Obs...
leitura
3 min
O distanciamento causado pela pandemia exigiu uma nova postura frente às informações e conhecimentos que nos são apresentados dentro e fora do universo virtual. Nesse contexto, a leitura se mostra como uma habilidade indispensável, e na mesma proporção, o papel da escola se apresenta como fundamental para a formação leitora dos estudantes.
Pensando em tamanho desafio, escrevemos este post para que você, professor e professora, incentive de forma fluida a leitura nas suas aulas remotas.
Dicas de como incentivar a leitura remotamente
A pandemia intensificou alguns elementos comuns ao nosso cotidiano, principalmente a livre circulação de ideias, informações e notícias. Essa liberdade de informação e expressão é um direito dos indivíduos, mas ao mesmo tempo exige enorme responsabilidade, isto é, uma postura crítica de compreender o que está sendo ativa e passivamente compartilhado.
A leitura, então, é uma habilidade fundamental para essa criticidade. E a escola, como uma das instituições basilares da sociedade ocidental, tem uma responsabilidade ainda maior, de estimular que os estudantes, para os quais contribui em suas trajetórias, sejam capazes de uma leitura reflexiva e consciente.
Desse modo, faz-se necessário novos estímulos e metodologias de aprendizado centralizando o papel da prática da leitura. Para tanto, existem diversos recursos pedagógicos que podem e devem ser usados para incentivar o estudante a continuar aprendendo nas aulas remotas. Considerando esses estímulos, separamos algumas dicas para que você saiba como incentivar a leitura na sua aula online.
1 - Explore os encontros virtuais!
Nas plataformas de vídeo chamada a leitura compartilhada pode ser muito bem explorada, podendo ser um espaço para compartilhar impressões, afinidades com a leitura e outras reflexões.
Na aula remota, o ambiente virtual pode ser um momento para que o professor faça a mediação da obra, compartilhando o contexto histórico que foi escrito, a imagem do escritor ou escritora, curiosidades sobre o autor, esses que são todos elementos que podem enriquecer o encontro virtual e aproximar o discente da leitura.