EducaçãoFique por dentro de 7 benefícios do mobile learning

1 de outubro de 2018

Conectividade e mobilidade são duas funcionalidades muito importantes no mundo atual. Embora os adultos também interajam nas redes, crianças e adolescentes têm uma ligação ainda maior com a internet, que se tornou o espaço virtual onde consomem conteúdo e estabelecem relações. Portanto, as iniciativas que promovem o mobile learning são promissoras para esse público. Sua...

Conectividade e mobilidade são duas funcionalidades muito importantes no mundo atual. Embora os adultos também interajam nas redes, crianças e adolescentes têm uma ligação ainda maior com a internet, que se tornou o espaço virtual onde consomem conteúdo e estabelecem relações. Portanto, as iniciativas que promovem o mobile learning são promissoras para esse público.

Sua escola já utiliza o mobile learning ou m-learning? Você conhece esse conceito e sabe como aplicá-lo para tornar a aprendizagem dinâmica e significativa? Quer descobrir mais sobre esse assunto? Então confira este post! 

O que é o mobile learning? 

O mobile learning, ou aprendizado móvel, é uma modalidade de ensino e aprendizagem recente. O interesse em seu desenvolvimento aumenta à medida que acompanhamos o crescimento exponencial do acesso da sociedade às tecnologias da comunicação e sua aplicação em diversas áreas.

Especialistas em educação perceberam o potencial dos dispositivos tecnológicos para facilitar a difusão de conhecimentos e tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e dinâmico. Por isso, estão surgindo diversas possibilidades de integrar esses dispositivos ao contexto educativo e incentivar o protagonismo dos estudantes na construção do próprio conhecimento.

Porém, é válido destacar que a simples adoção de tecnologias digitais não é uma garantia de desenvolvimento desse protagonismo. Para que esses métodos tenham a efetividade desejada, é fundamental que as atividades sejam adequadas à faixa etária dos alunos, seja em relação ao conhecimento exigido para a interação ou à sua capacidade de engajar esse público. Além disso, o papel do educador em sua aplicação é essencial para o sucesso da proposta e o bom desempenho dos estudantes.

Como funciona o mobile learning? 

O mobile learning pode usar praticamente todos os recursos disponibilizados pela internet a fim de possibilitar a construção de conhecimento. Conheça a seguir os principais exemplos.

Videoaulas

São aulas de duração variada, gravadas em estúdio e disponibilizadas on-line ou off-line. Atualmente, o formato prevalecente é o de vídeos curtos, que podem ser consumidos em telas menores e em intervalos limitados de tempo. Portanto, eles permitem que o aluno procure uma resposta muito pontual às suas dúvidas e também que aproveite os pequenos períodos disponíveis ou ociosos do dia para acessar o conteúdo.

Aplicativos

São programas desenvolvidos especialmente para dispositivos móveis, que apresentam situações de aprendizagem. Podem ser jogos, quizzes, conteúdo multimídia ou mecanismos de interação entre os usuários

Alguns aplicativos apresentam atividades prontas (como o Semper), enquanto outros permitem que o educador construa seus exercícios, apresentações multimídia e testes ao preparar suas aulas. Nessa última categoria, podemos citar o Quizlet e o Wondershare Quiz Creator, por exemplo. 

Gamificação

São propostas que usam o conceito de gamificação para provocar a construção do conhecimento. Isso significa que o método aplica aspectos de competição dos games em um ambiente de estudos, o que pode ajudar muito no aprendizado.

Algumas vezes, a gamificação acontece em jogos propriamente ditos, com personagens e roteiros que conduzem o estudante a uma jornada desafiadora e repleta de descobertas. Outras vezes, trata-se de um roteiro um pouco mais convencional de exercícios e atividades, mas onde o estudante obtém pontos e prêmios conforme avança em diferentes níveis de dificuldade.

Livros digitais

Hoje o educador já pode disponibilizar conteúdo aos seus alunos por meio de arquivos estáticos em PDF. Os livros digitais trazem uma enorme vantagem, que é o fato de democratizarem o acesso à informação.

