Obs...
educacao
3 min
Você já conhece o ChatGPT? Quer saber mais sobre essa tecnologia? Neste texto, apresentaremos a novidade e como ela pode impactar a educação.
O que é o ChatGPT?
Já imaginou escrever um texto em parceria com um robô? Ou ainda listar, com ajuda dele, temas para uma formação continuada de professores?
Isso já é realidade com o ChatGPT, novo sistema de inteligência artificial, capaz de responder às mais variadas perguntas de forma coesa e bem estruturada.
Uma versão sofisticada de “chatbot”, ele é um robô treinado para interagir como um ser humano. Pode escrever textos, resolver problemas matemáticos e até escrever poemas e letras de música.
Imagine como essa novidade está causando alvoroço! O ChatGPT é um grande modelo de linguagem, ou seja, pode prever palavras em uma conversação e consultar um vasto repertório de conteúdos disponíveis na internet.
Com base nisso, formula respostas coesas sobre os mais variados temas, relaciona informações e até realiza tarefas para as quais ainda não foi treinado. Tudo isso em questão de segundos!
Como o ChatGPT surgiu?
Apesar de apresentar algumas falhas e imprecisões, o ChatGPT é o resultado mais robusto de um trabalho de muitos anos, dedicado ao desenvolvimento de inteligências artificiais.
Para superar as falhas existentes, o ChatGPT tem capacidade de descartar respostas aparentemente incorretas e aprender com feedbacks, reagindo bem a perguntas com diferentes nuances.
Ele promete ser só o começo de uma aventura complexa dos grandes modelos de linguagem para se aproximar cada vez mais da comunicação humana.
A empresa estadunidense de inteligência artificial, OpenAI INC, com sede em São Francisco, lançou o ChatGPT no final de 2022. Desde então, a ferramenta está aberta e pode ser consultada livremente na internet.
Com o sucesso, em janeiro de 2023, a empresa já comunicou o lançamento de uma versão paga nos EUA, que promete acesso mais rápido e outras vantagens, mas afirma que a versão do pública do ChatGPT continuará disponível.
Nessa direção, outras empresas também trabalham em tecnologias parecidas e o Google, por exemplo, voltou a investir no desenvolvimento de seu próprio código e na absorção dessas novidades, também lançando sua própria plataforma. Ainda há muito para vir daí!
Bem, diante disso, a novidade tem sido uma das mais comentadas desde o final de 2022. Na educação, uma das áreas mais afetadas pelo novo chatbot, o assunto já repercutiu muito e não poderia ser diferente.
Desafios do ChatGPT na educação
O mundo educacional reagiu a essa nova tecnologia com um misto de entusiasmo e preocupação. O impacto do ChatGPT na educação é grande e tem dividido profissionais.
Como fica o aprendizado com uma ferramenta capaz de feitos inéditos, e em tempo recorde, à livre disposição dos estudantes? Quais os efeitos disso na escola e no ensino? Quais os limites éticos do uso dessa nova tecnologia?
Muitas questões têm sido levantadas. O ChatGPT ainda não é consenso no universo da educação, mas é um dos temas da vez nos mais recentes debates sobre ensino e inteligência artificial em diferentes países.
Escolas públicas de Nova York e a prestigiada universidade francesa Sciences Po (Institut d’Études Politiques), por exemplo, proibiram o seu uso, até que existam formas eficientes de regulá-lo.
Há também quem já aderiu à novidade. Foi o caso de importantes universidades australianas como a Flinders University e a University of South Australia, que permitiram o uso da ferramenta, quando comunicado pelos usuários.