Obs...
leitura
3 min
Conexão permanente, domínio nato dos dispositivos eletrônicos e utilização constante de redes sociais. Diante desses apelos tecnológicos, muitos acreditam que crianças e adolescentes têm abandonado os livros. Como consequência, eles estariam lendo cada vez menos, certo?
Apesar de parecer uma descrição exata das novas gerações, esse diagnóstico não é completamente verdadeiro. Isso porque, desde 2010, segundo reportagem do jornal Estadão, os jovens podem estar abandonando os livros, mas não o hábito de ler. O que tem ocorrido é que eles optam pela leitura digital.
Na verdade, especialistas afirmam que os adolescentes nunca leram tanto e se comunicam através da escrita como em nenhuma outra época. A diferença é que eles mudaram suas fontes. Em vez de livros, revistas e jornais impressos, como antes, hoje eles são adeptos dos meios virtuais de leitura.
Mas por que a leitura digital pode ser considerada um avanço para a educação? Quais são suas vantagens? Conheça, neste artigo, a resposta para essas perguntas!
O que é leitura digital?
A leitura digital é aquela realizada em dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets, smartphones e e-readers. Diferentemente da leitura em papel, a leitura digital possui características próprias que podem influenciar a experiência do leitor.
Por exemplo, a forma como o texto é apresentado na tela, a possibilidade de interação com o conteúdo (como a inclusão de links e vídeos), a facilidade de busca e a capacidade de personalização do layout são fatores que podem impactar a maneira como o leitor se relaciona com o texto.
Incentivar a leitura digital é uma prática cada vez mais comum na atualidade. Especialmente entre as gerações mais jovens e com a popularização dos dispositivos eletrônicos e conteúdo online, ela ganha cada vez mais força.
Além disso, ela possibilita o acesso a conteúdos que não estariam disponíveis em papel, como livros e artigos publicados somente no digital.
Quais as vantagens da leitura digital?
Muitos fatores fazem com que a leitura digital seja um avanço para a educação. Além de aproximar os leitores de diversos tipos de conteúdo, ela oferece ainda muitas outras vantagen. Confira alguns benefícios da leitura digital:
- A leitura digital é mais acessível
Embora tenha beneficiado muitas gerações e ainda seja extremamente importante, o livro de papel apresenta algumas limitações de acesso. Em primeiro lugar, para que crianças e adolescentes tenham contato com ele, é preciso que o livro de papel esteja disponível.
Quando consideramos a realidade educacional do país, notamos a ausência de diversos elementos estruturais básicos. Podemos, então, constatar que, infelizmente, a maioria dos alunos não têm acesso a bibliotecas organizadas e atualizadas. Com isso, muitas vezes se torna difícil disseminar o conhecimento sem o apoio de outras ferramentas, como as plataformas digitais.,
Ao contrário dos livros físicos, revistas e jornais impressos, o livro digital está cada vez mais acessível. Portanto, é possível fazer uma revolução ao colocar a informação na mão dos estudantes.
- É possível democratizar a informação
Os livros impressos geram um custo para sua fabricação e distribuição, e dependem de espaço físico para armazenamento. Por outro lado, os livros digitais dispensam a maioria desses custos e, por isso, são economicamente mais viáveis.
Além disso, a leitura de qualquer material impresso é limitada a uma ou pouquíssimas pessoas de cada vez. Já uma obra oferecida virtualmente pode ser acessada por um número praticamente infinito de pessoas ao mesmo tempo.
Assim, uma única biblioteca virtual é capaz de atender a milhares de escolas e seus estudantes. Tudo com um acervo amplo, atualizado e independente da disponibilidade de espaço físico para armazenamento.