Gestão EscolarOrientação profissional: o que é e como a tecnologia pode ajudar!

14 de julho de 2020

Um dos principais desafios que os jovens encontram antes de se formarem no Ensino Médio é a escolha de qual carreira seguir. Nessa fase da vida, é comum que os alunos tenham muitas dúvidas quanto ao seu futuro. No entanto, com a ajuda de uma orientação profissional isso pode mudar! Para que uma escolha de...

Um dos principais desafios que os jovens encontram antes de se formarem no Ensino Médio é a escolha de qual carreira seguir. Nessa fase da vida, é comum que os alunos tenham muitas dúvidas quanto ao seu futuro. No entanto, com a ajuda de uma orientação profissional isso pode mudar!

Para que uma escolha de curso seja assertiva é preciso que esteja muito claro quais são suas aptidões, habilidades e o autoconhecimento de forma geral, mas nem todas as pessoas têm facilidade com essas percepções.

Isso fica ainda mais evidente quando entendemos que, mesmo havendo um crescente número de matrículas no ensino superior, a taxa de evasão também cresce em um ritmo acelerado, sendo a grande causa disso a falta de uma orientação profissional antes de ingressar na faculdade.

Continue a leitura e descubra melhor esse processo, quais suas vantagens e como a tecnologia pode ajudar!

O que é orientação profissional?

A orientação profissional é um conjunto de técnicas aplicadas por psicólogos com o objetivo de ajudar uma pessoa a encontrar o seu caminho dentro de uma profissão, sempre levando em consideração suas habilidades, personalidade, aptidões, propósito, entre outros.

O processo de orientação profissional consiste em diversas conversas, dinâmicas e aplicação de testes, a fim de chegar a uma conclusão assertiva quanto ao perfil profissional de uma pessoa.

Essa prática é frequentemente confundida com o teste vocacional, contudo, este último é apenas uma etapa do processo. Vamos entender melhor o que é o teste vocacional?

Teste vocacional

Como dissemos anteriormente, o teste vocacional é uma etapa que faz parte da orientação profissional e muito importante para que o resultado seja confiável.

O teste vocacional apresenta-se, geralmente, em formato de questionário onde a pessoa deverá responder questões sobre suas habilidades, expectativas de vida, personalidade, afinidades etc.

Com todas as respostas fornecidas, o objetivo do teste vocacional será encontrar uma profissão compatível com o seu perfil. Portanto, o principal objetivo do teste vocacional é direcionar as decisões da carreira. Com isso, a intenção é que o aluno não se arrependa por uma escolha de curso equivocada.

Vantagens da orientação profissional

Nem todas as pessoas têm definido desde cedo qual curso irão fazer após finalizar o ensino médio. A questão é que grande parte dos jovens possuem dificuldade nesse momento e é nesse sentido que nasce a orientação vocacional.

O processo de escolha sobre qual curso fazer gera ansiedade e, muitas vezes, incerteza se a decisão escolhida é realmente a certa. Por esse motivo, a ajuda de uma orientação vocacional é muito benéfica, principalmente por conta da imparcialidade do profissional que fará a avaliação.

Dessa forma, evita-se a influência de amigos ou familiares no processo de decisão. O olhar será de um especialista que ajudará a escolher o melhor caminho de acordo com fatores encontrados durante todo o processo de avaliação profissional.

Nesse sentido, o avaliado identificará habilidades e aptidões antes não percebidas e que poderão fazer toda a diferença na hora da escolha do curso.

Orientação profissional e a tecnologia

De acordo com dados do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 85% dos jovens entre 17 e 24 anos possuem acesso à internet, sendo também a maior parte da população que enfrentam dificuldades na escolha da carreira.

Diante desse crescente acesso à internet e inovações surgindo na forma de aprender é que a orientação profissional ganha ainda mais espaço. Uma vez que com a praticidade de se conectar com as pessoas, os jovens vêm buscando diversificar sua forma de se capacitarem através da internet.

São muitas as plataformas digitais que oferecem orientação profissional, mas são os testes vocacionais online e gratuitos que ganham mais destaque na internet e que estão cada vez mais completos e assertivos.

Além disso, com o uso da tecnologia o processo de orientação vocacional pode atingir ainda mais pessoas e torná-las cada vez mais satisfeitas com suas carreiras no futuro.

Se este post te ajudou a pensar melhor na sua carreira e na importância da tecnologia neste processo, veja ainda mais conteúdos sobre diversos cursos e profissões!

 

eBook Ensino Híbrido

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.