Obs...
leitura
Educação Adventista: como a leitura pode ser aliada
Educação Adventista: como a leitura pode ser aliada
O nascimento da Escola Adventista no Brasil remonta ao século XIX, à região Sul do país. Com uma longa tradição nacional, instituiu-se com o compromisso de oferecer uma educação significativa e transformadora, que visa ir além dos conteúdos pedagógicos instituídos politicamente.
Em outras palavras, a Educação Adventista tem o objetivo de oferecer formação integral aos seus alunos, trabalhando todas as dimensões que compõem sua vida em sociedade.
A leitura é uma grande aliada no desenvolvimento de potencialidades, habilidades e competências fundamentais para o propósito da escola. Preparamos esse texto para que você conheça como a Árvore pode ser sua parceira nessa caminhada.
A importância da curadoria de conteúdo
Para garantir uma aprendizagem significativa e alinhada aos valores e o Projeto Pedagógico da escola, a curadoria de conteúdo é fundamental em todos os segmentos escolares.
Por isso, vamos explicar a sua importância em cada fase escolar do aluno:
- Curadoria de conteúdo na Educação Infantil
Sabemos que a habilidade leitora não é adquirida de forma natural e, por isso, é necessário que a criança seja exposta a uma variedade de estímulos visuais e sonoros.
Na Educação Infantil, o recurso literário é um suporte indispensável para apoiar no processo de apreensão oral e escrita.
O acesso a livros com formatos e gêneros literários diversificados, proporciona o contato com ações, experiências, vocabulários e possibilidades que, muitas vezes, não estão presentes na realidade dos estudantes.
E, ao terem contato desde cedo com essa multiplicidade, eles se tornam aptos a desenvolverem referências importantíssimas para a tomada de decisão e postura, frente ao mundo à sua volta.
Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!
Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!
Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!
O papel do professor na Educação Infantil
Certamente a mediação do professor é fundamental nesse processo e, a partir da leitura compartilhada em sala, por exemplo, os pequenos podem aproveitar os estímulos da leitura em conjunto, onde a exploração da imaginação e a criatividade ganham força.
Para aqueles que ainda não são leitores autônomos, os livros de imagem e sem texto escrito, bem como os audiolivros, fazem toda a diferença. Os primeiros promovem a consolidação da identificação de cores, linhas e expressões. Já os audiolivros vão trabalhar a oralidade e o imaginário dos pequenos.
Na Árvore, o Leiturômetro facilita essa escolha de títulos pelo professor da Educação Infantil, ao apresentar o acervo em níveis estabelecidos de acordo com a quantidade e tamanho do texto e com o tipo de letra que mais se adequa às diferentes fases do desenvolvimento das habilidades leitoras.
- Curadoria de conteúdo no Ensino Fundamental
A aprendizagem significativa, conceito basilar na Educação Adventista, ocorre com a interação entre as novas aprendizagens e os conhecimentos já adquiridos pelo estudante.
Nesta confluência de conhecimentos, o estudante é confrontado a refletir em constante diálogo com a teoria e a prática, o material e o imaterial, o presente, o passado e o futuro.
Para que tal movimento ocorra, antes é preciso que o estudante seja exposto a uma mediação contextualizada que capte seu interesse e dialogue com sua linguagem. E os livros possuem o potencial de se adaptar ao gosto, às preferências e às diferentes abordagens.
- Curadoria de conteúdo no Ensino Médio
A Educação Adventista busca promover uma formação cidadã, responsável e comprometida com os valores cristãos e a sociedade, além de estimular uma preparação para o amanhã, incluindo a entrada no Ensino Superior.
A leitura pode ser fonte de informação para que esses cidadãos em formação possam conhecer a fundo os limites do objeto que se deseja transformar, isto é, a sociedade.
De modo a analisar as diferentes ideias, emoções, conflitos e acontecimentos que percorrem a vida em comunidade e os indivíduos que a compõem. Só então, ciente dessas dimensões, que o estudante tem a possibilidade de agir e ser agente de transformação.
Além disso, a leitura possibilita que se exercite a auto avaliação, a autocrítica e a empatia. Afinal, a leitura é um mergulho nos outros e em nós mesmos.
Para isso, a prática do Clube de Leitura tende a ser uma espaço de trocas e partilhas fundamentais na formação de leitores preocupados com o futuro.
Algumas habilidades transversais da leitura
Vimos que a leitura tem um papel muito importante para cada segmento escolar. No entanto, existem habilidades que ultrapassam os ciclos e se fazem presentes em toda a trajetória do estudante.
A interpretação textual é uma delas! Frequentemente relacionamos a prática da interpretação aos exercícios de perguntas e respostas diretas, mas a sua funcionalidade vai além.
Interpretar é relacionar, identificar, refletir e acionar o contexto de produção. É também reconhecer os diferentes discursos, vozes e diálogos.
