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Como realizar a formação de novos leitores na escola? A leitura é um componente importante na aprendizagem e deve ser desenvolvida desde os primeiros anos escolares. Por isso, é importante que ela esteja no planejamento pedagógico de todos os anos escolares.
Pensando nisso, deixamos neste post sete dicas para educadores e gestores escolares sobre a formação de novos leitores em sala de aula. Confira!
1 – Faça uma curadoria de livros por anos escolares
Para despertar o interesse dos alunos pela leitura, é importante oferecer livros que façam sentido para sua realidade. Portanto, fazer uma curadoria de livros por anos escolares pode ser uma boa saída.
Na Árvore Livros, por exemplo, os títulos são selecionados de acordo com o ano escolar de cada aluno, que tem acesso somente ao conteúdo adequado para sua faixa etária. Isso é importante não só para despertar o gosto pela leitura, como também para manter a segurança do conteúdo ao qual aquele estudante tem acesso.
2 – Prepare o ambiente de leitura para a formação de novos leitores
Muitas vezes, criando um espaço ou ambiente apropriado para a leitura pode ajudar na formação do hábito leitor. Esse espaço pode ser uma biblioteca ou ainda uma biblioteca ou ambiente digital.
Tanto no espaço físico como digital, é interessante oferecer recursos que permitam a formação leitora. Uma solução digital de leitura permite ainda que o hábito de leitura possa estar presente em diferentes contextos e tempos, expandido as possibilidades de leitura.
3 – Tempo e frequência de leitura
É importante manter uma frequência de leitura para a formação de novos leitores. Mas como despertar esse tempo e frequência nos estudantes?
Uma possibilidade é de fato criar momentos específicos do dia para que haja a leitura. Pode ser até mesmo durante uma aula ou como indicação de atividade assíncrona.
4 – Utilize a gamificação a seu favor
Outra opção para criar uma frequência de leitura é utilizar a gamificação e criar ambientes lúdicos para a aprendizagem. Na Árvore, por exemplo, há diversos mecanismos de gamificação, como a Floresta, na qual alunos recebem recompensa pela sua leitura e podem utilizá-la para salvar uma floresta desmatada, ou a partir de avatares e troféus.
Com a gamificação, você automaticamente associa a leitura com diversão. E realizar algo divertido faz com que o hábito se constitua bem mais facilmente.
5 – Atividades e projetos de leitura para a formação de novos leitores
Criar um projeto de leitura pode ajudar tanto os estudantes quanto os educadores, que conseguirão organizar e trabalhar o desenvolvimento da leitura de forma mais organizada.
Na Árvore, os educadores possuem acesso a diversos projetos e atividades que despertam o gosto pela leitura e trabalham diferentes temas. Tudo isso associado às competências da BNCC e componentes curriculares importantes para a formação de leitores críticos e autônomos. Afinal, esta é outra vantagem dos projetos de leitura: eles permitem a adequação e acompanhamento das competências e habilidades que se quer desenvolver.
Leia também: O guia definitivo para montar um projeto de leitura
6 – Diversifique os tipos de leitura
É importante que o aluno desenvolva também habilidades de leitura de textos jornalísticos, conteúdos digitais e, afinal, diferentes tipos de mídia. A formação leitora perpassa toda a interpretação do mundo.
Assim, trabalhe também a leitura de atualidades. Reportagens e notícias podem ser importantes aliadas na formação de leitores. Mas atenção: é importante sempre adequar o conteúdo ao ano escolar do aluno. Na Árvore Atualidades, os conteúdos são escritos exclusivamente para os alunos, de acordo com cada ano escolar. Isso permite, inclusive, maior aproximação e entendimento sobre o conteúdo oferecido.
7 – Tecnologia na formação de novos leitores
A tecnologia pode e deve ser uma aliada na formação de novos leitores. Isso porque a maior parte dos alunos hoje é formada por nativos digitais, que consomem e têm contato com diferentes mídias digitais.
Assim, é importante preparar esse aluno e oferecer uma educação midiática de qualidade. Somente com a educação para as mídias os estudantes estarão de fato seguros e críticos em relação ao conteúdo digital que os rodeia.