Obs...
gestao-escolar
3 min
A função da gestão escolar pode variar a depender das particularidades de cada escola. Pensando nisso, escrevemos esse texto para esclarecer suas dúvidas sobre esse papel e o que a BNCC espera dessa atribuição. Vamos lá!
Qual o papel do gestor escolar?
Para começo de conversa, vale notar que gestão e direção escolar são sinônimos! São dois termos para o mesmo papel de administração, dentro dos vários tipos de gestão escolar que compõem o universo da educação.
O gestor escolar, baseado em uma escuta ativa dos professores, familiares e alunos, tem o papel de compreender e analisar os melhores caminhos de investimento e gerenciamento da escola. Ou seja, uma atuação de caráter mais administrativo, de modo a proporcionar condições materiais para que o Projeto Político Pedagógico seja bem executado.
Por outro lado, a gestão escolar alinhada à coordenação pedagógica, executará o compromisso de fomentar o desenvolvimento do seu corpo docente. Viabilizando um espaço aberto para apoiar os professores no enfrentamento dos desafios e na prática de uma gestão democrática, que acolha toda a comunidade escolar.
É o gestor, ainda, quem criará e acompanhará planos de ação de acordo com as necessidades dos estudantes, visando o desempenho dos índices educacionais de aprendizagem elaborados a cada novo ano.
Esse agente cumpre o papel de buscar e implementar melhores condições materiais e pedagógicas de atendimento aos estudantes. Assim como a harmonia e constante diálogo entre os professores e as famílias, o que é fundamental para a sinergia escolar.
O que a BNCC fala sobre gestão escolar?
Para a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, o papel da gestão escolar vai muito além de habilidades financeiras e administrativas, é importante que ela esteja também comprometida com a garantia da eficiência da educação integral dos estudantes.
Principalmente porque, alguns estudos já apontam a relação direta entre a qualidade da aprendizagem e qualidade da gestão. E embora pouco se fale sobre essa relação, a responsabilidade de liderar e acompanhar os processos pedagógicos, tende a impactar significativamente o modo como os estudantes são apresentados aos conteúdos pedagógicos.
Tornando-se, assim, imprescindível a existência de uma gestão democrática, competente e empática para que haja melhorias contínuas no desenvolvimento escolar dos estudantes.
O documento, ainda, em um dos primeiros parágrafos, assinala a importância da complementação entre as suas diretrizes e o currículo. À gestão escolar é atribuído então o papel de conhecer as particularidades da escola a fim de fazer escolhas assertivas para implementar as orientações da Base.
Como garantir as aprendizagens definidas para cada etapa e os direitos de aprendizagem dos alunos, em conjunto com a coordenação pedagógica. O que, de acordo com a BNCC, só é possível mediante as decisões tomadas para garantir o currículo. Exigindo um trabalho atento, contínuo e dedicado da gestão escolar e seus professores.