Mas é importante notar que só é possível obter essas competências quando a escola tem como prioridade a formação leitora do estudante. O que não é a realidade de grande parte das escolas do Brasil.
Principalmente quando analisamos os dados do relatório da PNAD Contínua de 2019, que aponta que cerca de 30% da população brasileira apresenta dificuldades de interpretar textos simples e objetivos.
Leitura e tecnologia na Educação Adventista
Os livros digitais possibilitam que a aprendizagem ultrapasse os limites do muro da escola, já que os estudantes podem acessar a plataforma em qualquer hora e em qualquer lugar.
Ao levar a leitura para além dos curtos períodos das aulas, o estudante tem um estímulo importante para adotá-la como uma prática para a vida.
A leitura digital apresenta, ainda, a vantagem de se adaptar às preferências do leitor, como aumentar ou diminuir o tamanho da letra, clarear ou escurecer o fundo do texto. São opções que trazem conforto e engajamento ao momento da leitura.
E falando em engajamento, os audiolivros também presentes no acervo da Árvore, promovem uma nova experiência para os leitores de todas as idades, podendo ajudar no desenvolvimento da memória auditiva. E são um recurso fundamental de inclusão e apoio aos estudantes com deficiência visual.
Como a Árvore potencializa a sua experiência?
A Árvore é uma solução digital de leitura completa para escolas adventistas! Com o apoio da Árvore, partindo de um acervo curado com mais de 30 mil títulos, a escola passa a ter em mãos um vasto leque de possibilidades para escolher as obras que estão alinhadas com a proposta da instituição.
Vale ressaltar que a Árvore possui uma história consolidada de mais de sete anos de parceria com escolas e redes cristãs como as Presbiterianas, Salesianas, La Sallistas, entre outras.
E também garante o acesso a diversos títulos que dialogam com as premissas de uma educação cristã, como os da Sociedade Bíblica do Brasil, por exemplo. Assim como mais de 600 editoras no seu acervo!
Curadoria e materiais pedagógicos na Árvore
Nossas escolas parceiras desfrutam tanto do nosso acervo, quanto dos materiais exclusivos de apoio à pré e pós leitura, elaborados para aprofundar a experiência de imersão dos alunos nos livros.
Além disso, também podem contar com a consultoria pedagógica do nosso time de especialistas em educação.
E mais: a seleção cuidadosa feita por especialistas bibliotecários e pedagogos assegura que cada estudante tenha acesso aos títulos mais indicados para seu ano escolar.
Árvore e ensino bilíngue
E quando falamos em solução completa não é à toa! O módulo Inglês da Árvore disponibiliza mais de dois mil livros separados por complexidade textual.
Assim, as instituições, como as escolas da Educação Adventista, proporcionam um ensino bilíngue com imersão na língua e títulos de qualidade para seus estudantes.
Gestor, quer saber mais como a Árvore pode te apoiar no dia a dia da sua escola? Entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui!
O papel do professor na Educação Infantil
Certamente a mediação do professor é fundamental nesse processo e, a partir da leitura compartilhada em sala, por exemplo, os pequenos podem aproveitar os estímulos da leitura em conjunto, onde a exploração da imaginação e a criatividade ganham força.
Para aqueles que ainda não são leitores autônomos, os livros de imagem e sem texto escrito, bem como os audiolivros, fazem toda a diferença. Os primeiros promovem a consolidação da identificação de cores, linhas e expressões. Já os audiolivros vão trabalhar a oralidade e o imaginário dos pequenos.
Na Árvore, o Leiturômetro facilita essa escolha de títulos pelo professor da Educação Infantil, ao apresentar o acervo em níveis estabelecidos de acordo com a quantidade e tamanho do texto e com o tipo de letra que mais se adequa às diferentes fases do desenvolvimento das habilidades leitoras.
- Curadoria de conteúdo no Ensino Fundamental
A aprendizagem significativa, conceito basilar na Educação Adventista, ocorre com a interação entre as novas aprendizagens e os conhecimentos já adquiridos pelo estudante.
Nesta confluência de conhecimentos, o estudante é confrontado a refletir em constante diálogo com a teoria e a prática, o material e o imaterial, o presente, o passado e o futuro.
Para que tal movimento ocorra, antes é preciso que o estudante seja exposto a uma mediação contextualizada que capte seu interesse e dialogue com sua linguagem. E os livros possuem o potencial de se adaptar ao gosto, às preferências e às diferentes abordagens.
- Curadoria de conteúdo no Ensino Médio
A Educação Adventista busca promover uma formação cidadã, responsável e comprometida com os valores cristãos e a sociedade, além de estimular uma preparação para o amanhã, incluindo a entrada no Ensino Superior.
A leitura pode ser fonte de informação para que esses cidadãos em formação possam conhecer a fundo os limites do objeto que se deseja transformar, isto é, a sociedade.
