do Pica Pau Amarelo, atravessou gerações — e fez de Pedrinho, Narizinho, Emília, Dona Benta e Tia Nastácia quase membros da família brasileira.

O clássico “Jeca Tatu” também merece menção honrosa. Mesmo tendo nascido em 1882, Lobato já se preocupava e escrevia sobre temas atuais — como a preservação do meio ambiente, o respeito à natureza e a sustentabilidade.

Sylvia Orthof

Sylvia Orthof é uma especialista na dramaturgia infantil: escreveu livros, dirigiu espetáculos e deu aulas de teatro para os pequenos. Também aprendeu a arte da mímica, especialmente durante um período que passou em Paris, produzindo depois diversos espetáculos com bonecos no Brasil. Entre suas histórias para crianças, destaca-se “Maria-vai-com-as-outras”, grande sucesso de público e crítica. A obra narra a história de uma ovelha que fazia tudo que as outras faziam, até resolver seguir seu próprio caminho. Faturou também o prêmio Jabuti por “A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda”.

Ziraldo

Escritor de vasta criatividade e desenhista de traços simples e marcantes, Ziraldo é autor de uma obra que é referência para crianças de várias gerações, especialmente os garotos — “O menino maluquinho”.

Síntese do moleque levado, mas de bom coração, ele já virou desenho, filme, gibi, tirinha de jornal e tudo mais que possamos imaginar. Além dessa obra essencial, destacamos “O menino do Rio Doce”, “O joelho Juvenal”, “Rolim” e muitos outros, que ajudam a fazer desse mineiro um dos escritores brasileiros de maior destaque no cenário nacional.

Marina Colasanti

Marina Colasanti é uma escritora ítalo-brasileira, que publicou diversos livros de contos, poesia e literatura infanto-juvenil. Sua obra “Uma ideia toda azul” recebeu o prêmio melhor livro para jovens, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. No ano de 2010, também recebeu o Prêmio Jabuti, por outro título: “Passageira em Trânsito”. Em sua vasta e diversificada criação merecem destaque também “Ana Z Aonde Vai Você?”, “A Nova Mulher” (que vendeu mais de 100.000 exemplares), “ Doze Reis e a Moça do Labirinto de Vento”, entre outros.

Ruth Rocha

A paulista Ruth Rocha é um nome conhecido da didática escolar brasileira. Ela, afinal, escreveu mais de 130 obras — entre contos infantis, livros de ficção, títulos didáticos e, até mesmo, um dicionário.

“Marcelo, Marmelo, Martelo” é um dos favoritos dos pequenos, mas “Azul e lindo – Planeta Terra, nossa casa” e “Declaração Universal dos Direitos Humanos” também precisam ser lembrados. Além de já ter levado premiações como o Jabuti, suas histórias já foram traduzidas para mais de 25 línguas diferentes.

Gostou de conhecer quem são os autores brasileiros que podem encantar as crianças? Quais são os seus preferidos? Tem outros nomes para sugerir? Para imprimir em seus filhos o maravilhoso hábito da leitura, entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: