EducaçãoAprenda como escolher livros para crianças de acordo com sua idade

18 de dezembro de 2015

Criar o hábito e gosto por leitura é muito importante para o desenvolvimento intelectual e criativo de qualquer pessoa. Para crianças, ler é muito mais do que uma oportunidade de aprender a usar as palavras e formar frases — ela também é estimulada a ter uma outra visão do mundo em que vive, usando a...

Criar o hábito e gosto por leitura é muito importante para o desenvolvimento intelectual e criativo de qualquer pessoa. Para crianças, ler é muito mais do que uma oportunidade de aprender a usar as palavras e formar frases — ela também é estimulada a ter uma outra visão do mundo em que vive, usando a imaginação para formar as imagens daquilo que está descrito no papel. Para agradar cada faixa etária, entretanto, é preciso saber adequar o estilo do livro com a idade — não se deve oferecer para uma criança de três anos o mesmo livro que para um garoto de 11 anos.

Para escolher o livro certo e agradar o aluno, você deve estar se perguntando: como escolher livros para crianças de acordo com cada idade? Para ajudá-la nessa tarefa, esse é o assunto do nosso artigo. Confira!

Crianças de até 3 anos

Qual livro dar para uma criança que ainda não sabe ler e, além disso, entretê-las com esse tipo de objeto? Se engana quem pensa que os livros infantis devem ser somente formado por frases ou palavras. Muitos deles têm conteúdo interativo através de imagens, desenhos, cores, texturas e até sons — características que estimulam a criança, desenvolvem o aprendizado e aprimoram as suas habilidades. Durante essa fase da vida, a experiência com o livro deve ser mais sensorial e audiovisual.

4 a 6 anos – alfabetização

Crianças a partir dos quatro anos já conseguem assimilar boa parte das histórias contadas para ela. Apesar de muitas ainda não saberem ler e interpretar frases longas, elas podem ser entretidas com leituras simples — e com o auxílio dos pais — encontradas em livros de contos de fadas ou em outros enredos mais lúdicos e educativos. As ilustrações exercem papel importante, já que ajudam a prender a atenção da criança no conteúdo.

Crianças a partir de 7 anos

Aos sete anos, algumas crianças já conseguem ler frases completas e compreender histórias maiores. Essa faixa etária também é caracterizada pela formação da personalidade, que já sabe inclusive apontar as histórias ou livros que mais lhe agradam. Para poder despertar cada vez mais a proximidade dela com os livros, é interessante permitir que a criança seja capaz de escolher algumas das histórias que deseja ler, sem deixar de lado a valorização do estímulo à criatividade, a leitura mais complexa e de acordo com o seu nível de aprendizado.

Pré-adolescência

A partir dos 10 anos a relação com a leitura muda muito, já que o jovem tem certo conhecimento do vocabulário, dos tipos de história e uma personalidade cada vez mais forte e influente na hora da escolha do livro. Nessa idade, as histórias clássicas juvenis são as que fazem mais sucesso, por estimularem a criatividade, imaginação e a inteligência. Os enredos mais comuns são suspense, mistério e fantasia.

Após os 12 anos, a leitura deve passar a ser mais aprofundada, explorando os clássicos, temas densos e os diferentes gêneros literários. Aqui os livros deixam de valorizar imagens para focar quase que exclusivamente no seu conteúdo, que deve ser capaz de estimular, educar e cativar esses leitores.

Estimular o hábito da leitura é uma prática importante em qualquer fase da vida da criança. Que tipo de estratégia você costuma adotar para escolher os livros dos seus alunos? Costuma separá-los por idade? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: