EducaçãoTECNOLOGIA DIGITAL E INCLUSÃO EM SALA DE AULA

6 de agosto de 2018

Com as constantes mudanças no cenário educacional, as novas tecnologias estão proporcionando formas diferenciadas de adquirir o conhecimento significativo. A plataforma Guten News – com foco nas competências leitoras do aluno – traz um ambiente atrativo para aprender brincando, de forma lúdica, ou seja, gamificada. Nesse sentido, as matérias da esfera jornalística com diversos temas...

Com as constantes mudanças no cenário educacional, as novas tecnologias estão proporcionando formas diferenciadas de adquirir o conhecimento significativo. A plataforma Guten News – com foco nas competências leitoras do aluno – traz um ambiente atrativo para aprender brincando, de forma lúdica, ou seja, gamificada. Nesse sentido, as matérias da esfera jornalística com diversos temas atualizados atraem cada vez mais o estudante para esse ambiente fascinante. Isso tudo é aliado ao projeto pedagógico da escola, proporcionando um avanço no desempenho do aluno na competência leitora, além de integrar a tecnologia oferecendo novas formas de aprendizado e desenvolvimento na prática escolar e avaliando os resultados de maneira positiva.

No que tange ao trabalho com o Guten News, o planejamento faz-se necessário de forma que seja possível combinar (off-line e online) os conteúdos existentes nos materiais impressos, tais como: o Livro Didático, Interpretação de Textos, projeto SACC (Semana de Arte, Cultura e Ciência), Giroletras (Projeto de Leitura e Escrita), Biblioteca e os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de ensino e aprendizagem da garotada. A partir do trabalho com essa ferramenta, a ideia é estimular a autonomia intelectual dos alunos por meio de atividades planejadas para promover o uso de diversas habilidades de pensamento como interpretar, analisar, sintetizar, classificar, relacionar e comparar.

O Guten News também é uma ferramenta de inclusão, haja vista, as situações de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) que desenvolvem plenamente as habilidades leitoras propostas pelas editorias da Guten.  Já os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) desenvolvem as atividades de forma significativa no seu tempo. Em especial, o momento da leitura do texto, torna-se mais complexo, porque os portadores dessa diferença têm em mente um mundo de imagens, as palavras escritas são mais difíceis para eles. Mesmo assim, todos são atraídos pela beleza do design das atividades contidas no ambiente virtual.

 

Temas trabalhados em 2018 por alunos do 6º ano

O trabalho com a Guten teve início com a editoria ”Emoção na Tela”, em seguida, foi trabalhada a editoria ”Luta contra o bullying” em virtude do trabalho com o livro e filme ”Extraordinário” no projeto anual Giroletras. Esse projeto culminou em cartazes espalhados pela escola sobre o tema #bullyingnaonosmotiva com frases incentivadoras para minimizar as práticas de bullying.

Outros trabalhos foram desenvolvidos com base em textos que exploram o assunto ”Mudanças climáticas”, tema de trabalho interdisciplinar envolvendo também Geografia, Ciências Naturais e Artes, para ser apresentado no evento SACC (Semana de Arte, Cultura e Ciência) da escola, que foi realizado em 19/05/18. Na ocasião as crianças apresentaram as matérias estudadas e quadros artísticos expostos com as imagens de mudanças climáticas.

Já matérias sobre Malala Yousafzai e Anne Frank deram apoio para o estudo do gênero relato pessoal e o contexto de guerra (estudo no livro didático iniciado com a leitura de ”A mala de Hana”, de Karen Lenine, também o livro ”Eu sou Malala”, de Malala Yousafzai e Toda Dia é dia de Malala, de Rosemary McCarney , além do livro “Diário de Anne Frank”, Por Otto H. Frank e Mirjam Pressler, editora Record). Com todas as atividades disponíveis por meio da tecnologia, o aluno passa a ser o protagonista do seu processo de construção do saber.

 

Análise de desenvolvimento

 Na plataforma GutenPro, o acesso às avaliações pontuais de todas as atividades, ocorrem a cada semana para que haja intervenções na prática com novas formas de aprendizagem, para que os alunos sejam beneficiados com diversas estratégias de ensino que promovam uma aprendizagem significativa e contextualizada. O interessante é que o tempo é otimizado, pois os relatórios são em tempo real, proporcionando assim, agilidade e eficiência nas atividades aplicadas ao longo do processo. Nesse sentido, medir torna-se primordial para descrever as tarefas do ponto de vista qualitativo e quantitativo, além dos planos de aulas e sugestões pedagógicas que facilitam o trabalho do professor.

Durante o processo do trabalho com o Guten News foram desenvolvidas estratégias interdisciplinares com resultados exitosos, como podemos perceber através dos relatos das professoras e da pedagoga, que também acompanha o aluno:

 ”O aporte teórico oferecido pela Guten foi essencial para a apreensão significativa do conteúdo sobre mudanças climáticas trabalhado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Podemos destacar dois aspectos muito relevantes nessa parceria: o primeiro é que o conteúdo trabalhado anteriormente na Guten serviu como suporte teórico (aula invertida) para as discussões realizadas em sala, isso promoveu um avanço significativo no nível de embasamento dos alunos para participar das discussões propostas. O segundo aspecto importante é que as matérias trabalhadas no ambiente virtual da Guten trazem outros formatos que não temos no livro didático: dados atualizados, notícias e infográficos. (…) Essas são interfaces muito significativas que dão a esse material uma posição de destaque no desenvolvimento de habilidades e competências pela geração Z.”

