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Qual é o papel dos jogos na educação infantil? Hoje falaremos sobre a importância da ludicidade na primeira infância, em um diálogo com a BNCC. Confira:
BNCC e a educação infantil
Uma educação infantil de qualidade é aquela que valoriza e celebra as diferentes formas de aprendizado e expressão de cada criança.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil fala sobre a necessidade de criar um ambiente acolhedor, com vínculos afetivos e estáveis, no qual a criança se sentirá segura para se expressar e desenvolver plenamente.
As professoras e os professores da educação infantil desempenham um papel fundamental: são eles que promovem interações positivas com o meio, que convidam os pequenos a investigarem e explorarem o mundo ao redor.
Na educação infantil, o currículo busca integrar o cotidiano e as vivências das crianças na escola, tendo como pontos essenciais a ludicidade, a interação e a brincadeira.
Qual é o papel da ludicidade na educação infantil?
Um ambiente lúdico e prazeroso de aprendizagem faz com que os estudantes desenvolvam a criatividade, a imaginação e a capacidade de inventar. É através da ludicidade, das brincadeiras e dos jogos na educação infantil que as crianças desenvolvem habilidades sociais, cognitivas, motoras e emocionais.
A escola deve oferecer espaços brincantes – e não necessariamente com brinquedos tradicionais. Na educação infantil, a interação é a palavra chave!
Quando os educadores criam coisas com as crianças – seja uma atividade teatral, um jogo de amarelinha, uma pintura em um lençol ou uma história coletiva –, proporcionam um processo de aprendizagem brincante, significativo e contextualizado.
É importante compreender que a criança sempre aprenderá algo durante uma brincadeira ou um jogo – e por muitas vezes não será o que foi inicialmente planejado.
Por isso, na educação infantil, é fundamental priorizar a experiência lúdica em vez do resultado de aprendizagem, pois o processo de desenvolvimento nessa fase é rico e diversificado. A primeira infância é o momento chave para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos.
Os benefícios das brincadeiras e dos jogos na educação infantil
Tanto as brincadeiras quanto os jogos na educação infantil proporcionam a socialização e interação entre as crianças, o desenvolvimento da linguagem corporal, a experimentação, o exercício da criatividade e da imaginação.
Mas o jogo e a brincadeira, ainda que compartilhem o traço da ludicidade, têm propósitos diferentes – ainda que igualmente importantes!
De acordo com Maria Cória-Sabini e Regina Lucena, no livro "Jogos e brincadeiras na educação infantil", na brincadeira não existem regras na organização das atividades e nem objetivos específicos. São situações em que há predominância do prazer e da alegria, e não há competição.
No brincar, as crianças estão livres para combinar ideias e comportamentos, e o foco está na atividade em si e não no resultado. Atividades como brincar de faz de conta, construir objetos de papelão ou desenhar e pintar são consideradas brincadeiras.
Ainda de acordo com as autoras, o jogo é o trabalho da criança. O uso de jogos na educação infantil proporcionará para os pequenos atividades e ações que serão internalizadas como pensamento:
"O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo certas regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana."
O jogo seria, então, um modo de brincar onde a criança expressa a sua forma de pensar, sentir, e organizar a realidade. Um quebra-cabeças ou um jogo de esconde-esconde são exemplos populares de jogos na educação infantil.