Obs...
gestao-escolar
4 min
Como se preparar para o encerramento do ano letivo? Compartilhamos dicas que vão fazer toda diferença no planejamento da sua escola. Confira:
Por que é importante planejar o encerramento do ano letivo?
A rotina da escola é muito movimentada, com uma variedade de atividades acontecendo ao mesmo tempo no calendário escolar. Durante todo o ano, ela fica repleta de movimento, com estudantes e educadores circulando pelas suas salas e corredores.
Mas isso tudo acaba com a chegada do final do ano, certo? Ainda não! O movimento da escola não para por aí! Engana-se quem pensa que o encerramento do período letivo equivale ao fim das atividades. Há ainda muito a realizar!
Para se antecipar e não deixar coisas importantes passarem no fechamento do ano escolar, é preciso organização e planejamento prévio.
Como sabemos, educar é um processo e os finais alimentam novos começos. O encerramento do ano letivo é simbólico: é um momento de finalização, de balanço, mas também de semear novos inícios.
Além disso, com o planejamento, há mais garantia de que todos os agentes da comunidade escolar sejam contemplados. Logo, estudantes, professores e famílias se sentirão muito mais valorizados ao fim do ano.
O papel da gestão no encerramento do ano letivo
Os gestores têm um papel muito importante no encerramento do ano escolar. Enquanto estudantes e professores finalizam atividades e trabalho escolar em sala de aula, é da gestão a responsabilidade de organizar relatórios, culminâncias, documentação e outros.
Com o planejamento antecipado da gestão, os recursos para cada atividade são levantados e alocados. Isso dá tempo de priorizar o que é mais significativo e até de reavaliar alternativas quando necessário. Vale a pena não deixar para a última hora!
Uma dica é considerar as atividades de encerramento já no planejamento do início do ano letivo. Assim como calendarizar todas as ações importantes, deixando alguns espaços para flexibilizações e alterações de rotas.
Dentre as responsabilidades da gestão na preparação do final ano letivo, está também a de delegar atividades para sua equipe. Por exemplo: a última reunião de pais, último plantão pedagógico do ano, confraternização com as famílias e mais!
Organizar um final de ano especial na escola, que contemple aspectos pedagógicos, valorize famílias e funcionários é fundamental para uma boa gestão escolar.
Dicas para gestão no encerramento do ano letivo
Vimos que o encerramento do ano letivo contempla uma diversidade de atividades e detalhes que a equipe gestora precisará olhar de perto.
Para planificar bem o final de ano, o que é preciso mapear? Compartilhamos nove dicas para apoiar a gestão no momento da organização. Veja a seguir:
1 - Organize as avaliações finais da escola e o conselho de classe
As últimas avaliações de recuperação e as provas finais acontecem sempre no final do ano letivo. Essas datas devem ser consideradas em calendário desde o início do ano.
Além disso, é nesse período que o último conselho de classe também acontece. É o conselho responsável pelo balanço dos resultados do ano e discussão de casos específicos de estudantes.
A depender da situação, avalia-se se estudantes que ainda não alcançaram média de aprovação devem reprovar ou não. É uma avaliação delicada e o momento pede muita atenção.
Por isso, cabe à gestão e sua equipe a organização dos detalhes de cada um desses momentos da escola. É preciso reservar dias do calendário e assegurar a estrutura necessária para que tudo funcione bem.
2 - Converse com a equipe sobre o ano que termina
Depois de um ano intenso de atividades, nada melhor do que conversar com a equipe de educadores e funcionários para avaliar o que funcionou bem e o que pode melhorar.
É hora de avaliar infraestrutura, utilização dos espaços, dinâmicas de reuniões, quantidade de encontros e outros aspectos importantes do cotidiano escolar. Eles funcionaram bem ao longo do ano? O que deve continuar e o que modificar?
A depender do tamanho da escola, a conversa pode acontecer de formas bem diferentes. Podem ser reuniões por áreas e coordenações, grupos de trabalho ou ainda com toda a equipe reunida.
Aqui o mais importante é fortalecer o espaço de escuta. Além de levar em conta as observações e avaliações de professores e funcionários na melhoria dos processos de gestão escolar.