De modo a analisar as diferentes ideias, emoções, conflitos e acontecimentos que percorrem a vida em comunidade e os indivíduos que a compõem. Só então, ciente dessas dimensões, que o estudante tem a possibilidade de agir e ser agente de transformação.
Além disso, a leitura possibilita que se exercite a auto avaliação, a autocrítica e a empatia. Afinal, a leitura é um mergulho nos outros e em nós mesmos.
Para isso, a prática do Clube de Leitura tende a ser uma espaço de trocas e partilhas fundamentais na formação de leitores preocupados com o futuro.
Algumas habilidades transversais da leitura
Vimos que a leitura tem um papel muito importante para cada segmento escolar. No entanto, existem habilidades que ultrapassam os ciclos e se fazem presentes em toda a trajetória do estudante.
A interpretação textual é uma delas! Frequentemente relacionamos a prática da interpretação aos exercícios de perguntas e respostas diretas, mas a sua funcionalidade vai além.
Interpretar é relacionar, identificar, refletir e acionar o contexto de produção. É também reconhecer os diferentes discursos, vozes e diálogos.
Mas é importante notar que só é possível obter essas competências quando a escola tem como prioridade a formação leitora do estudante. O que não é a realidade de grande parte das escolas do Brasil.
Principalmente quando analisamos os dados do relatório da PNAD Contínua de 2019, que aponta que cerca de 30% da população brasileira apresenta dificuldades de interpretar textos simples e objetivos.
Leitura e tecnologia na Educação Adventista
Os livros digitais possibilitam que a aprendizagem ultrapasse os limites do muro da escola, já que os estudantes podem acessar a plataforma em qualquer hora e em qualquer lugar.
Ao levar a leitura para além dos curtos períodos das aulas, o estudante tem um estímulo importante para adotá-la como uma prática para a vida.
A leitura digital apresenta, ainda, a vantagem de se adaptar às preferências do leitor, como aumentar ou diminuir o tamanho da letra, clarear ou escurecer o fundo do texto. São opções que trazem conforto e engajamento ao momento da leitura.
E falando em engajamento, os audiolivros também presentes no acervo da Árvore, promovem uma nova experiência para os leitores de todas as idades, podendo ajudar no desenvolvimento da memória auditiva. E são um recurso fundamental de inclusão e apoio aos estudantes com deficiência visual.
Como a Árvore potencializa a sua experiência?
A Árvore é uma solução digital de leitura completa para escolas adventistas! Com o apoio da Árvore, partindo de um acervo curado com mais de 30 mil títulos, a escola passa a ter em mãos um vasto leque de possibilidades para escolher as obras que estão alinhadas com a proposta da instituição.
Vale ressaltar que a Árvore possui uma história consolidada de mais de sete anos de parceria com escolas e redes cristãs como as Presbiterianas, Salesianas, La Sallistas, entre outras.
E também garante o acesso a diversos títulos que dialogam com as premissas de uma educação cristã, como os da Sociedade Bíblica do Brasil, por exemplo. Assim como mais de 600 editoras no seu acervo!
Curadoria e materiais pedagógicos na Árvore
Nossas escolas parceiras desfrutam tanto do nosso acervo, quanto dos materiais exclusivos de apoio à pré e pós leitura, elaborados para aprofundar a experiência de imersão dos alunos nos livros.
Além disso, também podem contar com a consultoria pedagógica do nosso time de especialistas em educação.
E mais: a seleção cuidadosa feita por especialistas bibliotecários e pedagogos assegura que cada estudante tenha acesso aos títulos mais indicados para seu ano escolar.
Árvore e ensino bilíngue
E quando falamos em solução completa não é à toa! O módulo Inglês da Árvore disponibiliza mais de dois mil livros separados por complexidade textual.
Assim, as instituições, como as escolas da Educação Adventista, proporcionam um ensino bilíngue com imersão na língua e títulos de qualidade para seus estudantes.
Gestor, quer saber mais como a Árvore pode te apoiar no dia a dia da sua escola? Entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui!
Garanta o checklist da escola segura
Garanta o checklist da escola segura
Garanta o checklist da escola segura
Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!
Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!
Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!
Você pode gostar também:
Você pode gostar também:
Leitura
/
2 min
Como fazer os alunos se interessarem pela aula: 5 técnicas de engajamento
Continuar
Leitura
/
2 min
Como fazer os alunos se interessarem pela aula: 5 técnicas de engajamento
Continuar
Leitura
/
2 min
Como fazer os alunos se interessarem pela aula: 5 técnicas de engajamento
Continuar
Leitura
/
2 min
A ERA DO FAKE NEWS
Continuar
Leitura
/
2 min
A ERA DO FAKE NEWS
Continuar
Leitura
/
2 min
A ERA DO FAKE NEWS
Continuar