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Ser desafiado é algo natural em todas as idades, inclusive para o público infantojuvenil. Tendo em vista que os jogos propõem desafios que instigam e geram dificuldade, interatividade e engajamento, eles despertam o interesse dos indivíduos nessa faixa etária. Esses são os atributos dos quais a gamificação na educação inicialmente lança mão para atrair a atenção dos estudantes para as atividades escolares.
Com isso, a gamificação possibilita que os alunos desenvolvam formas mais criativas e inovadoras de solucionar os problemas apresentados a eles. Portanto, esse recurso didático pode ser usado de forma estratégica nas escolas e, aliado ao projeto pedagógico, permite o alcance de resultados de excelência.
A adoção de uma plataforma de gamificação na escola não significa, no entanto, somente inserir jogos ou brincadeiras em sala de aula. A ideia principal é utilizar alguns recursos, como storytelling, dinâmicas grupais e ciclos rápidos de feedback, para fomentar o conhecimento e o envolvimento dos alunos na construção colaborativa do conhecimento. Continue lendo este artigo para saber:
o que é a gamificação na educação;
como o uso de jogos chegou ao cenário educacional;
quais são os recursos mais utilizados na gamificação das práticas escolares;
como usar uma plataforma de gamificação a favor da educação.
O que é a gamificação na educação?
A gamificação é um recurso didático que traz conceitos do âmbito dos jogos digitais para o processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de encorajar a realização de desafios ou tarefas. Entre os componentes aplicados, estão a cooperação, a competição, a entrega de prêmios e a superação de etapas.
O uso dos games no ambiente escolar permite transformar o processo de aprendizagem dos mais diversos conteúdos em experiências com mais chances de serem lembradas. Assim, a estratégia didática que utiliza jogos promove engajamento no processo de aprendizagem.
Bom exemplo disso é o projeto “Livro e Game”, em que clássicos da Literatura brasileira, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, viraram jogos nos quais é possível interagir e transformar a história, além de ler o texto original para aprender mais sobre o autor e a época.
Dessa maneira, deixa-se de lado a visão do aluno que aprende de modo passivo e do professor como único detentor do conhecimento em sala de aula. Com a gamificação na educação, muda-se a visão e o aluno passa a ter uma postura ativa no processo de ensino-aprendizagem, enquanto o professor é o facilitador.
Leia também: Games na educação: confira por que utilizar e exemplos para sala de aula!
Como o uso de jogos chegou ao cenário educacional?
Por suas próprias características, o uso dos games se mostrou uma nova possibilidade muito natural para o ambiente escolar. Além de atrair a atenção do aluno mediante a utilização de atributos próprios dos jogos, a gamificação na educação também se adequa ao momento de evolução digital, o que facilitou sua introdução nas instituições de ensino.
Em um ambiente tão concorrido pelas vias tecnológicas digitais, com dispositivos cada vez menores e mais conectados, ofertas bem-sucedidas para atrair a simpatia dos estudantes são bem-vindas na sala de aula.