Obs...
gestao-escolar
3 min
Neste post você vai encontrar dicas para transformar um dos momentos mais importantes para as escolas: a presença das famílias. Destacamos 9 dinâmicas para reuniões de pais que vão deixar o encontro mais espontâneo, estimulante e acolhedor.
O que é e qual a importância da dinâmica na reunião de pais?
As dinâmicas são práticas muito conhecidas e utilizadas em vários espaços sociais como em igrejas, reuniões familiares e tantas outras ocasiões. Atualmente, tornou-se comum serem utilizadas também em processos seletivos, na avaliação de candidatos.
No entanto, seu uso, geralmente, está associado à proposta de passar aos seus integrantes uma mensagem de forma clara, leve e divertida, em que cada uma apresenta um objetivo específico.
Especificamente nas escolas, as dinâmicas para reuniões de pais vão quebrar o gelo, fomentando reflexões. Chamando a atenção, principalmente, para ações que precisam ser aprimoradas pelos responsáveis. E por fim, incentivar uma participação mais ativa em todo o encontro.
9 exemplos de dinâmica para reunião de pais:
Pensando nesses objetivos que tornam esses momentos mais descontraídos, trouxemos 9 exemplos de dinâmica de reunião de pais mais famosas na internet.
Além de conscientizar os pais para o valor da parceria entre a família e a escola, elas prometem ajudá-los a pensar seu papel de atenção e cuidado com os filhos. Ações mais que necessárias para o desenvolvimento pleno dos alunos.
1 - Dinâmica da caixa dos desafios
Gestor, conhece a brincadeira da dança da cadeira? A dinâmica para a reunião de pais que vamos apresentar agora é bem parecida! Organize as famílias em uma grande roda e escolha uma música, toda vez que a canção parar de tocar, os pais terão de abrir uma caixa de desafios.
Na caixa, em pequenos papéis, escreva as dificuldades mais comuns à escola e ao dia a dia dos pais, como notas vermelhas, questões de saúde, problemas de relacionamento com os filhos, entre outros.
Quando a música pausar, o responsável com que a caixa estiver, deve abrí-la, ler o desafio e propor uma solução. Ao final da dinâmica, parabenize-os pelas propostas criadas e exponha que alguns desafios na criação dos filhos precisam ser encarados. Por mais desafiadores que sejam, as famílias devem estar presentes, encorajadas e preparadas para os apoiarem.
2- Dinâmica dos balões
Na reunião de pais, todos devem se organizar em roda, encher uma bexiga e amarrá-la. Cada balão representa um aluno. A professora deve ficar no meio do círculo e selecionar um outro professor para ser seu ajudante.
Ainda na roda, os pais vão começar a jogar os balões para o alto. A ideia é que nenhuma bexiga caia no chão. O papel do ajudante é tocar em um familiar de cada vez, que deve deixar o círculo e se sentar.
À medida que vão deixando a roda, e não for mais possível manter os balões no ar, o professor deve parar a dinâmica e levar às famílias a uma reflexão: mostrar que sem o apoio das famílias e um trabalho conjunto, o sucesso escolar não é possível.
3- Dinâmica da bala
Entregue uma bala para cada familiar, sua embalagem deve ser a que abre dos dois lados. Solicite que tentem manuseá-la com apenas uma mão.
Após todo o esforço e tentativas empreendidos na atividade você, gestor, deve iniciar uma discussão considerando a união e harmonia como fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes. A dinâmica para reunião de pais, deve levá-los a comparar a bala com seus filhos.
A analogia a ser feita é a seguinte: a mão que abriu a bala é a instituição escolar e a outra, que apoia a ação, é a família. Em que, sem o apoio de ambas, a ação se torna impossível. Essa é mais uma dinâmica que incentiva a colaboração entre os pais e a escola.