Obs...

Scrollbar Customizer

Scrollbar Customizer

arvore-na-escola

Veja como usar Árvore para ensinar ciências

Veja como usar Árvore para ensinar ciências

2 min

professora e alunos no laboratório de ciências

O principal objetivo desse conteúdo é que os alunos identifiquem a célula como unidade básica dosseres vivos. Primeiramente, foi entregue uma lupa para que os alunos observassem suas mãos, depois, foi solicitado que eles expusessem suas opiniões sobre o que estavam vendo. Na aula de informática, trabalhamos com a Árvore Atualidades, o texto era “Atlas das Células”, da edição 80.

Fizemos a leitura em grupo, fazendo conexões com os conceitos prévios discutidos nas aulas de Ciências. Os descritores em cada edição nos orientam e trazem uma análise do que queremos dos alunos ao final de cada edição.

O texto, embora sugerido para o 7º ano, foi utilizado para o 5º ano, respeitando o interesse da turma. Todo o trabalho na Árvore Atualidades foi direcionado utilizando o plano de aula sugerido, o que facilita consideravelmente o trabalho do professor. No primeiro momento os alunos tiveramuma aula com os conceitos do material didático (apostila do Expoente) podendo estabelecer o conceito básico de célula.

Pesquisa em dupla

Em seguida, com o objetivo de antecipar um conceito fundamental para a compreensão da matéria, os alunos, em duplas, pesquisaram o que é uma célula e produziram um breve texto expositivo com oresultado da pesquisa. Alguns links utilizados para pesquisa dos alunos (sugestões no plano de aula Árvore Atualidades)

Após a conclusão das atividades na Árvore, os alunos fizeram o contorno da mão em uma folha e preencheram os espaços com massinha e, com a ajuda de um palito de churrasco, fizeram frisos para representar a imagem observada (células).

Trabalhando com massinha

Em outro momento utilizando massinha, um pote plástico, gel de cabelo e filme plástico, montaram uma célula e concluíram que: a bola de massinha representa o núcleo, o filme plástico representa o citoplasma e o pote a membrana celular. E concluímos o trabalho observando uma célula animal e vegetal no microscópio.

Árvore Atualidades e interdisciplinaridade

Temos utilizado os textos da Árvore Atualidades em algumas avaliações também. O trabalho fica mais enriquecido com uso da plataforma, pois os alunos podem estabelecer relações com os conteúdos trabalhados e testar os conhecimentos através de jogos e produções.

É notória a evolução dos alunos que utilizam a plataforma da Árvore Atualidades desde o quarto ano. A leitura deixa de ser algo imposto e desprazerosa. Podemos fazer conexões com várias matérias econteúdos e principalmente com assuntos atuais, formando assim, pessoas mais críticas com coerência de pensamentos e opiniões.

*Texto escrito pela Professora Mércia Almeida de Oliveira, do Colégio Expoente – Água Verde.

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.