Obs...
gestao-escolar
5 min
A campanha de matrícula escolar é um momento muito importante para as escolas. Afinal, é a partir dela que as vagas são preenchidas e inicia-se o planejamento do próximo ano letivo.
Mas qual é a melhor maneira de realizar a campanha de matrícula escolar? Como captar novos alunos e reter os atuais? Neste post, trazemos um pouco do panorama e dicas de como organizar a campanha de matrícula da sua escola.
O que é uma campanha de matrícula escolar?
A campanha de matrícula escolar é o momento do ano que a escola informa sobre as novas vagas para o próximo ano letivo. O objetivo é captar novos alunos para a escola e garantir a rematrícula dos alunos atuais.
Durante o período, a gestão escolar precisa dialogar com pais e alunos para manter o engajamento, avaliar o interesse e convencer na escolha pela escola ideal.
É fundamental montar um plano de ação para captação e retenção, pensando quais pontos precisam estar presentes: garantir uma boa presença digital, abrir diálogo entre os responsáveis e a instituição de ensino, passar os melhores argumentos e diferenciais da escola, etc.
Por que a campanha é importante?
A captação de alunos não é uma tarefa fácil, assim como o período de rematrícula é também desafiador. Portanto, captar a atenção das famílias e realizar o convencimento pela sua instituição de ensino precisam estar no centro das atenções da gestão escolar.
Além disso, a captação de novos alunos conta com muita competição: são diversas escolas concorrendo pelos estudantes. Mostrar os diferenciais da escola é importante nesse momento.
Como realizar uma boa campanha de matrícula escolar?
Abaixo, trazemos algumas dicas para você montar uma excelente campanha de matrícula escolar. Confira:
Mostre os valores e diferenciais da sua escola!
O primeiro passo para uma campanha de matrícula escolar de sucesso é definir quais os principais valores e diferenciais da sua escola. Afinal, a partir deles você conseguirá estruturar a narrativa da sua campanha.
Portanto, vale dar um passo atrás e realizar esse mapeamento. Sua escola possui ensino bilíngue? Tem o foco na formação de leitores? Preocupa-se com as competências socioemocionais dos seus alunos?
É importante também ressaltar quais as metodologias de ensino que sua escola utiliza. Isso porque alguns pais buscam instituições com metodologias específicas e podem encontrar a sua escola como uma das opções.