Obs...
leitura
3 min
Em 30 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Da Turma da Mônica às tirinhas de jornal, as histórias em quadrinhos costumam agradar uma grande faixa etária e são ótimas para engajar os alunos na leitura.
Por conta disso, vamos trazer neste post algumas dicas de leitura divididas por ano escolar. Assim, você pode levar as ideias para sala de aula e conquistar muitos leitores!
Mas, antes de começarmos, vamos conhecer um pouco mais sobre essa data? Você sabe por que o dia 30 de janeiro foi escolhido? E qual a história dos quadrinhos no Brasil? Confira!
Como surgiu o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos?
O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos foi criado em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). Junto da criação da comemoração, há todo ano a realização do Prêmio Angelo Agostini, que reconhece os principais profissionais no Brasil desta área.
O dia 30 de janeiro foi escolhido pelo marco da publicação da primeira história em quadrinhos brasileira. Isso ocorreu em 1869, quando Angelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense a história “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”.
Desde então, diversos artistas brasileiros se consagraram nas histórias em quadrinhos. Podemos citar nomes como Mauricio de Sousa, criador da famosa Turma da Mônica, Ziraldo, Laerte e muitos outros.
Que tal levar um pouco do universo das histórias em quadrinhos para a sala de aula? Abaixo, você encontrará dicas de leitura para cada ano escolar do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
10 dicas de histórias em quadrinhos por ano escolar:
1 - Senhor Texugo e Dona Raposa - o encontro
Autor(a): Brigitte Luciani
Editora: Editora Melhoramentos
Ano recomendado: 1º ano
Essa delicada e bonita história narra a vida de uma família bem original. A Dona Raposa resolve se casar com o Senhor Texugo, mas os filhos dos dois precisam superar algumas diferenças para viverem na mesma toca.
Com ilustrações belíssimas e um texto que fala sobre as diferenças, nós indicamos essa leitura para o 1º ano do Ensino Fundamental. Após a leitura, vale realizar uma atividade que aborde as diferenças entre as pessoas, seja através do retrato, da pintura ou de uma roda de conversa.
2 - Maluquinho por Futebol
Autor(a): Ziraldo
Editora: Globo
Ano recomendado: 2º ano
Neste livro do grande Ziraldo, as crianças encontram 16 histórias em quadrinhos que mostram as habilidades do famoso Menino Maluquinho no futebol.
Que tal aproveitar algum evento esportivo, como a Copa do Mundo, para realizar a leitura desta obra para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental? Temos certeza de que eles irão adorar as aventuras.