EducaçãoGuten News em sala

5 de dezembro de 2016

Qual a melhor forma de descobrir para que serve uma ferramenta, que não perguntando para quem a usa? Por isso, com a missão de explicar o que é o Guten News, a nossa equipe pediu uma ajuda especial para um grupo de estudantes da ABA Global School, do Recife. Esses alunos, que são leitores assíduos...

Qual a melhor forma de descobrir para que serve uma ferramenta, que não perguntando para quem a usa? Por isso, com a missão de explicar o que é o Guten News, a nossa equipe pediu uma ajuda especial para um grupo de estudantes da ABA Global School, do Recife. Esses alunos, que são leitores assíduos do Guten, aceitaram a missão de serem repórteres por um dia, entrevistando colegas, professores e coordenadores. Leia agora a primeira parte do projeto Repórter Guten, que apresenta as entrevistas dos alunos Arthur Simon e João Felipe Neves. Eles descobriram como os professores preparam suas aulas com o Guten News e, para isso, conversaram com as educadoras Luciana Furtado, professora do 5°ano, e Patrícia Figueiredo, professora do 4° ano.

Por que você escolheu o Guten para se trabalhar?

Luciana: A escola apresentou essas ferramentas e eu achei muito interessante a possibilidade de os alunos lerem um gênero textual de notícia com coisas feitas exatamente para a faixa etária deles e que traz temas atuais e a possibilidade também de trabalhar com as questões de compreensão de texto e entendimento da língua portuguesa.

Patrícia: Porque há muito tempo a gente vem procurando uma ferramenta que favoreça a leitura e compreensão textual das crianças e o Guten veio exatamente para agregar nesse ponto.

Você acha o Guten News interessante?

Patrícia: Sim, bastante. Em relação aos jogos que vocês [alunos] fazem, a poder fazer os desenhos, coletar imagens e usar o computador. Melhorou muito o uso da tecnologia com os alunos. A leitura para mim é o mais importante, agregado a isso, veio [a vantagem de] vocês usarem bem o recurso.

Como você escolhe as editorias do Guten?

Luciana: Eu procuro um tema que nós estamos trabalhando em sala, que faz parte de alguma unidade transdisciplinar de algum projeto. Aí eu escolho baseado nesse tema ou, às vezes, a partir daqueles descritores em que os alunos não estão se saindo muito bem. Então, eu procuro as matérias que vão trabalhar esses descritores.

Patrícia: Normalmente já tenho escolhido da semana anterior com base no que o Guten indica para o 4° ano e 5° ano, sendo que, quando a gente tem algum projeto que combina com alguma editoria, eu faço algumas seleções diferentes.

Você olha os históricos dos seus alunos frequentemente?

Luciana: Sempre que possível, eu olho. Até mesmo para dizer quais são os objetivos que eles precisam melhorar e aquilo que eu preciso ajudá-los a fazer. Então, eu preciso estar sempre fazendo essa conferência do que eles conseguem do que eles não conseguem para poder planejar as próximas atividades que vamos trabalhar dentro do Guten News.

Essa foi a entrevista dos alunos Arthur Simon e João Felipe Neves, mas a missão ainda não acabou! No próximo post, será a vez de outros alunos do colégio Aba entrevistarem seus coordenadores. Aguarde!

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