Como funciona o sistema educacional na Finlândia
Na aprendizagem experimental, como mencionamos anteriormente, as disciplinas são substituídas por tópicos multidisciplinares, denominados fenômenos. Isso significa que, na sala de aula, não serão abordados conteúdos exclusivos de uma única matéria, mas temas que envolvem várias áreas do conhecimento.
Para entender melhor como funciona o sistema educacional na Finlândia, imagine, por exemplo, a aula de História. No ensino tradicional, ela aborda apenas temas pertencentes à disciplina, ou seja, a história de:
um continente
um determinado país
revoluções e guerras, entre outras vertentes.
Por fim, um caso real, relatado à BBC, é a "aula de Smartphones". Os alunos relataram a seus professores que gostariam de pesquisar e aprender mais sobre o fenômeno dos smartphones, cada vez mais presentes e essenciais no cotidiano.
O tema, que também se aprofundou na história do desenvolvimento da telefonia, serviu para que os estudantes aprendessem conceitos das disciplinas de História, Matemática, Estatística e até mesmo Literatura, que abordou as mudanças na forma de escrever após o surgimento das mensagens de texto.
Leia também: As vantagens do uso da tecnologia na educação.
Como você pode notar, não há mais "aula de Matemática", "aula de História" ou "aula de Ciências". Neste novo sistema educacional da Finlândia, são oferecidas classes de diferentes temas, que abordam conceitos multidisciplinares.
Implementação
Naturalmente, antes de sua implantação, o novo sistema sofreu certa resistência. Afinal, a ideia de substituir as tradicionais disciplinas por fenômenos não é algo tão simples para se entender de primeira. Principalmente sendo tão conceituada, como é a educação na Finlândia. Essa resistência foi comum sobretudo entre os professores e diretores das escolas, que passaram grande parte de suas vidas se preparando e especializando para ensinar determinadas matérias.
O governo finlandês, no entanto, viu na "escola do futuro" uma mudança positiva para o ensino no país. Pensando nisso, o governo do país, desenvolveu um programa no qual, os educadores que aderissem ao método da aprendizagem experimental, receberiam incentivos, inclusive financeiros, por meio de bonificações.
Dessa forma, os docentes passaram a se identificar e a apoiar cada vez mais a nova abordagem, que hoje está presente na maior parte das escolas do país.
Como é a educação da Finlândia: 3 vantagens principais
Apesar de o antigo sistema possuir resultados acadêmicos impressionantes e eficácia comprovada nos principais rankings relacionados à educação, o novo sistema educacional da Finlândia conta com uma série de vantagens. Entre elas, estão:
1. Ensino por tópicos multidisciplinares
O ensino por fenômenos possui uma série de benefícios interessantes. O principal deles é a oportunidade de oferecer ao aluno, as habilidades das quais ele necessita para se desenvolver no século em que vivemos. Isso porque, quando pensamos nos problemas do mundo atual, é preciso proporcionar aos estudantes uma visão global, com todas as ferramentas ideais para lidar com as questões atuais.
Dessa forma, o novo sistema educacional da Finlândia entra como uma forma de preparar as crianças para um universo que envolve questões relacionadas à economia global, às crises migratórias e às tecnologias.
2. Experiência colaborativa
Integrar os estudantes na construção das temáticas abordadas é, sem dúvidas, uma vantagem interessante, pois, motiva os alunos no processo de aprendizagem. Afinal, o sistema permite aos estudantes escolherem e planejarem todo o conteúdo abordado em sala de aula, juntamente com os professores. Isso os torna cada vez mais interessados na escola, o que também melhora o desempenho dos alunos.
3. Papel do professor como mentor
No novo sistema educacional da Finlândia, pode-se dizer que o docente adquire um papel de mentor, na vida acadêmica dos alunos. Isso acontece devido à liberdade criativa e à oportunidade de desenvolver, com os estudantes, novas fórmulas de ensinar, aprender e estimular o pensamento crítico.
Leia também: “Como ministrar uma boa aula: 5 dicas para motivar o aluno”.
Como você pode perceber, o novo sistema educacional da Finlândia representa uma mudança significativa em relação ao modelo tradicional, com o qual estamos mais acostumados.
Entretanto, trata-se de uma transformação positiva, considerando suas vantagens e a capacidade de formar alunos cada vez mais preparados para o futuro. Gostou de como é a educação na Finlândia?
Quer saber mais sobre os novos modelos de ensino e aprendizagem? Sugerimos que inicie a leitura do artigo O que é a sala de aula invertida.