A Árvore é uma plataforma gamificada de aprendizagem que desenvolve as habilidades do século XXI nos estudantes. Mas você sabe como a plataforma funciona na prática?
Para contar como a Árvore pode potencializar o ensino da sua escola, convidamos Grégori Oldoni Pazinato, vice-diretor do Instituto Educacional Dimensão, de Colorado do Oeste (RO). Confira a entrevista!
Conhecendo aos poucos a Árvore
Para Grégori, um dos desafios da gestão escolar no início da implantação da Árvore foi vencer algumas barreiras entre os professores. “Os professores em um primeiro momento ficaram um pouco receosos quanto ao uso de "mais uma" plataforma digital”, confessa.
Porém, depois que tiveram a oportunidade de experimentar a plataforma da Árvore , essa barreira foi quebrada. Os professores puderam constatar o quanto o uso da ferramenta seria fácil.
Além disso, os educadores também constataram que a Árvore adicionaria muito ao projeto de leitura que já vinha sendo executado há anos na escola.
Formações iniciais na plataforma
Todas as escolas que se tornam parceiras da Árvore podem participar de formações para aprender mais sobre nossas plataformas.
“Depois de algumas formações com o pessoal da Árvore e de trocas de experiências entre os professores conseguimos vislumbrar as várias potencialidades do aplicativo e como ele seria uma boa ferramenta de estímulo à leitura”, conta Grégori.
O uso da Árvore pelos alunos
Grégori ressalta o quanto a receptividade dos alunos foi boa em relação ao uso da Árvore. “No início do ano os alunos foram estimulados a conhecer a plataforma, o que não foi difícil pois o método de gamificação realmente atrai a atenção dos pequenos”.
Na plataforma, os alunos têm acesso a duas ferramentas gamificadas: a Floresta, na qual eles podem trocar seus pontos por recursos para fazer uma floresta crescer, e a Liga de Leitores, o maior campeonato de leitura entre alunos do Brasil.
“Foi um sucesso toda a movimentação para a participação na Liga de Leitores, a compra de novas árvores para a floresta, o macaquinho Otto. Enfim, as crianças estão bastante empolgadas com a biblioteca da Árvore Livros”, ressalta o gestor escolar.
Resultados de sucesso com a Árvore
A escola hoje vê os seus dados de leitura disparando e comprovando o sucesso da Árvore. Nas palavras de Grégori: “como se diz: os números não mentem. É fácil perceber como a plataforma tem ajudado a estimular a leitura entre nossos alunos. Já são 365 livros lidos em menos de 2 meses, 380 horas de leitura entre os 85 alunos cadastrados na plataforma”.
Com a Árvore, é possível acompanhar os dados de leitura dos alunos através dos relatórios presentes na plataforma. O educador pode visualizar a turma como um todo e aluno por aluno
Projetos e trilhas de leitura
Grégori ressalta ainda o quanto materiais e recursos da própria plataforma estão ajudando os educadores do colégio. “A plataforma possui alguns livros com projetos de leitura prontos que se encaixaram perfeitamente com o nosso projeto geral de leitura”, explica o vice-diretor.
Na Árvore, os educadores podem utilizar projetos, trilhas de leitura e sequências didáticas prontas para aplicação em sala de aula. Tudo isso utilizando os títulos literários presentes na plataforma.
Depois da pandemia e as tecnologias educacionais
Por fim, Grégori também destaca o quanto a pandemia trouxe à tona a aceleração digital. “Esse período pandêmico nos mostrou que podemos acelerar a utilização da tecnologia, principalmente dos meios digitais através da internet, para desenvolver e aprimorar a educação de uma forma geral”, explica.
Para o gestor escolar, uma das principais vantagens dessa digitalização está na possibilidade de acompanhar números e dados importantes. “Além de prático, o uso de plataformas, como a Árvore, fornece dados importantes para o direcionamento de ações específicas, que facilitam e apoiam o trabalho da equipe docente, otimizam o tempo e ajudam no desenvolvimento de atividades pedagógicas”, conclui Grégori.
O que achou do depoimento? Que tal conhecer mais sobre a Árvore e fazer uma demonstração? Acesse o site e preencha o formulário!
Resultados de sucesso com a Árvore
A escola hoje vê os seus dados de leitura disparando e comprovando o sucesso da Árvore. Nas palavras de Grégori: “como se diz: os números não mentem. É fácil perceber como a plataforma tem ajudado a estimular a leitura entre nossos alunos. Já são 365 livros lidos em menos de 2 meses, 380 horas de leitura entre os 85 alunos cadastrados na plataforma”.
Com a Árvore, é possível acompanhar os dados de leitura dos alunos através dos relatórios presentes na plataforma. O educador pode visualizar a turma como um todo e aluno por aluno
Projetos e trilhas de leitura
Grégori ressalta ainda o quanto materiais e recursos da própria plataforma estão ajudando os educadores do colégio. “A plataforma possui alguns livros com projetos de leitura prontos que se encaixaram perfeitamente com o nosso projeto geral de leitura”, explica o vice-diretor.
Na Árvore, os educadores podem utilizar projetos, trilhas de leitura e sequências didáticas prontas para aplicação em sala de aula. Tudo isso utilizando os títulos literários presentes na plataforma.
Depois da pandemia e as tecnologias educacionais
Por fim, Grégori também destaca o quanto a pandemia trouxe à tona a aceleração digital. “Esse período pandêmico nos mostrou que podemos acelerar a utilização da tecnologia, principalmente dos meios digitais através da internet, para desenvolver e aprimorar a educação de uma forma geral”, explica.
Para o gestor escolar, uma das principais vantagens dessa digitalização está na possibilidade de acompanhar números e dados importantes. “Além de prático, o uso de plataformas, como a Árvore, fornece dados importantes para o direcionamento de ações específicas, que facilitam e apoiam o trabalho da equipe docente, otimizam o tempo e ajudam no desenvolvimento de atividades pedagógicas”, conclui Grégori.
O que achou do depoimento? Que tal conhecer mais sobre a Árvore e fazer uma demonstração? Acesse o site e preencha o formulário!