Você já pensou em realizar um concurso de leitura? No post de hoje, daremos dicas de como tornar essa ideia uma realidade na sua escola. Veja a seguir.
O que é um concurso de leitura?
Despertar o interesse pela leitura é essencial para a promoção de uma educação de qualidade.
Na BNCC, as práticas leitoras, tanto autônomas quanto compartilhadas, são essenciais para o desenvolvimento de competências e habilidades nos diferentes momentos da educação básica.
Apesar disso e do trabalho constante de gestores e educadores, formar leitores na escola ainda é um grande desafio. Mas como o concurso de leitura pode ajudar na prática?
O concurso literário é uma iniciativa pedagógica dedicada a engajar a comunidade escolar nas experiências leitoras. É uma estratégia assertiva, capaz de inspirar práticas de leitura no dia a dia, diante dos estímulos mais variados.
Um dos focos do concurso é tornar a experiência de leitura mais prazerosa, investindo na ampliação do hábito leitor e na ampliação de repertório. Vamos conhecer um pouco mais sobre o concurso de leitura?
Como funciona um concurso de leitura?
Sabemos que mais do que decodificar signos, ler é enveredar pelas histórias e se encantar com narrativas e imagens. E encantamento é uma das palavras-chave para descrever a experiência de um concurso de leitura.
Com uma estrutura flexível, ou seja, possível de ser adaptada a diferentes contextos, a iniciativa estimula a criatividade, a autonomia e a colaboração. A depender da proposta e do tipo de mediação, todos os estudantes podem participar.
Baseado na aprendizagem por projetos, o concurso de leitura gamifica a experiência leitora, estimulando o contato com livros, autores, e diversos gêneros textuais e literários.
Atividades e produções finais surgem do contato com a leitura na prática. Ao final da experiência, as produções criativas competem entre si para definição das vencedoras do concurso.
Por que realizar um concurso de leitura na escola?
Durante um concurso, os estudantes podem explorar textos, criar produções, e até experimentar diferentes vivências dentro e fora da escola. Inclusive, trabalhar cidadania, projetos de vida, realizar filmes, escrever contos e muito mais!
Logo, o trabalho com os multiletramentos está em evidência, e há muito investimento no diálogo da leitura com outras linguagens.
Promover um concurso de leitura na escola é uma oportunidade não só de estimular o hábito leitor, mas também de engajar a comunidade escolar como um todo e incentivar a frequência na escola e nas atividades.
Ao realizar um concurso de leitura na escola, gestores não só incentivam o protagonismo e a criatividade dos estudantes, mas também engajam educadores em projetos que podem trazer mais visibilidade à escola.
E outros atores da comunidade escolar também se engajam! É o caso das famílias, que podem acompanhar o processo de perto e os resultados do concurso. Portanto, é uma excelente forma de trazer ainda mais vida e movimento para a escola.
Concurso de leitura na prática: passo a passo
E como realizar um concurso de leitura na escola? Quando e por onde começar? O que não dá para esquecer? Bem, reunimos dicas que vão apoiar a realização desse projeto de forma concreta. Confira!
1º passo: concepção do concurso
Para começar, é importante definir a proposta. O concurso será sobre uma temática específica? Ou vai focar em algum gênero literário? Por exemplo, pode ser um concurso sobre o tema meio ambiente ou ainda voltado ao gênero poesia.
Para definir, é bom levar em conta as afinidades dos estudantes, os temas mais atuais e que podem render grande interesse. O tema pode ser escolhido por votação ou ainda via análise do que mais está sendo debatido no chão da escola.
Paralelamente, olhar para o tempo de duração também é relevante. Concursos podem durar vários meses ou apenas um, se fizer sentido. Vale encaixar na grade da escola e entender quanto tempo a proposta precisa para ser bem executada.
2º passo: preparação da proposta
Com a duração e o tema definido, chegou a hora de detalhar ainda mais a proposta. Como o tema ou gênero será explorado? Quanto tempo será dedicado à leitura? Os participantes devem produzir algo no final? Qual será a premiação do concurso?
Lembre-se de que concursos são competições e para definir os vencedores no final, os critérios e exigências devem ser planejados previamente. Para ajudar, vale a pena escrever um regulamento do concurso de leitura na escola.
Convide educadores para participar da criação da proposta e do regulamento. Consulte principalmente os especialistas na temática escolhida ou gênero escolhido. Juntos façam a definição dos critérios e de como será a premiação.
3º passo: atividades, acervo e materiais de apoio
É nesse momento que as atividades são criadas e o acervo definido. Aposte em atividades interativas, dinâmicas, com indicações de filmes, podcasts e muitos outros conteúdos de apoio.
Escolha o acervo, uma lista de livros indicados para o concurso, que esteja relacionado à proposta, com livros bem diversos e atrativos para os leitores.
Se necessário, os educadores podem elaborar materiais de apoio sobre o assunto e gênero. Por exemplo, um guia para explicar a proposta aos estudantes, de acordo com o ano escolar, e também aos outros professores.
4º passo: divulgação do concurso
Esse passo é muito importante! Após definir a proposta, criar os materiais e organizar os detalhes, nada melhor que começar a divulgar o concurso.
Com o calendário em mãos, avalie quanto tempo poderá ser dedicado à divulgação. Convide toda a comunidade para participar, de acordo com os anos escolares para os quais o concurso literário é destinado.
