Obs...
leitura
3 min
A leitura está em nosso cotidiano. Temos o hábito de folhear revistas na fila de espera do consultório ou ler encartes no transporte público. Contudo, realizar uma leitura realmente engajadora ainda é um desafio, tanto para adultos quanto para crianças e adolescentes. Por isso, esse texto vai explorar um pouco mais a diferença entre leitura passiva e leitura ativa. Além disso, vamos propor caminhos para desenvolver leitores ativos e curiosos.
A diferença entre leitura ativa e passiva
Apesar de lermos em muitos momentos do nosso cotidiano, nem sempre realizamos uma leitura atenta e crítica. Isso pode impactar no quanto absorvemos do texto. Desta forma, a depender do objetivo, realizamos tipos diferentes de leitura. Assim, quando fazemos uma leitura descompromissada, rápida e sem pretensão de nos aprofundarmos no tema, colocamos em prática um tipo de leitura passiva.
Por outro lado, quando nos engajamos no conteúdo lido de forma crítica, dialogando com o autor, questionando colocações e refletindo sobre os temas abordados, estamos realizando um tipo de leitura ativa. Assim, quando realizamos uma leitura ativa nos tornamos parte do texto, somos capazes de dialogar e até interpelar o autor e seus personagens.
Por isso, a leitura ativa é responsável por um maior engajamento, através dela conseguimos reter o conhecimento e conectá-lo com outras fontes e informações. É preciso ressaltar que nem sempre seremos leitores críticos e ativos.