Obs...
professores
Professor, que tal realizar um trabalho interdisciplinar entre as áreas de língua portuguesa e ciências, com seus alunos do Ensino Fundamental II? Recentemente, o presidente americano, Donald Trump, divulgou a decisão de rompimento com o Acordo de Paris. O Acordo de Paris - maior iniciativa mundial para frear o aquecimento global - é um tratado climático, aprovado em 2015, e conta com a participação de 195 países. A decisão de rompimento por parte do governo americano é uma oportunidade interessante para disparar uma discussão sobre o conceito de aquecimento global e os impactos ambientais que esse fenômeno causa no mundo.Nesta semana, o Guten News publicou uma matéria sobre o assunto. A reportagem apresenta o compromisso dos países signatários do acordo em diminuir as emissões de gases causadores do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. O texto informa, ainda, as justificativas do presidente americano para retirar os EUA desse compromisso mundial.Leia a matéria com os alunos: https://goo.gl/rgBx6xApós a leitura e da realização dos jogos propostos na plataforma, promova um debate entre os alunos. Primeiro, organize-os em grupos: um representará o governo americano e defenderá a saída do país do Acordo, o outro defenderá a importância de se manter o compromisso firmado. Peça que os alunos tomem como base os argumentos apresentados na matéria, mas também outras leituras que podem realizar usando a internet para pesquisa. O professor de língua portuguesa pode trabalhar as marcas linguísticas que reforçam a apresentação dos argumentos.Para ampliar o repertório dos estudantes sobre o papel do Brasil nesse tratado, leia com eles o site oficial do Ministério do Meio Ambiente e entrem no link abaixo e veja as contribuições pretendidas do Brasil no Acordo!https://goo.gl/9RxTcLBoas discussões!