Aqui valem avisos nas salas de aulas, comunicados às famílias, divulgação nas redes sociais da escola e nos canais digitais de comunicação. Ah, e não esqueça do mural!
5º passo: o começo das atividades
Tudo pronto? O concurso já pode começar!
Aproveite o início oficial do concurso na escola para mobilizar ainda mais a comunidade escolar. Isso passa por falar sobre o concurso literário e acompanhar as vivências dos participantes.
Uma boa dica é criar um mural, seja físico ou digital, para a troca de experiências e partilha entre todos durante o período de realização.
6º passo: avaliação e definição dos vencedores
Após a etapa de realização do concurso, chegou a hora de avaliar os resultados. O regulamento é o melhor amigo da equipe organizadora nessa fase.
A partir dos critérios pré-definidos, uma banca de educadores, outros membros da comunidade ou até convidados externos vai avaliar as produções dos participantes ou seus esforços de leitura para definir os vencedores.
Dedique tempo suficiente para a fase da avaliação e deixe os critérios transparentes para os participantes. Com o resultado pronto, é só divulgar os ganhadores para toda comunidade escolar.
7º passo: culminância do concurso na escola
Por mais que exista um número específico de vencedores, e isso faz parte da dinâmica de um concurso, todos os participantes são importantes. Valorize o engajamento da escola na experiência!
Que tal realizar uma culminância ao final do concurso de leitura na escola? Convide estudantes, educadores e famílias para juntos compartilharem experiências e celebrarem a dedicação de todos.
Pode ser uma mostra de trabalhos, uma palestra, uma festa e muito mais! Celebre esse momento final, parabenizando toda a comunidade!
Gestor, esperamos que sua escola possa em breve realizar um concurso de leitura ou participar dos concursos literários oferecidos pela Árvore. Para se inspirar, assista também a esse vídeo sobre como incentivar a leitura no Brasil. Até a próxima!
2º passo: preparação da proposta
Com a duração e o tema definido, chegou a hora de detalhar ainda mais a proposta. Como o tema ou gênero será explorado? Quanto tempo será dedicado à leitura? Os participantes devem produzir algo no final? Qual será a premiação do concurso?
Lembre-se de que concursos são competições e para definir os vencedores no final, os critérios e exigências devem ser planejados previamente. Para ajudar, vale a pena escrever um regulamento do concurso de leitura na escola.
Convide educadores para participar da criação da proposta e do regulamento. Consulte principalmente os especialistas na temática escolhida ou gênero escolhido. Juntos façam a definição dos critérios e de como será a premiação.
3º passo: atividades, acervo e materiais de apoio
É nesse momento que as atividades são criadas e o acervo definido. Aposte em atividades interativas, dinâmicas, com indicações de filmes, podcasts e muitos outros conteúdos de apoio.
Escolha o acervo, uma lista de livros indicados para o concurso, que esteja relacionado à proposta, com livros bem diversos e atrativos para os leitores.
Se necessário, os educadores podem elaborar materiais de apoio sobre o assunto e gênero. Por exemplo, um guia para explicar a proposta aos estudantes, de acordo com o ano escolar, e também aos outros professores.
4º passo: divulgação do concurso
Esse passo é muito importante! Após definir a proposta, criar os materiais e organizar os detalhes, nada melhor que começar a divulgar o concurso.
Com o calendário em mãos, avalie quanto tempo poderá ser dedicado à divulgação. Convide toda a comunidade para participar, de acordo com os anos escolares para os quais o concurso literário é destinado.
Aqui valem avisos nas salas de aulas, comunicados às famílias, divulgação nas redes sociais da escola e nos canais digitais de comunicação. Ah, e não esqueça do mural!
5º passo: o começo das atividades
Tudo pronto? O concurso já pode começar!
Aproveite o início oficial do concurso na escola para mobilizar ainda mais a comunidade escolar. Isso passa por falar sobre o concurso literário e acompanhar as vivências dos participantes.
Uma boa dica é criar um mural, seja físico ou digital, para a troca de experiências e partilha entre todos durante o período de realização.
6º passo: avaliação e definição dos vencedores
Após a etapa de realização do concurso, chegou a hora de avaliar os resultados. O regulamento é o melhor amigo da equipe organizadora nessa fase.
A partir dos critérios pré-definidos, uma banca de educadores, outros membros da comunidade ou até convidados externos vai avaliar as produções dos participantes ou seus esforços de leitura para definir os vencedores.
Dedique tempo suficiente para a fase da avaliação e deixe os critérios transparentes para os participantes. Com o resultado pronto, é só divulgar os ganhadores para toda comunidade escolar.
7º passo: culminância do concurso na escola
Por mais que exista um número específico de vencedores, e isso faz parte da dinâmica de um concurso, todos os participantes são importantes. Valorize o engajamento da escola na experiência!
Que tal realizar uma culminância ao final do concurso de leitura na escola? Convide estudantes, educadores e famílias para juntos compartilharem experiências e celebrarem a dedicação de todos.
Pode ser uma mostra de trabalhos, uma palestra, uma festa e muito mais! Celebre esse momento final, parabenizando toda a comunidade!
Gestor, esperamos que sua escola possa em breve realizar um concurso de leitura ou participar dos concursos literários oferecidos pela Árvore. Para se inspirar, assista também a esse vídeo sobre como incentivar a leitura no Brasil. Até a próxima!