Obs...

Scrollbar Customizer

Scrollbar Customizer

arvore-na-escola

Inovação na escola com a plataforma Árvore. Confira!

Inovação na escola com a plataforma Árvore. Confira!

2 min

professora e alunas em biblioteca utilizando tablet

Desde 2019, a Rede Santa Maria Minas conta em algumas das suas unidades com a Árvore Livros, para garantir tecnologia e inovação na escola. A plataforma digital de leitura auxilia na formação de leitores da rede.

Para nos contar um pouco dessa história, convidamos a gestora escolar Elaine Oliveira, da unidade de Betim da rede que fica em Minas Gerais. Confira!

Alunos e professores garantindo inovação na escola

Um dos principais desafios em qualquer projeto implantado nas escolas é garantir o engajamento dos alunos. No Colégio Santa Maria Minas de Betim, Elaine conta que precisaram vencer uma resistência inicial dos alunos em relação ao formato digital.

“Com atividades diferenciadas e de engajamento, como as indicações literárias, os alunos começaram a gostar mais e descobrir novas potencialidades com a leitura digital”, conta Elaine. Tudo isso alinhado ao aprendizado dos alunos e o uso da tecnologia no ambiente escolar.

Da mesma forma, esse descobrimento das potencialidades da tecnologia educacional foram sendo descobertas pelos professores. Com alguns materiais disponíveis na Árvore, como as Trilhas de Leitura, planos de aula e sequências didáticas, os educadores da escola puderam aproveitar mais a plataforma e alinhar seu uso ao ensino presencial.  Afinal, a inovação pode trazer novos recursos que facilitar o dia a dia em sala de aula.

Por fim, Elaine ressalta o quanto a escola procura realizar projetos interdisciplinares com o apoio da Árvore. “A leitura digital ainda está muito vinculada ao ensino da Língua Portuguesa, mas com projetos multidisciplinares podemos mudar isso”, explica.

Como a escola utiliza a Árvore?

A unidade Betim da Rede Santa Maria Minas trabalha bastante a leitura para a construção do senso crítico do estudante. É ela quem apoia a construção da base argumentativa do aluno e dá suporte para todo o processo de pesquisa e investigação.

Por isso, um dos objetivos do colégio é dinamizar o uso da plataforma Árvore Livros em outras disciplinas que não somente Língua Portuguesa, Literatura ou Artes, garantindo a interdisciplinaridade. “A ideia é trazê-la para o universo de todas as áreas do conhecimento. Fazemos isso através do projeto “Construindo casas de palavras” e o projeto problematizador e investigativo com o referencial teórico da proposta. Com isso, os professores indicam obras que estão na Árvore Livros”, explica Elaine.

Clube de leitura com apoio da tecnologia

Além de servir de apoio para os projetos problematizadores da escola, a leitura também está presente em uma ação simples, mas muito efetiva: o clube de leitura.

No Santa Maria Minas, o grande diferencial é que o clube de leitura não está disponível apenas para alunos, mas também para professores, coordenadores e gestores escolares. Assim, toda a escola possui seu clube leitor e se incentiva junto a ler mais na Árvore Livros.

E uma das vantagens é sem ter a preocupação de haver títulos disponíveis para todos, já que qualquer um tem acesso à plataforma e ao acervo com mais de 30 mil obras.

“Dessa forma, a gente gera uma rotina de leitura e discussão, aliando os livros à reflexão sobre a temática desenvolvida. Assim, a gente tem gerado engajamento e novas formas de leitura pelo meio digital”, conclui Elaine.

História real: projeto com a Árvore vira apresentação em mostra científica

No sexto ano do Colégio Santa Maria Minas de Betim, os alunos prepararam durante a pandemia um projeto com o tema socioemocional. A proposta era problematizar uma questão, investigá-la e trazer um protótipo de solução.

“A professora de Português propôs o tema e a partir dele os alunos buscaram na plataforma Árvore Livros leituras que contemplassem a questão socioemocional, como livros que falassem sobre amizade, convivência, harmonia com a natureza, etc”, explica Elaine.

Nas palavras da gestora escolar, “a partir das leituras e do referencial teórico encontrado, eles criaram uma investigação através de um questionário digital e o resultado virou um trabalho apresentado na Feira Mineira de Investigação Científica, tendo sido elogiado a criticidade e problematização que os alunos trouxeram. Isso marcou bastante o uso da plataforma Árvore Livros na escola”.

Árvore no ensino presencial

Após o período de pandemia e o retorno integral ao ensino presencial, a escola continua utilizando a plataforma para os trabalhos que envolvem a investigação científica e problematização de temas.

Esse trabalho de engajamento dos alunos, através da incorporação da leitura na Árvore Livros para investigação e construção da criticidade dos alunos, é realizado em todas as séries, desde os anos iniciais do Fundamental até o segundo ano do Ensino Médio. “No último ano do Ensino Médio, focamos em referencial teórico e fundamentação para o Enem”, explica Elaine.

Tecnologia e inovação na escola para construção do senso crítico

“Eu, enquanto gestora do Colégio Santa Maria Minas, faço questão de difundir o uso da plataforma, não só como um recurso tecnológico de educação que atinge a todos, mas também como o desafio que precisamos assumir de manter a criticidade a partir do meio digital”. É assim que Elaine Oliveira explica a importância da tecnologia na escola.

De acordo com a gestora escolar, os alunos são nativos digitais e um dos grandes desafios é a competição por atenção gerada pelos meios digitais, principalmente o celular. Assim, além de trazer inovação na educação, a tecnologia é importante para uma educação midiática e criação de senso crítico nos alunos.

“É nosso papel difundir a leitura em profundidade para manter a criticidade. Por isso, é importante criar o hábito de ler para criar relação com a vida. Ler o campo de atuação dos meios digitais, que é extremamente importante já que os estudantes estão cada vez mais inseridos nos ambientes virtuais de interação”, afirma Elaine.

Para a gestora, o principal é incentivar a leitura para a construção da criticidade, fazendo com que os alunos estejam de fato preparados para lidar com o futuro.

Confira esse case de sucesso com Árvore também em vídeo:


Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.