Além disso, também é possível ir além do texto escrito e conciliar a escrita com links para vídeos, áudios e outros recursos de multimídia, enriquecendo o conteúdo dado aos estudantes.

Plataformas

Além dessas opções, existem também as plataformas de ensino. Elas são desenvolvidas por empresas e organizações e apresentam atividades sobre todas as disciplinas. Portanto, esse tipo de recurso tem uma série de vantagens: ele traz o conteúdo que o aluno precisa, com uma trajetória de aprendizagem adequada à etapa ou série cursada e pode ser acessada em qualquer lugar, sendo grandes aliadas do educador.

Quais são os benefícios do mobile learning? 

Nos tópicos a seguir, falaremos sobre as principais vantagens do mobile learning. Acompanhe!

1. Aumenta o alcance

Com o m-learning, a escola consegue estender sua atuação para outros ambientes. Ela estimula o aluno a estudar em casa, no transporte, na sala de espera de um consultório ou em qualquer outro local. 

2. Traz respostas imediatas

Em muitos dos recursos proporcionados pelo m-learning, o aluno tem uma resposta imediata. Ele não precisa esperar a próxima aula para saber se acertou ou errou uma questão. O feedback é instantâneo. 

3. Estimula o envolvimento

Boas soluções de m-learning costumam ser mais interativas e atraentes para os alunos. Elas são formuladas de acordo com a linguagem e os interesses de cada faixa etária, tornando o engajamento nas atividades muito maior. A presença de elementos de multimídia facilita a compreensão de conceitos mais abstratos.

4. Proporciona maior controle

A atividade digital pode ser monitorada com muita facilidade. O educador consegue verificar quem fez e quando foram feitas as atividades propostas, bem como os resultados obtidos por seus alunos.

5. Oferece maior facilidade de acesso

Em tese, qualquer usuário com um dispositivo conectado tem acesso ao m-learning. Portanto, seu potencial de expansão é imenso e vai muito além das fronteiras da escola.

6. Traz variedade

Embora os dispositivos móveis tenham um tamanho reduzido, eles suportam e exibem devidamente uma quantidade enorme de formatos de arquivos. Assim, o aluno tem acesso a vídeos, áudios, testes, jogos, apresentações de multimídia, plataformas e outros recursos. 

Essa diversidade, além de proporcionar estímulos variados que atendem às necessidades de estudantes com estilos cognitivos diferentes, tende a tornar o aprendizado mais prazeroso. A variação de formatos evita a monotonia e até mesmo ajuda o aluno a entender que o conhecimento pode ser expresso de diferentes maneiras.

7. Permite personalização

A interação com as opções de mobile learning costuma ser bastante individualizada. O aluno acessa o conteúdo que ele precisa, realiza as atividades em seu próprio ritmo e, em alguns desses casos, pode obter ajuda e sugestões de acordo com as dificuldades apresentadas, de forma personalizada

Em plataformas como a Guten, por exemplo, o educador tem também ferramentas para avaliar o desempenho dos estudantes. O resultado obtido em jogos e atividades online gera relatórios. Com eles, educadores e gestores conseguem mapear as habilidades individuais, da turma ou da escola. Dessa forma, formulam um diagnóstico preciso que permite elaborar intervenções eficazes e acompanhar a evolução dos alunos.

Como a escola pode aderir ao m-learning? 

Com dedicação e interesse, o educador pode produzir uma série de materiais para serem utilizados no m-learning. No entanto, não podemos negar que o dia a dia corrido do professor nem sempre permite que ele se dedique à criação desses recursos, o que exige muita pesquisa e o domínio de ferramentas tecnológicas.

Felizmente, é possível superar essa dificuldade com soluções digitais prontas, oferecidas por empresas especializadas em mobile learning. Mediante a contratação, a escola tem acesso a plataformas que trazem conteúdo atual e disposto em trilhas de aprendizagem interativas.

Quer conhecer uma dessas opções? Então, não perca tempo! Entre no site da Guten agora mesmo e descubra como ela pode revolucionar o ensino na sua escola e contribuir para a excelência acadêmica! Aguardamos seu contato.

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.