Quais as maiores dificuldades e desafios desse período?
Quando tratamos das dificuldades diretamente relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, temos um paralelo que relaciona o desafio de alfabetizar letrando aliado aos diferentes ritmos de aprendizagem e repertórios dos educandos, ou seja, para alfabetizar considerando as práticas sociais de uso da língua é preciso também considerar os caminhos diversos de conhecimento da língua que os educandos já trazem consigo.
Nesse sentido, o processo de alfabetização é desafiador tanto para os discentes quanto para os docentes e exige estudo, preparo, planejamento e atualização constantes, colocando o professor no importante papel de mediador e curador de conteúdos e apontando para a necessidade do envolvimento das famílias e da escola como um todo nesse complexo processo.
Como as famílias podem participar desse processo?
As famílias têm papel fundamental principalmente, como já apontado, pela importância do contexto no desenvolvimento dos processos de alfabetização. Desde o incentivo à leitura até os primeiros escritos, tudo precisa ter significado para a criança, e a família pode ser esse espaço cheio de significação, pelo convívio contínuo que se estabelece.
Aqui se acumula uma grande quantidade de experiência que a escola pode se apoiar para construir práticas que façam sentido. Assim, é importante que a família abrace esse momento junto à escola, para acompanhar o percurso que é novo e ampliado constantemente, na medida em que a criança estabelece contatos e relações mais complexas com a leitura e a escrita.
Neste sentido, é importante que as famílias levem informações relevantes sobre o desenvolvimento das crianças, que quando colocadas numa relação com a escola e contextualizadas dentro de ações pedagógicas escolarizadas, potencializam a alfabetização que ocorre desde o nascimento.
A família ainda, numa relação de afeto, pode inscrever práticas de leitura e escrita de forma espontânea ou em diálogo com a escola, como a contação de histórias em casa, não com o objetivo de avaliar a criança, mas sim de aproximá-la de atos de leitura na perspectiva afetuosa, em que ela observando os textos, frases e palavras, se aproprie da língua escrita também fora da escola, mas de forma significativa.
Qual a importância do período de alfabetização para a vida escolar da criança?
Por meio da alfabetização estabelecemos uma relação no e com o mundo através da língua. Quando pensamos que estamos em um mundo mediado pelo sistema letrado, onde precisamos nos comunicar, ler, escrever e compreender contextos para aprender, entendemos a magnitude desse processo na vida.
Por conseguinte, o cenário de analfabetismo atual em diferentes etapas da educação básica exige medidas e políticas públicas comprometidas e contínuas para superação do problema, tendo em vista a relevância política que o ato de ler, em seu sentido amplo, imprime na vida dos sujeitos.
A alfabetização é uma das pautas mais urgentes na educação, por ela, os primeiros caminhos de autoria dos alunos são traçados. Quando bem contextualizada e trabalhada, ela transforma a vida na escola e fora dela, trazendo autonomia e participação crítica no mundo dos sujeitos, que colocados numa relação com a língua, estabelecem trocas significativas sendo capazes de construir seu próprio conhecimento.
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