EducaçãoOs Jogos Paralímpicos são sucesso nas escolas!

26 de agosto de 2016

Você sabia que o COI (Comitê Olímpico Internacional) tem um projeto de integração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos dentro das escolas? É o projeto Transforma. Criado em 2014,o programa tem como objetivo fazer com que as crianças entrem em contato não apenas com diferentes esportes, mas principalmente com os valores Olímpicos. O engajamento começa com...

Você sabia que o COI (Comitê Olímpico Internacional) tem um projeto de integração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos dentro das escolas? É o projeto Transforma. Criado em 2014,o programa tem como objetivo fazer com que as crianças entrem em contato não apenas com diferentes esportes, mas principalmente com os valores Olímpicos.

O engajamento começa com os coordenadores pedagógicos, passando por professores de diferentes disciplinas (matemática, educação física, história) até chegar nos alunos em parceria com tutores que ajudam os alunos a desenvolverem projetos e habilidades.

Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente dentro do site do programa, basta cadastrar a escola. O projeto possui uma plataforma de ensino a distância com videoaulas sobre os mais diferentes assuntos como: a história dos jogos, capacitação esportiva em Goalball (modalidade paralímpica) e acessibilidade.

Atualmente mais de 6 milhões de alunos estão envolvidos direta ou indiretamente no Transforma e o programa está tendo resultados tão bons que a equipe japonesa dos Jogos Olímpicos de Tokyo estão visitando algumas escolas para adaptar o projeto no país em 2020.

O maior sucesso do projeto são as modalidades Paralímpicas. Incomuns, as regras despertam a curiosidade dos alunos que, ao praticarem,colocam-se no lugar e passam a entender diversas dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam.

Inclusão, companheirismo e espírito esportivo, sem dúvida alguma esses são os grandes legados do Rio2016 para as escolas.

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: