Obs...
educacao
2 min
Investir em recursos tecnológicos é uma necessidade em todas as áreas. No ambiente escolar não é diferente, mesmo que ainda haja resistência da coordenação e dos professores quanto ao uso de dispositivos móveis dentro das escolas. A questão é saber aproveitar a tecnologia em sala de aula a favor da educação, servindo de complemento e estímulo para o processo de aprendizagem.
Encontrar meios de unir esses dois fatores é fundamental para que a escola e o aluno estejam inseridos na realidade digital, utilizando ferramentas que tragam benefícios, aumentem a sua capacidade produtiva e melhorem seu desempenho.
Confira a seguir algumas dicas de como os professores podem usar recursos tecnológicos para aproximar e motivar seus alunos.
Aulas mais dinâmicas
Não é difícil imaginar que uma rotina intensa de estudos pode ser bastante desgastante, fazendo com que os professores estejam sempre buscando maneiras de chamar a atenção dos alunos e motivá-los. Investir em infraestrutura tecnológica já é realidade na grande maioria das instituições de ensino.
Computadores, televisões e projetores são equipamentos extremamente necessários para viabilizar aulas mais dinâmicas, criativas e atraentes. Isso não quer dizer que lousas e livros devem ser abandonados, mas utilizados em conjunto com outros recursos.
Há vários aplicativos, por exemplo, que possibilitam a criação de aulas com conteúdos multimídia (textos, vídeos, áudios e imagens) e permitem, ainda, a gravação dessas aulas para que os alunos consigam acessar em outro momento.