Priscilla Cordeiro de Miranda Cavalcanti
Professora de Ciências Naturais do Colégio Motiva


”No que diz respeito à parceria entre Português e Geografia, o conteúdo disponibilizado no ambiente do Guten serviu de base para construção de novas perspectivas sobre o tema ‘Mudanças climáticas’ trabalhado no conteúdo formal do livro didático. A grande variedade de abordagens e apresentação do conteúdo possibilitou o desenvolvimento de habilidades conceituais, atitudinais e procedimentais que elevaram o nível da discussão em sala, alimentando a curiosidade e despertando o caráter pesquisador dos alunos, de forma tão significativa que o trabalho em conjunto culminou em uma belíssima apresentação de pesquisas em banner para as outras turmas da escola.”

Erandi Andrade Moura Sampaio
Professora de Geografia do Colégio Motiva


”As atividades nas aulas de Artes com elaboração de telas artísticas sobre o tema ’Mudanças climáticas’ surgiram da necessidade de aliar as informações obtidas ao longo do processo nas disciplinas de Língua Portuguesa com a plataforma Guten News, Ciências da Natureza e Geografia como um trabalho descontraído e atrativo para os alunos. Nesse processo de elaboração, foi importante os estudos conceituais do tema para a releitura das diversas paisagens das mudanças climáticas de forma a expressar através da pintura o que foi apreendido. Quanto às orientações para o aluno Wenern, ocorreram a partir de uma conversa com a pedagoga Adriana Diniz, que desenvolveu uma atividade de releitura do tema sugerido e estudado na Guten News”.

Luciana Marques Porto
Professora de Artes do Colégio Motiva

 

 

Acompanhamento de aluno com TEA

Transcrição de relato da Pedagoga e especialista em Saúde Mental com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA), Adriana Araújo Diniz, sobre o trabalho feito com o aluno do sexto ano, Wenern Carvalho Mendes Freire Filho, que tem 11 anos e foi diagnosticado com TEA. Adriana acompanha o seu desenvolvimento há oito anos e conta como foi desenvolvido o trabalho junto à Guten News:

”É um garoto esperto, inteligente e cheio de personalidade, a partir dos dois anos de idade foram percebidos algumas características que envolviam o autismo, mas, apenas, aos 7 anos de idade foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) grau leve com Hiperatividade. Segundo os especialistas na área, o comportamento, às vezes, não contribui para algumas ações, em sua vida, de forma significativa. Ele gosta da escola Motiva, considerada a extensão de sua casa, o espaço escolar é atraente, porque há o contato com a natureza, a qual tem fascínio, pois adora nuvens, chuva, calor… Dependendo do momento. Quanto às atividades pedagógicas cumpre rigorosamente, já que a rotina faz parte do mundo do autista. Essas atividades aplicadas são atraentes para ele, quando aliadas a imagens e textos curtos com objetividade.

 A plataforma Guten News surgiu como novidade para Wenern. Ele desenvolve as tarefas no seu tempo, na sala de aula com minha parceira na mediação com as leituras para realizar questões mais complexas, mesmo assim, na maioria das vezes, ele tem muita autonomia.

 Quanto ao trabalho interdisciplinar ’Mudanças climáticas’, que foi proposto para a SACC (Semana de Arte, Cultura e Ciência) com apresentações no dia 19/05/18, as disciplinas envolvidas foram: Artes, Língua Portuguesa com a plataforma Guten News, Geografia e Ciências da Natureza. Com um mês de antecedência para a realização do evento, as atividades com o tema proposto foram iniciadas com a Professora Salomé a partir de matérias sobre o assunto, nesse período as outras disciplinas interagiam em sala de aula de forma interdisciplinar com a Guten.

Em especial, a disciplina de Artes desenvolveu pinturas com imagens sobre as mudanças climáticas. Wenern, por gostar de cores, imagens, a professora Luciana solicitou – através da escolha de uma imagem – a elaboração de um quadro artístico. Nesse momento, ele escolheu uma criança na chuva, pois acredita-se que essa escolha foi para simbolizar o próprio Wenern, porque na época, em Campina Grande-PB, estava chovendo bastante, então associou sua realidade com a atividade proposta. Durante o processo de confecção da tela, fiz a mediação apenas na parte do desenho do guarda-chuva, o restante (cores e formas) foi ele mesmo que conclui com prazer. Essa tela foi exposta no dia do evento.

Trabalho de Wenern para o projeto interdisciplinar / Reprodução

A Guten é um trabalho excelente, inovador, que traz informações importantes para o universo não só de Wenern, mas para as crianças de modo geral, também ajuda a crianças e adolescentes com diagnóstico ou não, a alcançar excelência na competência leitora de textos jornalísticos. Textos esses, que facilitam ainda mais o entendimento dos assuntos propostos, por se tratar de uma linguagem de fácil acesso”.

Assim, é de suma relevância o trabalho com a tecnologia na escola, principalmente, aliado à plataforma como o Guten News, que traz alternativas de aprendizagem de leitura e escrita de forma atrativa para um público cada vez mais digital, além da inclusão de alunos com necessidades especiais. Nesse sentido, em ambientes com metodologias ativas, provoca, tanto nos professores quanto nos alunos, um desejo de aprender mais, diante dos desafios propostos pelas atividades aplicadas, desenvolvendo, também, as habilidades e competências de todos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem significativo.

 

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: