Obs...
arvore-na-escola
2 min
O principal objetivo desse conteúdo é que os alunos identifiquem a célula como unidade básica dosseres vivos. Primeiramente, foi entregue uma lupa para que os alunos observassem suas mãos, depois, foi solicitado que eles expusessem suas opiniões sobre o que estavam vendo. Na aula de informática, trabalhamos com a Árvore Atualidades, o texto era “Atlas das Células”, da edição 80.
Fizemos a leitura em grupo, fazendo conexões com os conceitos prévios discutidos nas aulas de Ciências. Os descritores em cada edição nos orientam e trazem uma análise do que queremos dos alunos ao final de cada edição.
O texto, embora sugerido para o 7º ano, foi utilizado para o 5º ano, respeitando o interesse da turma. Todo o trabalho na Árvore Atualidades foi direcionado utilizando o plano de aula sugerido, o que facilita consideravelmente o trabalho do professor. No primeiro momento os alunos tiveramuma aula com os conceitos do material didático (apostila do Expoente) podendo estabelecer o conceito básico de célula.
Pesquisa em dupla
Em seguida, com o objetivo de antecipar um conceito fundamental para a compreensão da matéria, os alunos, em duplas, pesquisaram o que é uma célula e produziram um breve texto expositivo com oresultado da pesquisa. Alguns links utilizados para pesquisa dos alunos (sugestões no plano de aula Árvore Atualidades)
Após a conclusão das atividades na Árvore, os alunos fizeram o contorno da mão em uma folha e preencheram os espaços com massinha e, com a ajuda de um palito de churrasco, fizeram frisos para representar a imagem observada (células).
Trabalhando com massinha
Em outro momento utilizando massinha, um pote plástico, gel de cabelo e filme plástico, montaram uma célula e concluíram que: a bola de massinha representa o núcleo, o filme plástico representa o citoplasma e o pote a membrana celular. E concluímos o trabalho observando uma célula animal e vegetal no microscópio.
Árvore Atualidades e interdisciplinaridade
Temos utilizado os textos da Árvore Atualidades em algumas avaliações também. O trabalho fica mais enriquecido com uso da plataforma, pois os alunos podem estabelecer relações com os conteúdos trabalhados e testar os conhecimentos através de jogos e produções.
É notória a evolução dos alunos que utilizam a plataforma da Árvore Atualidades desde o quarto ano. A leitura deixa de ser algo imposto e desprazerosa. Podemos fazer conexões com várias matérias econteúdos e principalmente com assuntos atuais, formando assim, pessoas mais críticas com coerência de pensamentos e opiniões.
*Texto escrito pela Professora Mércia Almeida de Oliveira, do Colégio Expoente – Água Verde.