EducaçãoMinecraft em sala de aula

14 de dezembro de 2016

Que games e educação podem se unir para o processo de aprendizado das crianças, não é nenhuma novidade. Mas você sabia que um dos games mais populares entre as crianças possui uma versão exclusiva para ser usada em sala de aula? Trata-se do MinecraftEdu, uma versão do Minecraft exclusiva para a sala de aula, que...

Que games e educação podem se unir para o processo de aprendizado das crianças, não é nenhuma novidade. Mas você sabia que um dos games mais populares entre as crianças possui uma versão exclusiva para ser usada em sala de aula? Trata-se do MinecraftEdu, uma versão do Minecraft exclusiva para a sala de aula, que foi lançada em 2011 pela Mojang. Recentemente, a Microsoft comprou a Mojang e assim adquiriu o MinecraftEdu. A empresa investiu em uma nova versão ampliada e com novas funcionalidades. A partir do dia 1º de novembro, a versão completa do programa foi liberada para compra em mais de 40 países (no Brasil, apenas a versão de teste foi liberada). De acordo com o diretor de Educação da Microsoft, Antônio Moraes, a nova edição, conhecida como Minecraft: Education Edition, busca atender melhor às necessidades de estudantes e educadores.

O Minecraft é um jogo em que a criatividade é a protagonista. A partir das matérias-primas coletadas, os jogadores podem construir objetos e prédios tudo em forma de blocos. A versão educativa traz a possibilidade de os alunos transitarem por lugares históricos, como as pirâmides do Egito. “Transportando o aluno para um mundo que, em geral, ele estudou, mas nunca conheceu”, diz o diretor.  Segundo Moraes, o Minecraft vem sendo utilizado em escolas de todo o mundo para ensinar desde disciplinas como ciências e matemática e até arte e poesia.

No Brasil, os professores têm acesso a versão teste e não há previsão para o lançamento da versão final no país. “Os recursos aos quais os professores podem ter acesso com a versão de testes são os mesmos do que em outros países”, explica Antônio. O Minecraft: Education Edition traz um modo multiplayer, que permite que os jogadores criem um mundo Minecraft juntos. Assim, até 30 alunos podem construir projetos e resolver problemas simultaneamente.

“Quando começar a usar o Minecraft na sala de aula, é importante evitar a tendência a usar uma linguagem excessivamente formal.”

“Os jovens podem tirar snapshots (uma imagem do estado atual da máquina virtual, assim é possível guardar as informações do disco, que servem como uma forma de backup) para salvar na seção de Portfólio”, menciona o diretor ao falar do recurso de câmera, que permite que os alunos tirem fotos do seu trabalho. Dessa forma, os professores acompanham a progressão do aprendizado da turma. Além disso, no jogo, os educadores podem criar um personagem para agir como um guia e dar informações aos alunos ou mesmo para desafiá-los a resolver problemas. Caminhando pelo o mundo virtual do Minecraft, os estudantes também se depararam com pequenos quadros onde são colocadas instruções para o desenvolvimento dos projetos.

O aprendizado

Os jogos podem desenvolver habilidades para a solução de problemas lógicos além de estimular a criatividade. “Mas é importante que estejam atrelados a uma linha educacional para que tragam resultados”, destaca o diretor. “Um aspecto interessante para o professor é que quando começar a usar o Minecraft na sala de aula, é importante evitar a tendência a usar uma linguagem excessivamente formal. Se as regras e limites forem flexibilizadas, a capacidade dos estudantes de enfrentar desafios criticamente tende a florescer”.

shutterstock_317247461

“É importante ressaltar que os professores não têm de ser especialistas em games para usar essa ferramenta. Eles podem deixar que os estudantes sejam os especialistas, que passam a se tornar um grande recurso de inteligência”. Os professores que não conhecem a ferramenta podem acessar o site do Minecraft Education, onde estão disponíveis cenários de jogos para iniciantes e uma experiência tutorial. Além disso, há também o programa Minecraft Mentors, que conecta os educadores com outros que tenham experiência prévia com o jogo.

Professores podem fazer o download em português no site. O Minecraft Edition pode ser adquirido por organizações como escolas, bibliotecas e museus. Para saber se a plataforma está disponível para sua instituição, confira no site os detalhes específicos sobre elegibilidade.

 

 

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: